Mensagens

A mostrar mensagens de janeiro, 2015

BOM FIM DE SEMANA

Imagem

OSWIECIM I - II

Imagem
O Exército Vermelho entrou há sete décadas atrás no complexo concentracionário de Auschwitz-Birkenau, situado a pouca distância da cidade polaca de Cracóvia. O que os militares descobriram foi um drama de puro horror : esqueletos vivos cobertos de farrapos sujos, com números tatuados nos braços, e vivências absolutamente pavorosas. Embora não fosse esse o seu objectivo (outros campos existiram propositadamente construídos para esse efeito) , largos milhares de pessoas ali foram gaseadas , fuziladas, enforcadas e queimadas. Prisioneiros de guerra, opositores políticos,Testemunhas-de-Jeová, judeus, polacos ( que , proporcionalmente, tiveram mais mortos do que os judeus), homossexuais,  todo o tipo de vítimas ali sofreram sevícias e torturas. Incrivelmente, nas comemorações desta data importante, a Rússia não estará presente, mas a Alemanha sim. Esta situação caricata inverte totalmente a realidade : os prisioneiros festejarão com os

VIVA A GRÉCIA !

Nas eleições gregas de ontem, venceu  o Syriza, coligação partidária de Esquerda. Não deposito grandes esperanças nos políticos, mas fiquei satisfeita  com a  resistência do povo grego às chantagens inqualificáveis feitas pela União Europeia . Esperemos que em Espanha e Portugal , saibamos dar a mesma lição à Alemanha e  lacaios como Passos e Companhia.

ISRAEL

Imagem
  Benjamin Netanahyu aceitou o convite para ir ao Congresso dos Estados Unidos da América  brevemente . Que irá  dizer esta criatura?  Fiquei petrificada quando o vi em Paris depois dos atentados que vitimaram jornalistas, civis e agentes da polícia. Descaramento não lhe falta, mas isso já vem muito de trás. Como é possível depois dos ataques brutais e violentíssimos a Gaza , arvorar-se  em defensor da liberdade e dos Direitos Humanos ?! Que o Senhor dos Exércitos, aquele deus injusto e vingativo do Velho Testamento  e único reconhecido pelo judaísmo, tenha um rasgo de luz e o divida com o primeiro-ministro israelita e lhe lembre que os palestinianos são tão semitas quanto os judeus.

IN MEMORIAM DE JESÚS

Imagem
"Las imágenes de paisajes marinos  y de otros tantos, recordando montañas y lagos, se mezclan con seres y caras recuperadas  y casi olvidadas." Jesús González Justo (17/1/2013)

POESIA - SUSANA FÉLIX

Imagem

SÉTIMO ANIVERSÁRIO !

Imagem

PERU: MISTÉRIOS DO KORICANCHA DE CUSCO

Imagem
Olhando com atenção estas fotos , alguém é capaz de acreditar sem sombra de dúvidas que as pedras do estilo imperial inca foram obra de pessoas que só dispunham de ferramentas de pedra e bronze ?! E que as construções não exigiram  um saber e uma técnica enormes, pois nem uma unha se consegue inserir nas ranhuras e não há argamassa de ligação?! Penso que mesmo aqui se consegue perceber  o corte mecânico das pedras, mas ao vivo esse facto salta aos olhos, dadas as cavidades , reentrâncias e o encaixe perfeito. A parede do Templo do Sol  que se vê atrás de mim  na primeira foto estava coberta de ouro, saqueado pelos conquistadores espanhóis . Gostaria muitissimo  de saber o que pensam sobre o tema.

BOM FIM DE SEMANA : Jean Michel Jarre - Oxygene 1976 (Full Album)

Imagem

POESIA - LORCA

Imagem

CITAÇÃO DE JAMES LOVELOCK

Imagem
" Vernadsky e Hutchinson ...apresentaram um modelo do mundo no qual a vida tinha um papel a representar...e em que a presença de uma camada estratosférica de ozono era uma condição essencial à vida na superfície.Esta ideia é aceite ...como se fosse um dado científico comprovado. É muito provável que "o frágil escudo terrestre" não passe de um mito.É evidente que a camada de ozono existe, mas é pura imaginação acreditar que a sua presença é essencial à vida. Fizeram-se muitas experiências antes de se concluir que os raios ultravioletas não constituem um método eficaz de eliminar os frágeis micróbios patogénicos das áreas hospitalares." JAMES LOVELOCK ("As Eras de Gaia")

BOM FIM DE SEMANA : Johnny Cash - Hurt

Imagem

CITAÇÃO - JORDI SAVALL

Imagem
"Se a cultura não é capaz de melhorar a vida das pessoas , não serve. A cultura em geral, a arte, têm de servir para que as pessoas possam ser melhores, para que possamos conseguir uma sociedade melhor. Tenho que falar destes políticos que dominam, despedaçam e fazem a vida impossível ao seu povo. Vivemos numa época global , mas apenas para o comércio."                                                                             JORDI SAVALL                                                                                    (12-2014)

SABEDORIA MUÇULMANA

Imagem

BEM VINDO, 2015 !

Imagem