Mensagens

A mostrar mensagens de maio, 2013

POEMA DE EUGÉNIO ANDRADE

Imagem

PENSAMENTO : MIA COUTO

Imagem
O escritor moçambicano  foi escolhido para ser galardoado com o Prémio Camões de 2013. Acho um óptima escolha e aqui deixo os meus parabéns a Mia Couto e ao seu país.

DEVANEIOS : "TEMPO"

Imagem

POEMA: SÁ DE MIRANDA

Imagem

"CANTAR ALENTEJANO" : JOSÉ AFONSO

Imagem
Chamava-se Catarina O Alentejo a viu nascer Serranas viram-na em vida Baleizão a viu morrer Ceifeiras na manhã fria Flores na campa lhe vão pôr Ficou vermelha a campina Do sangue que então brotou Acalma o furor campina Que o teu pranto não findou Quem viu morrer Catarina Não perdoa a quem matou Aquela pomba tão branca Todos a querem p´ra si Ó Alentejo queimado Ninguém se lembra de ti Aquela andorinha negra Bate as asas p´ra voar Ó Alentejo esquecido Inda um dia hás-de cantar "Cantar Alentejano" é uma homenagem de José Afonso a Catarina Eufémia (13/2/1928 -19/5/1954,Baleizão),assassinada a pistola-metralhadora por João Tomás Carrajola, tenente da Guarda Nacional Republicana.

PENSAMENTO: CHICO BUARQUE

Imagem

"A RAÍNHA ADÚLTERA : JOANA DE PORTUGAL E O ENIGMA DA EXCELENTE SENHORA , CRÓNICA DE UMA DIFAMAÇÃO ANUNCIADA"

Imagem
"Este novo ataque à raínha por parte da poesia popular castelhana alimentar-se-ia sobretudo do ambiente cortesão «corrompido pelas seduções da raínha»,segundo as palavras de um bispo de Toledo que , três anos depois, não duvidaria em utilizar um dos seus filhos bastardos como arma de arremesso contra Dª Joana." A raínha aqui focada é Dª Joana,filha póstuma do rei português D. Duarte e de DªLeonor de Aragão; irmã de D.Afonso V; mulher de  Enrique IV de Castela, "O Impotente"; cunhada de Isabel, a Católica; mãe da Excelente Senhora, de nome Juana. A sua vida muito difícil e complicada desde a gravidez de sua mãe ( tanto pela  viuvez desta como pelas relações muito difíceis com os cunhados - particularmente D. Pedro, o das Sete Partidas )até à morte, é o tema do livro de Marsílio Cassotti. Como é sabido, Enrique de Castela foi casado pela primeira vez com Branca acabando pela anulação papal do casamento por não se ter consumado devido "a intervenç

PENSAMENTO : ROSTAND

Imagem

PREVISÃO DE A. HERZEN

Imagem
"A morte das formas contemporâneas de ordem social deveria alegrar mais a alma do que perturbá-la. O assustador, porém, é que o mundo que parte deixa atrás de si não um herdeiro, mas uma viúva grávida. Entre a morte de um e o nascimento do outro, muita água correrá, uma longa noite de trevas e desolação há-de passar" ALEXANDER HERZEN

VIAJANDO PELA EUROPA

Imagem

POEMA : VITORINO NEMÉSIO

Imagem

A GÉNESE DA CIVILIZAÇÃO DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA

Imagem

PENSAMENTO DE FÉLIX RIBEIRO

"A globalização é uma conversa entre os EUA e a Ásia. A crise enfraqueceu os EUA face ao mundo. A União Europeia já não existe. O euro é uma aventura política determinada pela reunificação alemã. É muito perigoso o mundo actual." JOSÉ FÉLIX RIBEIRO (TVI - 22/4/2013)

DIA DO TRABALHO

Imagem
Excelente Feriado !