TRUMP : GOLPE DE ESTADO!

 Sempre considerei a sociedade estado-unidense patológica e desequilibrada. Tive  a cabal confirmação quando Donald Trump foi eleito presidente.

Nunca entendi como pode ser democrático um sistema político em que o candidato com mais votos da população não ocupa o cargo, mas sim o derrotado com milhões de votos a menos. Como aconteceu com Hilary Clinton e Al Gore.

Por esse motivo, além de outros, sempre me indignou e enfureceu a exportação de "democracia" à bomba e a intervenção mais recente na Venezuela (embora Nicolás Maduro seja o que é ).

Porém, reconheço nunca ter imaginado um golpe de estado nazi promovido pelo próprio Presidente. Porque é isso que está acontecendo enquanto escrevo, nos EUA, com a invasão do Capitólio por manifestantes armados , que interromperam os trabalhos e impediram a confirmação de Joe Biden, legalmente eleito.

Toda a escumalha racista, machista, xenófoba, nacionalista, encontra em Trump a alma gémea e receio muito o futuro daquele país e oxalá tudo aquilo não descambe em guerra civil ou coisa semelhante.

Trump é uma criatura sem principios, sem moral , sem nada nem de  digno nem de bom. Aliás, como se comprova pela total indiferença pelos milhares de mortes causadas pela pandemia. 

E onde estavam as forças da ordem que reprimiram brutalmente as manifestações pacíficas contra o racismo e contra o assassinato a frio de George Floyd por um polícia ? Creio que se os invasores do Capitólio fossem negros teriam sido massacrados , o que me leva a suspeitar que lá  como cá as autoridades estão infiltradas pela extrema-direita.

Na camisa de um dos invasores está estampado "Campo de Auschwitz"  e isso mostra quem são os apoiantes de Trump : nazis !

Para onde se encaminha a Humanidade?





Comentários

  1. Gente enferma mental obedeciendo a un loco peligroso.
    Y votándole.

    Besos.

    ResponderEliminar
  2. Sempre esperei que ele o tentasse fazer... e será uma aposta ganha, se pensarmos que Jair irá tentar o mesmo... um bebe os ensinamentos do outro... mas o radicalismo, está a despontar por todo o lado.
    Com esta situação da pandemia, até tremo, pensando nos níveis de abstenção, para as nossas eleições, dia 24...
    Beijinhos! Bom fim de semana!
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A extrema-direita está em crescendo no mundo, infelizmente tem razão.

      E também receio muito o que se possa passar em Portugal, por causa da abstenção e de o PSD ter feito um Acordo com o Chega nos Açores. E Ventura é igual a Trump, a diferença é só de escala.

      Gostaria de ouvir a opinião de quem tudo relativiza e usa todos os golpes contra a Esquerda.

      Também creio que Bolsonaro será capaz de um golpe. Trump certamente terá que ser arrastado da Casa Branca tal como se vê nos cartoons...


      Ana, grande abraço, com votos de bom resto de semana

      Eliminar
  3. Que coisa, um bando de loucos! Foi terrível e apavorante o que ontem vimos!
    E, como Ana, penso que o nosso aqui fará o mesmo. Não tem opinião própria, vai de maria com as outras! Segue apenas e teima.O povo se rale!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, Bolsonaro é um imitador de Trump , infelizmente.Porém, nunca escondeu o que pensa: quem votou nele , sabia perfeitamente que defende a tortura, que não respeita quem quer que seja, que é machista, homofóbico , racista!

      Os EUA estão em risco sério de deflagrar um guerra civil, receio.

      Abraço de óptimo 2021, minha amiga

      Eliminar
  4. Esqueci... Aqui vão os beijos, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida , agradecidos e ternamente retribuidos. :)

      Eliminar
  5. O discurso de Trump incentivou diretamente a invasão do Capitólio. Pensando bem, este triste acontecimento era previsível, porque pessoas com a personalidade de Trump mobilizam facilmente uns milhares de pessoas crédulas. Estou em crer que se ele dissesse que alguns dos manifestantes se deviam imolar pelo fogo em frente ao Capitólio, algumas dezenas o fariam. Ou seja, ele é um populista com um perfil de ditador.
    Mas todo este jogo sujo de Trump acaba por ser uma lição para o mundo e, por isso, deverá ter um efeito positivo.
    Continuação de boa semana, querida amiga São.
    Beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oxalá tenhas razão e que, ao contrário do que receio, o mundo aprenda a lição e não vote em criaturas impreparadas e insanas.

      Era impossível que estes quatro anos acabassem bem, mas nunca me passou pela cabeça um acto de terrrorismo, como bem diz Biden.

      Meu querido Jaime, beijinho de bom final de semana.

      Eliminar
  6. Pence está a ser pressionado para fazer uso dos seus poderes, destituir Trump e tomar o seu lugar.
    Se não o fizer vai ser o Congresso que vai caminhar para a destituição.
    A segunda.
    Grunhos!!!!
    Bfds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E há tempo para tudo isso ?

      A primeira foi vergonhosa... e Trump não é o exclusivo culpado desta situação: houve demasiada gente do Partido Republicano a apoiar os seus atropelos e desmandos!!

      Pior do que grunhos, Pedro, acumulam com a falta de decência.

      Bom fim de semana também para si , graças.

      Eliminar
  7. Que esto sirva de lección a los que piensan que no hay que tomar en serio a este tipo de personas.
    Un beso, querida amiga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ojalá, Pedro, ojalá...pero tengo deudas

      Beso, bon fim de semana

      Eliminar
  8. Um bando de loucos à solta comandados por um louco ao mais alto nível!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma criatura pérfida e cínica que depois de instigar o assalto , onde morreram pessoas, vem agora criticar e ameaçar quem lhe obedeceu . Pode ser que assim consigam percever quem estão a apoiar!!

      Bom resto de fim de semana e semana agradãvel.

      Beijinho :)

      Eliminar
  9. A América é um estranho mundo e o Trump uma figura que não gosto!... Esperemos que se a América (e o mundo) melhorem!!! 💖

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ESpeermos , mas os sinais não me parecem prometedores.Até em Portugal apareceu uma criatura de extrema-direita , infelizmente.

      Beijinho, boa semana

      Eliminar
  10. Boa tarde São, tenho quase certeza que depois do dia 20 ele vai para a cadeia. Bom final de semana.

    ResponderEliminar
  11. Já durante a Campanha Eleitoral e, mais visível, depois da sua Eleição, o trajecto do indivíduo Trump apontava para o descaminho do senso comum.
    Afinal, isto (ainda não) é o culminar duma Era. Vamos esperar para ver?

    Beijo
    SOL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. SEm dúvida.E mais lamentável ainda é obter a aprovação de setenta milhões de criaturas...

      Boa semana e um abraço

      Eliminar
  12. Partilho inteiramente da sua opinião, querida amiga.
    Bom domingo. Beijinhos.
    ~~~~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico contente por estarmos em sintonia, amiga


      Beijinho e semana boa :)

      Eliminar
  13. Sem dúvida, estamos em tempos muito descompensados do legítimo uso da democracia no mundo, e não é só na América.
    Cada vez mais, vimos variadas manifestações, em prol de uma verdade, que nem sempre nos
    transporta para uma democracia, mas sim para uma insanidade oportunista, que infelizmente, grangeia votos em muitas fações das populações, talvez mais jovens e crédulas, ou não.
    Beijinhos amiga, e boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo. Infelizmente, a extrema-direita está em crescendo.

      Para mim, a Esquerda não está isenta de responsabilidade por tal facto. Cometeu uma série de erros e deixou impunes demasiadas fraudes.

      Até aqui em Portugal, o fenómeno chegou ...esperemos que lhe saibamos fazer frente.

      Com afecto lhe desejo boa semana :)

      Eliminar
  14. SÃO,

    na maioria dos Estados Nacionais em todo mundo, sempre houve a submissão consensada de aceitação a um acordo tácito e institucional vigente de que os Estados Nacionais são maiores, mais poderosos e muito mais longevos do que as passagens circunstanciais de presidentes da republicas que representam a nação e que nas democracias são eleitas pelo voto popular. Essa obrigatoriedade de aceitação a este acordo tácito imposto aos eleitos tem uma nome: PROTOCOLOS DO PODER.
    O protocolo do poder é como se instrumentaliza e se organiza o ESTADO NACIONAL sem o qual a vontade popular ao eleger seus representantes não se garantiriam. Todo presidente eleito - para nos atermos apenas a esses, aqui nesse comentário- sabe que existem os cerimoniais cívicos desde o respeito a bandeira, passando pelos hinos nacionais e principalmente à CONSTITUIÇÃO que dita o ordenamento jurídico através de todas as instancias das suas cortes e que impõem em nome do ESTADO NACIONAL os limites da atuação presidencial. É a salvaguarda dos ESTADOS NACIONAIS, além das suas forças armadas e são garantidos pelos seus hábitos ,costumes e tradições institucionalizadas, ou seja sua cultura. Se um presidente da republica tenta mudar o Hino Nacional vai dar uma revolução do cacete, se ele quiser mudar as cores da bandeira do seu país, anular a que existe e propor outra ,virão mais revoluções do cacete pela frente, se tenta bagunçar o que está definido nas CONSTITUIÇÕES DOS ESTADOS NACIONAIS pode ser até deposto a não ser que por um consenso se estabeleça na nação quando a necessidade desse fato. Na maioria dos casos isso exige referendo, plebiscito entre outros mecanismos impostos pela tutela organizacional que formatam os ESTADOS NACIONAIS sobre a eventualidade de mandatos de políticos nesses incluso o da presidência da republica. Esse conjunto de "mores" aqui compreendidos como uma rede de ações cujo desrespeito ferem de morte os princípios políticos dos ESTADOS NACIONAIS , aqui lembro as Catilinárias de Cicero: Oh, tempos , oh modos"! Esse incontável numero de exigências a que um presidente da republica dede submissão compõem-se do :PROTOCOLOS DO PODER". Eles existem não para cercear os presidentes das republicas mas sim, para protegê-los e principalmente evitarem que arroubos de nazistas tresloucados, fascistas imbecis ou terroristas canalhas, tentem subverterem a ordem edificada do ESTADO NACIONAL tentando bagunçar e esculhambar a ordem vigente. Nas democracias ocidentais em geral, essas ações partem de grupelhos sexualmente insatisfeitos diria Freud ou recalcados pela própria natureza (não quero aqui generalizar),porém quando um Presidente da Republica apoia e dá respaldo a esses movimentos ele é o único responsável pela quebra imperdoável dos PROTOCOLOS DO PODER e a defesa do ESTADO NACIONAL em nome dos quais jurou fidelidade e defender em juramento no dia da posse.
    Trump esqueceu desse juramente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gratissima pelo excelente comentário,

      Realmente Trump fez o oposto do que deveria ter feito , pelo que nem deveria ser permitida a sua recandidatura já anunciada.

      Desejo-lhe boa semana.

      Eliminar
  15. Totalmente de acordo com o que diz! Custa a crer que uma coisa destas tenha acontecido. E vamos ver se até à tomada de posse do novo presidente não acontece mais nada. Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Devem estar preparando alguma coisa , certamente.

      No entanto, ainda me preocupa mais o futuro a médio e longo prazo, porque a cloaca que a criatura abriu vai demorar a fechar , principalmente se lhe for possível candidatar-se de novo.

      Beijinho , boa semana

      Eliminar
  16. Concordo com tudo que dizes, São, e confesso-te: preocupa-me muito ver que, aqui no Brasil, temos alguém não muito diferente! :( Meu abraço, amiga; boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Compreendo a tua preocupação, pois , pelo que aqui nos chega, Bolsonaro é um imitador de Trump e nenhum dos dois presta, infelizmente.

      Swami, abraço e tudo de bom.

      Eliminar
  17. Eu concordo com quase tudo que fala aqui... Mas, você acha que somos muito diferentes em Europa, dos americanos? Eu não.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bienvenido!

      A diferença maior é que nós temos História e os EUA não.

      Infelizmente, parece-me que estamos a ficar demasiado semelhantes, principalmente porque a extrema-direita está em crescendo.

      Besos.

      Eliminar

Enviar um comentário

Grata pela vinda!

Não saia sem comentar: a sua opinião importa
(-me).

E volte, em paz...

Mensagens populares deste blogue

CITAÇÃO - ÉSQUILO