Mensagens

A mostrar mensagens de junho, 2012

"POEMA SOBRE O DESASTRE DE LISBOA"(Excerto)

Imagem
Ó míseros mortais! ó terra deplorável! De todos os mortais monturo inextricável! Eterno sustentar de inútil dor também!   Filósofos que em vão gritais:"Tudo está bem"; Vinde pois, contemplai ruínas desoladas, restos, farrapos só, cinzas desventuradas, as crianças e as mães, os seus corpos em pilhas, membros ao deus-dará no mármore em estilhas desgraçados cem mil que a terra já devora, em sangue , a espedaçar-se e a palpitar embora que soterrados são, nenhum socorro atinam e em horrível tormento os tristes dias finam! Aos gritos mudos já das vozes expirando, à cena de pavor das cinzas fumegando, direis: "Efeito tal de eternas leis se colha que de um Deus livre e bom carecem de uma escolha"? Direis do amontoar que as vítimas oprime: "Deus vingou-se, e a morte os faz pagar seu crime"? As crianças que crime ou falta terão, qual?, esmagadas sangrando em seio maternal? Lisboa, que se foi, pois mais vícios

BOM FIM DE SEMANA COM Bartoli / Pavarotti

Imagem

PENSAMENTO:MIGUEL TORGA

Imagem

ESPINHELA CAÌDA

" Não é verdade, não pode ser verdade, que os salários tenham subido anos a  fio acima da produtividade com o acordo do patronato e sindicatos. Mas alguém acredita neste suicídio colectivo? Aliás, nem sequer subiram. Excepto na construção civil e na agricultura. Na minha aldeia , a espinhela caída servia para explicar doenças sem diagnóstico conhecido. O equivalente é a falta de produtividade: quando alguém não sabe o que dizer, lá vem como causa de todos os males a falta de produtividade." LUÍS CAMPOS E CUNHA (Antigo Ministro das Finanças, 7/10/2011)

PORTO

Imagem
  Saindo das Termas de S.Vicente(Pinheiro, concelho de Penafiel) seguimos para o Porto:  Depois , foi o regresso às Termas.

PASSEIO EM MONTEMOR-O-NOVO

Imagem

PROFESSOR ANTÓNIO NÓVOA ,LÚCIDO E FRONTAL

Imagem
Não deixem de ouvir e de reparar nas caras de quem detém o Poder.

"ATÉ SEMPRE"

Imagem
Perdeste a lágrima, menino? Quem afligiu a tua bola? Pega lá vida, faz o pino: Sempre o contrário nos consola. A vida é péla, rasga a vida, Que em mim, já antes papel é. Vê como a levo de vencida Desde que nele escrevo, até... Sempre, menino, até sempre! No bibe o corpo; deixa! Lava-se. E não te esqueças, chuta sempre! (Não chegou a chorar, mas preparava-se.) VITORINO   NEMÉSIO

PENSAMENTO : MÁRIO QUINTANA

Imagem

BOA SEMANA COM AUREA

Imagem

"LISBOA"

Imagem

O HORROR DAS GUERRAS, DE TODAS AS GUERRAS

              "Segunda-feira, 8 de Novembro de 1943 É aborrecido ser-se dependente da disposição de momento , aqui no anexo. De noite, deitada na cama , tenho visões terríveis.Vejo-me na prisão, sózinha, sem meu pai nem minha mãe.Por vezes ando a vaguear por qualquer parte, não sei onde, ou vejo o anexo a arder, ou eles vêm , de noite, para nos buscar. Sinto tudo isto como se fosse realidade e a ideia de que me vai acontecer alguma catástrofe não me larga." ANNE FRANK ( Junho 1929 - Março 1945) 

SANTO ANTÓNIO EM PÁDUA

Imagem
  A Basílica de Santo António em Pádua é conhecida simplesmente por "Il Santo" e objecto de enorme devoção, recebendo cinco milhões de visitantes por ano. Começou a ser construída em 1232 para receber os despojos mortais de António,frade franciscano nascido em Lisboa e falecido em 1231. É um edício imponente, que impressiona pela sua grandiosidade. Neste dia de comemoração do Santo, que melhor memória?