Mensagens

A mostrar mensagens de março, 2012

CAMPO MAIOR EM FESTA

Imagem

DEVANEIOS: "TESTAMENTO"

Imagem

"SÚPLICA"

Imagem
Alberga-me Mar nos teus braços dá-me o colo que a minha solidão me reclama, mima-me meu Mar de chegada, eu não mereço as incertezas das partidas! POETA EU SOU , 15/10/2010

FRANÇA: SAINT PAUL

Imagem

A IMPORTÂNCIA DA VERTENTE SOCIAL NA EUROPA

Imagem
" A União Europeia conseguiu aumentar o emprego, embora não tenha conseguido reduzir o número dos cidadãos em risco de pobreza ou exclusão social. A crise económica contribuiu para o problema, mas o facto é que a situação já antes se estava a degradar. A crise não é culpada pelo falhanço da Europa em reduzir a pobreza. O Estado Social constitui uma pedra basilar da sociedade europeia e é muito importante que a agenda Europa 2020 tenha reafirmado o compromisso de garantir protecção social a todos os que vivem e trabalham na União Europeia. É possível reduzir a pobreza sem reduzir a desigualdade, claro que sim." ANTHONY  ATKINSON Professor universitário em Oxford (Maio, 2011)

DESABAFOS : JOAQUIM JORGE, BIÓLOGO

Imagem
"A política é nobre, mas por vezes é mal frequentada. Não me sinto respeitado, sinto-me enganado. Sou totalmente a favor de greves. Preocupa-me o futuro." JOAQUIM  JORGE (TVI, 25-3-2012)

FADO : ENTRE EXTREMOS

"Atenas produziu a escultura, Roma fez o direito, Paris inventou a revolução, a Alemanha achou o misticismo. Lisboa que criou? O Fado. Fatum era um deus do Olimpo; nestes bairros é uma comédia. Tem uma orquestra de guitarras, e uma iluminação de cigarros. Está mobilada com uma enxerga. A cena final é no hospital e na enxovia. O fundo é uma mortalha!" EÇA   DE  QUEIRÓS  O fado, como sabem, foi recentemente declarado Património da Humanidade.

PORTUGAL PSD/CDS

Imagem
Enquanto o Governo de Direita se curva servilmente face a Sarkozy e a Merkel faz cair sobre a população um saque fiscal sem precedentes  - poupando as grandes empresas e afins -  a polícia agride  quem se manifestava no âmbito da Greve Geral . E também fotojornalistas em desempenho profissional. Que dirão Passos e Portas ao país, para justificar esta carga brutal em resposta ao atirar de ovos aos Bancos e cenouras a viaturas policiais?!

DIA DA POESIA :VITORINO NEMÉSIO -"CANTIGAS AO CAMPO DAS LAJES"

Imagem
A moda da gasolina Secou o trigo do chão; Fez das Lajes um terreiro, Oh que dor de coração! Ó avião da carreira, Carregadinho de bombas, Tu foste a nossa desgrácia E o espantalho das pombas! Olha a Praia de hoje em dia Com cafés de porta em porta! Vou dar o sim a um inglês, Que minha mãe nã se importa. As carrocinhas da Praia, Que andavam ao peixe e aos ovos, Agora, que tudo avoa, Só levam rapazes novos. Esses ingleses das Lajes Parecem anjos do céu, Loirinhos de gema de ovo Por debaixo do chapéu. Um amaricano que avoa Falou-me de casamento: Galinha não quer queimado Que a leve para alumento! Nalgum tempo , os amaricanos Só vinham da Calafona: Agora vão cá da terra Numas asinhas de lona! Um inglês pediu-me um beijo, Dei-lhe uma soca de milho: Querem ver que o confiado Vai dar a bença ao meu filho?! -Ouvi uma chocalhada, Di noite, em riba das telhas; Mas não era caçoada, R