CITAÇÃO : ALAIN DE BOTTON ( "O ÓDIO A SI MESMO")

 





"As crianças não têm alternativas práticas ou psicológicas a tentarem agradar a quem as rejeita. Naturalmente, atribuem a si mesmas a culpa dos maus-tratos que sofrem...


A verdade é bem mais dolorosa: nós somos, sim, <<os mal-amados>> que se esforçam desalmadamente para tentar ganhar legitimidade aos nossos próprios olhos.


É indispensável que cheguemos a uma conclusão desanimadora, mas libertadora: aqueles que exigem ser impressionados pela sua própria prole não merecem ser impressionados."





Comentários

  1. São,
    É bom poder
    refletir sobre essa perpectiva.
    Obrigada por nos
    permitir essa oportunidade.
    Bjins
    CatiahoAlc.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Principalmente, por quem sofreu rejeição parental...

      Abraço amigo, bom fim de semana :)

      Eliminar
  2. No conocía esta cita.
    Muy interesante.

    Besos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Interessante e totalmente correcta.

      Quem , como eu, sofreu rejeição parental (materna, no meu caso) sabe o sofrimento terrível que isso causa.

      Besos, amigo mio.

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Muito para reflectir, sim, porque a rejeição da parte de quem nos deveria amar é muito dolorosa.

      Beijinho, bom fim de semana.

      Eliminar
  4. É inquestionável o pensamento expresso.
    A responsabilidade dos adultos para com os seus educando é ilimitada.
    Abraço de amizade, São.
    Juvenal Nunes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida.

      E quando falham no amor , é imperdoável!!!

      Abraço com estima, meu amigo.

      Eliminar
  5. Pensamento reflexivo e lindas tuas fotos!

    beijos praianos, tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todas as pessoas deveriam reflectir no mal que a falta de amor provoca nas pessoas, especialmente nas crianças que são rejeitadas.

      Grato abraço , tudo de bom .

      Eliminar
  6. São, voltei pois lembre que é teu niver! Parabéns, feliciades! beijos praianos,chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico muito grata pela tua gentileza... e penso que consegues imaginar a razão da escolha da citação e das fotos.

      Forte abraço, boa semana .

      Eliminar
  7. Sem dúvida alguma, amiga São. As crianças são sempre impiedosamente as vítimas de maus tratos e abandono.
    Excelente partilha.
    Votos de um bom fim de semana, com muita saúde e paz.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E os maus tratos são de vários géneros, sendo a rejeição uma doa piores.

      Sei do que falo, infelizmente, pois a senhora que me pariu nunca me aceitou, já que eu não era o rapaz que ela quis.

      Abraço, meu amigo, bom resto de domingo.

      Eliminar
  8. Respostas
    1. E que focam as dores muito profundas e impossíveis de esquecer de quem é rejeitado por quem lhe deveria dar amor e apoio.

      Cordiais saudações.

      Eliminar
  9. Profunda reflexion uno debe aceptar a todo el mundo en especial a los hijos. Te mando un beso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão, mas infelizmente existem pessoas muito cruéis que têm a coragem suficiente para transformar a vida da sua descendência num inferno.

      Besos

      Eliminar
  10. Respostas
    1. Sim, que se reflicta sobre o drama das crianças cujos pais não têm capacidade de o serem e assim as ferem para toda a vida...

      Abraço, tudo de bom

      Eliminar
  11. Triste e sem palavras para definir o sentimento de quem sofreu a indiferença dos que amava . A superação é quase impossível.
    Um abraço, São

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca se supera totalmente, pois a mágoa permanece sempre.

      A mim, ajudou-me imensamente ter feito psicoterapia e meu Pai ter sempre gostado de mim . No entanto, ainda hoje tenho traumas causados pela rejeição de minha mãe, que só o foi biologicamente.

      Grande abraço e feliz resto de Setembro :)

      Eliminar
  12. Amiga São, tão verdade o escrito por Alain de Botton... Ficamos com feridas para sempre - mesmo quando aparentemente cicatrizadas. No meu caso, em datas específicas , por ex:natal, aniversários... sinto-o muito, mesmo com o amparo amoroso do meu marido. Desejo que o dia de seu aniversário tenha sido alegre, São! Um abraço amigo.
    (regressei de férias- Suiça, país lindo! Agora ando de bengala, à conta do joelho cheio de mazelas. Amanhã retomo fisioterapia)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Ana, partilhamos essa dor e essa mágoa , que nos acompanharão até à morte.

      A mim , ajudou-me o facto de meu Pai gostar de mim e termos uma enorme cumplicidade e , também , ter feito psicoterapia - uma das melhores decisões da minha vida.

      No entanto, o facto de a minha mãe me ter rejeitado desde o dia em que nasci até ao dia em que ela morreu , chegando ao ponto de fingir que não me reconhecia quando a ia visitar ao Lar, é muito duro para ter que se viver com ele.

      Que bom ter visitado a Suíça e ter gostado. Não me será possível, por causa das suas altitudes e da minha DPOC.

      Bengala, já eu uso em todas as viagens...

      Grato e carinhoso abraço , minha amiga, rápidas melhoras e boa semana :)

      Eliminar
    2. Obrigada, querida São... As melhoras estão longe de ser rápidas... , antes pelo contrário, uma complicação... (nem falo nisso, a ver se não perco a pouca Serenidade e Fé que - ainda - me restam!!!) Melhores dias virão, tenho de acreditar!
      Abraço para si, amiga.

      Eliminar


    3. Lamento que essa complicação tenha surgido...

      Minha querida, as coisas irão mesmo melhorar, não podemos perder a esperança!

      Abraço com amizade e carinho, bom resto de semana.

      Eliminar
    4. Querida São
      Fiz uma entorse no pé esquerdo - o mesmo lado da perna cujo joelho ando a tratar (rotura menisco, etc, etc... entre ossos e tendões está tudo "avariado" nesse joelho - mas vou melhorando). Agora o pé - está inchado e a doer - a fisioterapeuta já tinha dito que devia ser isso, o médico confirmou hoje, receitou medicação e cuidados: não devo andar, só mínimo indispensável em casa e para ir à fisioterapia, de elevador e de carro... Pode ser que dentro de uma semana ou pouco mais esteja curada da entorse ou muito melhor. Beijinhos abraçados, grata por sua amizade.

      Eliminar
    5. Que lástima, ter que estar a passar por isso tudo, minha amiga.

      Desejo-lhe a mais rápida recuperação possível e aqui vai um abraço solidário com voto de um sereno Outubro, querida Ana :)

      Eliminar
  13. Tão verdadeira é esta citação,
    quantas coisas temos para refletirmos, querida São...
    Uma linda semana, paz e saúde sempre!
    beijinhos 🌹🌼🌺

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Partilhei, porque , infelizmente, sei por mim mesma o drama que é ser rejeitada por quem nos colocou na Terra ( no meu caso, a senhora que me gerou).

      Minha amiga, beijinho, tudo de bom :)

      Eliminar
  14. Amiga São
    fixei o meu olhar na sua foto nas Salinas de Torrevieja
    e achei mais graça pois foi este ano 2023, e por coincidência tbm estive lá este mês de setembro, há 3 semanas...
    Li por aí que foi o seu aniversário
    tomara que tenha tido um dia feliz com saúde
    Quando quiser visitar-me, há artigos novos aqui:
    http://momentos-perfeitos.blogspot.com/
    http://orientevsocidente.blogspot.com/
    http://meusmomentosimples.blogspot.com/
    boa semana!
    Um abraço amigo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Interessante.


      Gostaria de saber o que pensa sobre a rejeição que muitas crianças sofrem por parte de quem as deveria proteger.

      Beijinho, tudo de bom

      Eliminar
  15. Sempre nos trazes motivos de reflexão, minha Amiga.
    Tudo de bom.
    Una boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso ser indispensável dar voz a quem foi rejeitado em vez de ser amado ou, no mínimo, aceite por quem o gerou.

      São feridas que, embora cicatrizadas, estão presentes sempre.

      Te abraço, Amiga, tudo de bom .

      Eliminar
  16. Olá, São,
    Passando por aqui, relendo este texto atual e verdadeiro, na sua abordagem e reflexão, sobre a condição da criança neste mundo cruel em que vivemos.
    Votos de uma excelente semana, com muita saúde e paz.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A dor e o sofrimento causados às crianças são imperdoáveis, particularmente quando infligidos por quem deveria amá-las e cuidar delas!!

      Te abraço com estima, boa tarde, meu amigo.

      Eliminar
  17. Teresa Palmira Hoffbauer25 de setembro de 2023 às 19:13

    Como não posso comentar no teu blogue outro blogue, comento aqui:

    CITAÇÃO : "NATIVIDADE DE MARIA"
    "Segundo a Escritura , é maldito todo aquele que não gerou filho macho em Israel."

    Já o nosso Nobel dizia que a Bíblia é um livro de maus costumes.
    Sem dúvida, sem dúvida!!
    Contudo, a leitura do Velho Testamento é fascinante.
    Termino, dizendo que desta me safei — o meu primogénito chama-se JOCHEN‼️

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Blogger anda mesmo desatinado : imagina que me estão a aparecer comentários enviados para Spam de quando abri o blog e alguns até são meus !!

      Eu li a Bíblia desde o início ao fim e concordo totalmente com Saramago. Como é possível conciliar o Velho Testamento com os ensinamentos de Jesus??....

      Escapaste, ainda bem.Porque o machismo continua aí bem presente.

      Abraço :)



      Eliminar
  18. Tenho vários livros 📚 de ALAIN DE BOTTON.
    "O ÓDIO A SI MESMO" não conheço.
    É terrível, quando as crianças não são amadas, mal tratadas e abusadas sexualmente pelos membros da sua família.

    Abraço outonal 🍂 das margens do rio de Reno!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estamos em situação oposta: nunca ouvira falar no escritor e foi o primeiro livro que li dele, porque tenho, infelizmente, a amarga experiência de a minha mãe me rejeitar desde o dia de nasci até ao dia em que a senhora morreu.

      Retribuo o abraço com calor e Sol perto do Tejo :)

      Eliminar
  19. Um belíssimo motivo de reflexão! Os adultos deviam saber colocar-se mais vezes no papel de crianças... mas uma grande maioria, terá esquecido que já o foi em tempos...
    Belíssimas imagens, São! Que este ano, lhe continue a proporcionar interessantes lugares para conhecer!
    Um beijinho!
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O mito de que a família. em particular as mães, é sempre um porto de abrigo não passa disso mesmo : um mito.

      No meu caso, rejeitada desde o dia em que nasci até ao dia em que ela morreu, a minha mãe fez-me pagar bem caro não ser o rapaz que sempre quis.

      Grato abraço, Ana, tudo de muito bom também para si :)

      Eliminar
  20. São, obrigada por visitar nosso blog!
    Amei conhecer este cantinho, e que importante esta reflexão, estamos no mesmo barco, porém tudo nos serve de lição e aprendizado. O perdão é o melhor caminho para nos libertar das amarras do passado! Bjs Nice

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Grata pela vinda!

Não saia sem comentar: a sua opinião importa
(-me).

E volte, em paz...

Mensagens populares deste blogue

CITAÇÃO - ÉSQUILO

NAUFRÁGIOS