MALTA

MALTA

domingo, 20 de março de 2016

BRASIL EM EBULIÇÃO

 Estou preocupada com aquilo que se está passando no Brasil.

Sim, eu sei perfeitamente que o inverso não é verdadeiro, ou seja, o Brasil não se preocupa minimamente com nada  relativamente ao nosso quotidiano.

No entanto, para lá da corrupção, cujos tentáculos parece apanharem toda a classe política da Direita à Esquerda,  a Magistratura também dá todas as indicações de  se encontrar contaminada por algum tipo de comportamento totalmente desadequado.

Para piorar a situação, a manipulação da sociedade pela comunicação social é notória.

Nas manifestações nota-se claramente a clivagem social entre a população e isso só me faz lembrar quanto se passou no Chile, onde a CIA patrocinou o golpe militar causador do derrube do democraticamente eleito Salvador Allende em 11 de Março , abrindo assim caminho para a ditadura de uma feroz crueldade sob Pinochet.

Dilma Rousseff e Lula da Silva suicidaram-se com esta nomeação totalmente descabida para o Governo do antigo Presidente da Reública, pelo contexto notório de fuga à Justiça deste.

O facto não apaga , no entanto,  a mesquinhez e a baixeza do juiz que divulgou gravações de conversas entre os suspeitos e que ordenou escutas aos advogado de defesa dos mesmos.

E para cúmulo de todos os espantos , podem  ver-se vários cartazes pedindo intervenção militar!!!

Depois de anos de uma ditadura militar duríssima , com práticas de tortura e desaparecimento físico de centenas e centenas de pessoas, como é possível vir para a rua ou seja para onde for, querer o regresso da supressão da liberdade e de todos os direitos?!

Realmente , a América Latina está de novo em perigo e em risco de se tornar outra vez no quintal dos EUA.

Esperemos não haver nada de muito dramático no futuro.

quinta-feira, 17 de março de 2016

terça-feira, 15 de março de 2016

CITAÇÃO - UMBERTO ECO

" O PÚBLICO LÊ AS  MENSAGENS  DE FORMA DIFERENTE DA QUE SÃO ESCRITAS "

UMBERTO ECO

domingo, 13 de março de 2016

quinta-feira, 10 de março de 2016

EXPOSIÇÃO "O REGRESSO DAS BANDEIRAS "










Sou de Esquerda assumidamente, como quem me dá o gosto da sua companhia nos meus espaços sabe  desde sempre.

Também é conhecido que não possuo filiação partidária, porque penso pela minha própria cabeça e não tenho pachorra nem cintura para jogos e actividades afins.

Vivo desde os sete anos no Barreiro e conheço muitissimo bem a terrível realidade das condições de trabalho aqui existentes. Aliás, como sei o tratamento  desumano  que quem trabalhava no campo recebia dos grandes latifundiários alentejanos. 

Só depois de 25 de Abril  de 1974, se reconheceram a dignidade do trabalho e os direitos de quem trabalhava.

Não surpreende , portanto, que o Partido Comunista Português (PCP)  tenha ainda hoje uma forte presença em todas as zonas operárias.

Podemos não nos encontrar na sua linha ideológica como eu não me encontro, mas não podemos , por uma questão de justiça, esquecer  a luta e o sofrimento que os seus e as suas militantes e simpatizantes suportaram durante toda a ditadura salazarista .

Por essa razão, trago aqui a Exposição sobre  a actividade clandestina levada a efeito por elementos comunistas na madrugada de 28/2/1935 em que panfletos com reivindicações laborais foram colados nas paredes e  bandeiras com a foice e o martelo  foram colocadas em vários locais da então vila do Barreiro.

A hasteada por Acácio José da Costa na chaminé das oficinas da CP permaneceu lá durante oito dias e valeu  a este Homem a deportação para o campo de concentração do Tarrafal (Cabo Verde) durante oito anos, após cumprimento de ano e meio de prisão em Portugal.

Por essa luta e por tudo quanto significou , expresso o meu respeito e a minha gratidão a todas as pessoas que resistiram e não se vergaram perante a brutalidade do Estado Novo.

terça-feira, 8 de março de 2016

DIA DA MULHER 2016



O Dia Internacional da Mulher nasce em 1910,  na sequência do hediondo assassinato de cerca de centro e trinta mulheres em 8 de Março de 1857.

Estas mulheres estavam em greve por melhores condições de trabalho e foram trancadas na fábrica de tecelagem onde laboravam , morrendo carbonizadas.

Lamentavelmente, muitas pessoas - bastantes delas , mulheres  - não respeitam a memória de quem lutou até à morte para que a igualdade entre os dois sexos avançasse.

A minha gratidão e a minha homenagem aqui ficam para estas Mulheres.

quarta-feira, 2 de março de 2016

CITAÇÃO - JEAN RETZ



"  O clero , que dá sempre o exemplo do servilismo, prega-o aos outros sob o título de obediência"


Jean   Retz