UTOYA (NORUEGA), 22 /7/2011


 Completam-se hoje doze anos sobre o massacre levado a cabo por Anders B. Breivik, militante da extrema-direita, no ilhéu norueguês de Utoya , após ter feito deflagrar uma bomba em Oslo, que vitimou oito pessoas.

Assassinou a sangue-frio, disfarçado de polícia,  setenta e sete jovens  dos setecentos participantes do acampamento político do Partido Trabalhista .

Condenado em tribunal, por se provar não ter nenhuma perturbação nem mental nem psicológica , ainda se deu ao luxo de apresentar queixa pelas condições da prisão.

Lamentavelmente, a ideologia de que se reclamava  tem subido muito em todo o Ocidente.

Existem vários motivos para essa ascensão : alargamento das desigualdades sociais, erros crassos dos Governos, falta de aprofundamento da Esquerda sobre as razões dos protestos e da violência das manifestações, ignorância das populações acerca dos programas dos Partidos extremistas, o facto de a maioria esmagadora das pessoas nunca  ter vivido em ditadura.

Estou realmente preocupada com o futuro. 

Comentários

  1. Bom dia, São
    Foi uma tragédia sem nome, perpetrado por um indivíduo
    que, segundo consta, sabia muito bem o que fazia.
    A reflexão que faz no fim tem razão de ser. O mundo caminha
    sem travão rumo à sua própria destruição.
    Também eu estou muito preocupada com tudo o que está
    a acontecer.
    Bom fim de semana, minha amiga.
    Beijinhos
    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem vinda, minha amiga!

      Pelo que me é dado ver nas minhas viagens, já existiu neste nosso planeta um conhecimento muitissimo superior ao que temos actualmente.

      Uma corrente de historiadores afirma ter havido influência de extraterrestres nesse facto : é uma hipótese entre outras , não a repudio.

      O que é verdade e indesmentível são as provas desse conhecimento e que, por razões ignoradas por nós, desapareceu.

      Infelizmente, é esse mesmo caminho de perdição que a Humanidade está repetindo.

      Caloroso abraço e excelente semana, querida Olinda.

      Eliminar
  2. Triste fato ocorrido e tua preocupação válida ! Lindo fds! beijos,chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta criatura deveria ficar em prisão perpétua e só porque sou frontalmente contra a pena de morte seja qual for o crime.

      As gerações mais novas vão ter que enfrentar coisas muito desagradáveis, infelizmente.

      Beijinho, Chica, bom domingo

      Eliminar
  3. Mi muy querida amiga Sao.

    esos dementes como el tal Anders B. Breivik, merecen el rechazo total de la humanidad.

    Te dejo un gran abarzo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Totalmente, meu querido amigo.

      Estes mentecaptos não merecem nenhuma consideração seja de que espécie for.

      Fuerte abrazo, tudo de bom, estimado Ricardo.

      Eliminar
  4. El futuro que se intuye es estremecedor.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estamos caminhando para a extinção de novo.

      Besos e que hoje a Espanha não avance no caminho para esse futuro.

      Eliminar
  5. Há razão para essa preocupação, amiga! A violência, que beira a insanidade, é comum, nos extremistas! :( Lutemos contra, sempre! Meu abraço, amiga; boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O fanatismo é algo que não compreendo e me assusta.

      E, concordo totalmente, temos de lutar contra os extremistas de todas as áreas!

      Te abraço com estima. Boa semana :)

      Eliminar
  6. Recordo-me bem desta tragédia. Que foi bem badalada na comunicação social.
    Infelizmente, é um problema dos nossos tempos.
    A intolerância e o fanatismo, que larva intensamente nas nossas sociedades, e que leva a tragédias como esta.
    Deixo os meus votos de uma feliz semana, com muita saúde e paz.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo contigo.

      Mais grave ainda é que a competição e a falta de solidariedade estão a ser implementadas desde a infância através dos concursos de canções e cozinha para crianças .

      O futuro não é animador, não.

      Te abraço com amizade , meu amigo, bons sonhos

      Eliminar
  7. Vi una película sobre este suceso, Y definitivamente el apasioanamiento político, es peor que el fanatismo reliogioso, aunque en el fondo ambos son vesánicos. Un abrazo. Carlos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, porque actualmente já não existem cruzadas...

      Os fanatismos são um perigo, sempre.

      Abrazo

      Eliminar
  8. Ninguém pode ter a veleidade de pensar que, por si só, resolve o que que rque seja na sociedade em que vivemos e muito menos com recurso a esta extremada forma de violência.
    Tudo não passou afinal de uma matança de inocentes sem que daí tenha resultado o que quer que seja relativamente à resolução de problemas e ao progresso social.
    Absolutamente aterrador.
    Abraço solidário.
    Juvenal Nunes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se me permite , coloco a minha assinatura por baixo do seu certeiro comentário.

      Grato abraço.

      Eliminar
  9. Respostas
    1. Uma massacre horrível e de uma cobardia enorme .


      Boa noite e abraço ,.

      Eliminar
  10. Olá São,

    Está você e estou eu. Não existe lógica por detrás de este tipo de ataques. Pergunto-me até se este tipo de pessoas são humanas. Enfim...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem vindo!

      Não existe mesmo lógica, só existe maldade e cegueira.

      Se são humanas ? Duvido muito!

      E assim vamos...

      Eliminar
  11. Identifico-me completamente com a sua preocupação, São... e não vejo a nova geração, senão com simpatias pelas novas tendências radicais, que prometem resultados rápidos e milagrosos... dividir para reinar... continua a resultar! Mais um aprendiz de Trump eleito na América do Sul... é o mundo que temos... e o original, ainda há-de governar da cela... pelo andar da carruagem...
    Beijinhos!
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois , também receio isso : que Trump , mesmo preso, seja Presidente. Se tal absurdo acontecer , deve-se ao desequilibrio total da sociedade estado-unidense,cuja insanidade é notória para quem sabe um pouco do que lá se passa.

      Abraço, Ana, as melhoras de sua mãe.

      Eliminar

Enviar um comentário

Grata pela vinda!

Não saia sem comentar: a sua opinião importa
(-me).

E volte, em paz...

Mensagens populares deste blogue

CITAÇÃO - ÉSQUILO

NAUFRÁGIOS