MALTA

MALTA

domingo, 31 de maio de 2015

CITAÇÃO - LUMM QUIÑONERO

" A los asturianos vino a visitarles la abuela desde Asturias, que no podia pasar la noche en el piso, según las normas impuestas.Así que le buscaron un lugar para dormir. Un día la anciana fue a comer con ellos y se quedó sola un momento mientras la nuera bajó a comprar; cuando volvieron de la calle, la nuera y su hijo,encontraron que la anciana había desaparecido. Preguntaron y nadie daba razón.Supieron que Cañete la había sacado de la casa y nadie sabía adonde la había llevado ni qué había hecho con ella.No podían reclamar, ni denunciar, ni averiguar.

Tres meses después recibieron una carta escrita por las monjas de un hospital en Asturias, donde - según decían - aquella anciana había fallecido.

Esa era la vida y el ambiente en Las Casas del Gobernador. Una especie de tortura , de sometimiento, de control total.Los más pobres vivían a expensas de la voluntad de los miserables que tenían el poder."


                    LUMM  QUIÑONERO
             ("Nosotras que Perdimos la Paz ")

quinta-feira, 28 de maio de 2015

PORTUGAL : CONVENTO DA ARRÁBIDA





















Finalmente!!

27 de Maio de 2015!!

Após longuissimas décadas de espera logrei visitar o Convento da Arrábida, em Setúbal !!

Não consigo entender como é tão difícil e complicado visitar algo que dista pouco mais de 35-40 km de minha casa enquanto já tive a oportunidade até de entrar em monumentos situados noutros continentes.

O Convento de Nossa Senhora da Arrábida foi fundado em 1542 pelo frade franciscano Martinho de Santa Maria no seguimento da oferta da Serra da Arrábida por João de Lencastre(1501-1571), duque de Aveiro.

Os religiosos viviam muito frugalmente e totalmente isolados.

Na actualidade , o espaço pertence à Fundação Oriente e pode ser visitado de quarta-feira a domingo, com marcação prévia, e tem serviço para  actividades culturais com apoio logístico de alojamento e refeições.

Devo dizer que me decepcionou um pouco a visita, embora valendo a pena - especialmente pelos magníficos panoramas.

Simplesmente, as belas paisagens da Arrábida podem ser admiradas sem que tenhamos de subir uma inclinada rampa sob calor ou chuva após a visita.

domingo, 24 de maio de 2015

CITAÇÃO : JACQUES JAUJARD

" Há combates que não é desonroso perder, mas sim desonroso  não travar.

Quando morremos velhos, morremos como as árvores, sem folhas nem pássaros."

Jacques Jaujard



 A foto foi tirada no Egipto em 2008 

quinta-feira, 21 de maio de 2015

CITAÇÃO : ANTÓNIO NÓVOA

" É tempo de dizer não! Não à degradação da escola pública. Não à menorização dos professores. Não a um país sem futuro.

Reforçar a escola pública é criar capacidade para produzir cultura, para produzir investigação científica e tecnológica própria, para diminuir a nossa dependência.

Num país com tão grandes fragilidades, o nosso principal cimento é a escola, a escola pública, a escola pública para todos."


ANTÓNIO SAMPAIO DA NÓVOA, 3/5/2013

domingo, 17 de maio de 2015

"GÉNESIS" , EXPOSIÇÃO DE SEBASTIÃO SALGADO

17 de Maio de 2015, eu e duas amigas decidimos ir até à Cordoaria Nacional em Lisboa ver as 245 fotografias do excelente fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado reunidas sob o título "Génesis".

Técnicamente, não tenho conhecimentos suficientes para avaliar a qualidade do trabalho, embora se veja a vista desarmada que a tem e muita.

Consequentemente, só poderei transmitir o que senti.

Não é esta a primeira Exposição que vejo de Salgado. Vi há já bastantes anos uma outra sobre rostos de pessoas refugiadas e ainda sobre o Movimento dos Sem Terra no Brasil.

Devo dizer que me agradou mais do que esta. Não  pelo facto de ser a preto e branco, porque o fotógrafo utiliza exclusivamente esta opção.

Simplesmente, o dramatismo de rostos marcados pela dor, pela angústia, pelo sofrimento , assim como a pobreza e o total desvalimento dos assassinados pelos latifundiários e polícia , ressaltam em toda a sua tragédia no cru do preto e branco. 

Ora numa natureza exuberante como é a da Amazónia e a africana, perde-se por completo a riqueza e o contraste ... e isso , quanto a mim, retira impacto à fotografia.

De qualquer modo, aconselho a que se visite a Exposição, pois tem trabalhos interessantíssimos e alguns retêm-nos por largos minutos.

A Exposição estará patente até 2 de Agosto 2015, entre as  10 H - 19 H de domingo a quinta-feira, e das 10 H - 21 H sextas e sábados.

quarta-feira, 13 de maio de 2015

CITAÇÃO - ASSIS TAVARES

"Uma coisa é fazer greve em empresa do Estado, que não pune nem demite os grevistas, regra geral, especialmente quando o próprio governo dá cobertura ao movimento, enquanto é outra história quando se trata de mobilizar operários de empresas privadas. 

Chegou-se ao ponto de categorias do funcionalismo público ganharem menos que trabalhadores não qualificados, e os profissionais de nível superior do serviço público passarem  a não ter um vencimento comparável aos dos técnicos das empresas privadas."

                                              ASSIS TAVARES
                                              (Julho, 1966)


                                      

domingo, 10 de maio de 2015

CITAÇÃO - SILVA PENEDA

" É preciso muito cuidado com os modelos económicos.

Aprendi muito com os parceiros sociais, que conhecem a economia real.

Tenho uma opinião muito negativa sobre a Troika , até a nível técnico.

Para este tipo de resultados os portugueses podiam ter sofrido  menos dor."



                                                                    SILVA PENEDA
                                                                    (Abril 2015, RTP)

sexta-feira, 8 de maio de 2015

HUMOR

Um ratinho, resguardado no seu buraco, ouviu um som assustador: era o gato da casa fazendo "miau"! Claro que decidiu não sair à procura de comida.

Os "miaus" continuavam  e o pobre ratinho  sentia o estômago a dar horas..

Já dizia mal à sua vida quando, repentinamente, ouviu ...ladrar! Esperou mais um tempo  para ter a certeza e os ladridos repetiram-se. Então , pensou: " Se há um cão a ladrar por perto, o gato já foi embora e eu posso sair".

Se assim pensou, melhor o fez, e saiu.

 Ficou logo sob as patas do gato.Muito aflito, perguntou :

- Mas, afinal,  se és gato, porque ladras?

Resposta muito pronta do felino:
 - Com a globalização, quem não fala  , pelo menos, duas línguas está em desvantagem!


BOM FIM DE SEMANA !

segunda-feira, 4 de maio de 2015

"CARTA DE GUIA DE CASADOS" - D. FRANCISCO MANUEL DE MELO

Tomei conhecimento da existência desta obra  quando frequentava ainda o Liceu, mas só agora a li.

Se quero ser justa, devo reconhecer que se lê facilmente e que o autor (membro da alta nobreza portuguesa do século XVII) tem uma escrita escorreita e fluida.

Lamentavelmente , o conteúdo   é de um machismo atroz , talvez até mesmo  para a época.  Na minha opinião, o título deveria ser "Guia de Domesticação das Mulheres"!

O que Francisco Manuel de Melo defende é a anulação completa da Mulher em todos os aspectos, nem mais nem menos.

Como se sabe, o machismo ,por ser  tão mau,acaba também por prejudicar os próprios homens .

Além do mais, Melo tem uma visão racista e de classe sobre a sociedade.

 O fidalgo nunca casou nem  foi pai, que se saiba, mas tal facto não o impediu de  dar orientações não só sobre o casamento como também sobre como educar  @s filh@s. 

No entanto, tem passagens e conselhos sobre outros temas muito sensatos, convenhamos.

O próprio autor prevê a hipótese de "parecer às mulheres excessivamente rigorosa esta...doutrina" e promete uma Carta para as casadas, que nunca viu a luz do dia.

Para terem uma ideia deixo alguns excertos:

 - "O jogo em todos os estados é ruim ofício, se é ofício, quando não passe de ocupação cortesã, e que anda anexa à ociosidade dos poderosos."

- "Não se nega porém ao marido, que se possa mostrar galante com as damas e senhoras...Estas galanterias do marido não podem ser recíprocas para a mulher, que tem muito menores licenças."

- " Criou-as Deus fracas, sejam fracas; oxalá façam o que são obrigadas, não lhes quero pedir mais que sua obrigação."

-"Nos cuidados e empregos dos homens  não se metam as mulheres, fiadas  em que também têm como nós entendimento, e em que a alma não é macho nem fêmea , como alguma em seu favor alegava."

sexta-feira, 1 de maio de 2015