ISABEL II DE INGLATERRA : JUBILEU DE PLATINA
A Rainha Isabel de Inglaterra tem noventa e seis anos e está no trono há setenta, menos dois dos que eu tenho de vida, e não tem nenhuma intenção de abicar e assim entregar o Poder a Carlos, seu primogénito e herdeiro da coroa, pobre rei adiado e que provavelmente nem o chegará a ser.
Porém, pergunto-me : qual o sentido da monarquia nos tempos actuais ? Sinceramente não vejo nenhum! É tão só um símbolo . Aliás, como se viu claramente no desfile de pompa e circunstância de comemoração do acontecimento em que num coche dourado Isabel foi substituída por um holograma de quando jovem .
Considero absolutamente absurda tal situação , que parece saída de um filme de terceira categoria. Como é possível ?!
Se analisarmos a prestação das Casas reais em toda a Europa não existem grandes motivos de orgulho e , no fim, a utilidade não é nenhuma , pois , felizmente, a monarquia absoluta já não existe e o Poder de decidir está nas mãos de Governos livremente eleitos pelos povos.
Espanta-me como ainda há quem seja a favor de uma instituição nitidamente ultrapassada . E nem sequer é uma questão ideológica , é somente uma questão de senso comum!
Uma rainha é sempre uma rainha
ResponderEliminarBoa semana
Pois sim, mas é obsoleta.
EliminarPara o Francisco , bom resto de semana :)
Não sei que dizer... Gostei de ler! :)
ResponderEliminar.
Rodeada de sonhos impossíveis ...
Beijos. Votos de uma boa tarde
De qualquer modo, grato abraço pela presença, Ci!
Eliminar:)
Muy interesante, te mando un beso.
ResponderEliminarGracias !
EliminarBeso
Genial por la reina te mando un beso.
ResponderEliminarPara Isabel , sim, sem dúvida, mas pobre do filho...
EliminarTe abraço
Monarquias constitucionais que ainda persistem na Europa.
ResponderEliminarA Rainha é acima de tudo um símbolo de estabilidade.
Nada mais que isso.
Mas se nem a estabilidade consegue assegurar...
EliminarWonderful and Lovely Post dear! xoxo
ResponderEliminarAllurerage
Thetrendybride
Graças :)
EliminarConcordo com a minha amiga a monarquia nos dias de hoje já não fazem muito sentido e por vezes até se tornam embaraçosas.
ResponderEliminarUm abraço e continuação de uma boa semana.
Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
O prazer dos livros
Concordo : veja-se o que se passa em Espanha, na Noruega , na própria Inglaterra....
EliminarAbraço, boa noite :)
Um rei é sempre menos quezilento do que um presidente. (. ❛ ᴗ ❛.)
ResponderEliminarAbraço
Tem menos poder... :)
EliminarAbraço
A mí también me sorprende.
ResponderEliminarEn fin.. hay gente para todo.
Besos.
Verdade: há gente com cada gosto...
EliminarBeso, amigo mio :)
vivimos en un mundo convulso donde todo esta al reves y peor se pondrá los faustos de la reina Isabel no van con la actualidad los ingleses la adoran y eso es un hecho pues adelante y que viva muhos más... ,Sao un placer leerte ,feliz fin de semana y una rosa blanca con abrazo para ti . jr.
ResponderEliminarBienvenido, José!
EliminarSi, que viva mucho más .
Só que a monarquia é completamente anacrónica.
Infelizmente, o mundo irá piorar, sem dúvida.
Muchas gracias y abrazo .
Boa tarde São
ResponderEliminarconcordo com o teor do texto.
tenha uma tarde boa e cheia de harmonia.
um beijo
:)
Bem vinda, Piedade!
EliminarFico contente por estarmos em sintonia.
Bom final de semana e um abraço :)
No caso Britânico... a Rainha... e todos os seus palácios, parques e souvenirs, são uma fonte de constante riqueza para o Reino... que nem por isso, é assim tão unido quanto isso! E como a São muito bem diz... é um símbolo de União... quando as políticas da casa e da UE dividem... Inglaterra, Escócia, Gales e Irlanda...
ResponderEliminarE depois durante a Segunda Guerra... ela esteve sempre lá... debaixo de fogo... mais uma vez dando o exemplo de que não fugiria, e motivando as tropas, com símbolo de resistência europeu, mais do que somente britânico, na época... e até morrer... continua de pedra e cal no seu posto... nem que seja com a ajuda de uma bengalita... num palácio mais acima ou mais abaixo... mas que continuam a atrair turistas, como nenhum outro motivo, o faria tão bem! Jurou servir até ao fim... e num mundo sem palavra... ela está a cumprir a dela... com mais ou menos valia... isso não discuto!
Fizeram-se as contas por lá, em Inglaterra, na altura do Jubileu... a família real, custa a cada britânico euro e meio, POR ANO... deduzindo, tudo o que o movimento turístico gera... por isso, nem que seja como atracção turística, num reino desunido... a família real, com o seu simbolismo... e casos familiares... vai gerando curiosidade mundial... e muitas, muitas libras, ao Bóris... e a outros que se lhe seguirão! Mais polémica seria a família real Espanhola, por motivos fiscais... Não se conhecem grandes broncas fiscais à Isabelita, que até entendeu começar a pagar impostos, desde há bastantes anos, por iniciativa própria na altura, antes que um qualquer governo interno lhe pedisse... provando... que tinha visão de futuro e de realidade social... e não anda assim tão distraída debaixo dos seus vestidos e chapelitos coloridos...
Continua a ser um símbolo... e bastante rentável... a família real! Vamos a ver se filho/neto/bisneto estarão à mesma altura dela... pois em 70 anos... muita coisa mudou pelo mundo... e ela esteve sempre lá... como um verdadeiro rochedo, á prova de todos os desafios e circunstâncias...
Tenho a dizer que nem sou mesmo nada defensora de qualquer monarquia... mas acho que esta Rainha... atingiu um estatuto tão único e especial... que nem nenhuma outra Casa Real, chega ou chegará à altura de... nenhum dos seus Corgis, sequer... na minha opinião, claro!... :-))
Beijinhos!
Ana
Estamos de acordo : Isabel foi ,é e será fiel ao cargo que tem - e que , convenhamos, não é precisamente fácil.
ResponderEliminarQuando levanto a questão , é a nível de instituição, porque , como diz bem, veremos se quem lhe suceder estará à altura da função e eu duvido muito que esteja .Aliás, como duvido em qualquer monarquia das que ainda existem.
Como fonte de receitas e símbolo, tudo bem, mas nada mais ,porque realmente o Reino Unido tem muito pouco de unido e com a saída da União Europeia tudo piorou...
Agradeço o comentário, interessante como sempre.
Beijinho e boa semana :)