MALTA

MALTA

sábado, 29 de junho de 2013

sexta-feira, 28 de junho de 2013

terça-feira, 25 de junho de 2013

CITAÇÃO : NICOLAU EIMÉRIC, INQUISIDOR-MOR DE ESPANHA

 
"A tortura pode ser feita não como repetição, mas como continuação.
 
O cárcere há-de ser  lôbrego, um subterrâneo onde não possa entrar nenhuma claridade, especialmente do Sol ou da Lua, há-de ser duro e áspero , para que abrevie o mais possível a vida do réu, até o fazer perecer."
 
 
                                             Nicolau Eiméric
                                (Inquisidor-Mor de Espanha,
                                                século XIV)
 

segunda-feira, 24 de junho de 2013

sábado, 22 de junho de 2013

quinta-feira, 20 de junho de 2013

LANÇAMENTO DE "JAZIGO COM VISTA PARA O MAR"


João Carlos Pereira
 
 
 
Apresentará no próximo sábado,
no Barreiro, o seu mais recente romance :
"Jazigo com Vista para o Mar"
(Prémio Florbela Espanca 2011)

 
 
Sugiro  a quem possa participar que não perca a oportunidade de estar presente e assim travar conhecimento com uma pessoa muito interessante e com escrita de alta qualidade.




ADENDA
 
João Carlos Pereira lançará "Jazigo com Vista para o Mar" na sala Pablo Neruda do Fórum Municipal de Almada, pelas 15 H de 29/6/2013.
 
 
A apresentação da obra será da responsabilidade do Dr. José Luís Vieira.

terça-feira, 18 de junho de 2013

segunda-feira, 17 de junho de 2013

sábado, 15 de junho de 2013

do estado das coisas: Um panfleto

do estado das coisas: Um panfleto: DO ESTADO DAS COISAS DA VERDADE E DA MENTIRA SOBRE O ESTADO EM QUE ESTAMOS E O QUE FAZER PARA SAIR DO IMPASSE EM QUE VIVEMOS .


Aconselho vivamente a leitura, porque apresenta alternativas  fundamentadas à situação presente .Além de desmontar as encenações com que  nos ludibriam.

quarta-feira, 12 de junho de 2013

sábado, 8 de junho de 2013

ATÉ JÁ !

É com este  belo poema do cantor catalão e a maravilhosa paisagem açoriana que vos desejo um óptimo fim de semana prolongado.
 
Abraço grande para vós.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

domingo, 2 de junho de 2013

"BEL-AMI"

"Bel-Ami" é um romance do escritor francês Guy de Maupassant (1850-1893), de que foi feita recentemente uma adaptação ao cinema - que não vi.
 
A personagem principal é Jorge Duroy, uma criatura calculista  sem nenhuma espécie de escrúpulos que , sendo de uma origem muito modesta , acaba por ascender a uma invejável posição na sociedade parisiense através de artimanhas e traições  , sem preocupações morais nem éticas .
 
Além disso, serve-se da sedução que exerce sobre o sexo feminino para abrir caminho na carreira jornalística e política, dada a enorme promiscuidade entre as duas.
 
Para Duroy só a sua própria pessoa interessa e utiliza  tanto homens como mulheres , desfazendo-se  das relações sem nenhuma espécie de remorsos logo que obtém o que pretende.
 
Além de estar bem escrito,  a sua actualidade mantém-se, por infelicidade nossa. Ao acabar de lê-lo fica-se , pelo menos eu fiquei , com um amargo de boca: lembrei-me de pessoas específicas da nossa vida pública e dos jogos de mercados que nos arruínam a vida.
 
Deixo dois excertos:
 
  » "Era um grande negócio , um complicadíssimo negócio preparado na sombra. Sorria agora, feliz da sua esperteza; exaltava-se , falando como esposa de financeiro, habituada aos jogos de Bolsa, à evolução dos valores, aos acessos de altas e baixas arruinando em duas horas de especulação  milhares de pequenos burgueses , de pequenos proprietários , que colocam as suas economias sobre fundos garantidos por nomes de  homens honrados, respeitados, políticos ou banqueiros."
 
» " Vou atirar o Governo a terra. Só isto! Já é tempo de sobra de expulsar essa tropa...Vou fazer o eco .É preciso redigi-lo com discrição. Mas há-de ser terrível para o ministro. É um homem ao mar, não há bóia que o salve. A " Vida Francesa"  já não tem interesse nenhum em poupá-lo."