ANTÓNIO JOSÉ SEGURO E ANDRÉ VENTURA
O resultado da primeira volta das eleições presidenciais de ontem , deu a António José Seguro e a André Ventura passagem para a segunda volta a 8/2/2026, colocando assim frente a frente um democrata e um extremista de direita.
Os discursos de ambos provam à saciedade a afirmação de Seguro : "existe um oceano de diferenças " entre os dois.
Ventura assume que não quer ser Presidente da República , mas sim chefe de facção, atacando tudo e todos , vitimizando-se, acusando os outros partidos de corrupção e as empresas de sondagens de as manipularem.
António José Seguro teve um discurso sereno, abrangente, apelando a que todos os democratas de Esquerda e Direita lhe proporcionem ser o Presidente de todos os portugueses.
Lamentavelmente, Cotrim de Figueiredo, Gouveia e Melo e Luís Montenegro não entenderam ainda que é a Democracia a estar em causa neste confronto entre Seguro e Ventura e não as legítimas opções partidárias de cada pessoa.
Embora continuando em números demasiado altos, a abstenção desceu , veremos como se comporta em Fevereiro. Porque quem se abstiver , terá a sua parte de responsabilidade se o regime democrático for destruído.
Dei o meu voto útil a António José Seguro , porque , embora não morra de amores por ele, sei que nunca porá a democracia em perigo.
Espero sinceramente que todos os que querem continuar a viver em democracia , especialmente quem se afirma de Esquerda, o elejam como sucessor de Marcelo Rebelo de Sousa.

Um, berreiro
ResponderEliminaroutro, caladinho ?
lá vai o Governo pró fumeiro, pra mais não dizer.
Bela Semana São.
Se Andrézito for presidente, é Portugal inteiro a ir para o fumeiro....
EliminarGraças, igualmente :)
Olá, amiga São.
ResponderEliminarVotei neste domingo com toda a consciência e convicção.
Na segunda volta, irei votar com a mesma consciência e convicção.
Deixo os votos de uma boa semana, com tudo de bom.
Beijinhos, com carinho e amizade.
Mário Margaride
http://poesiaaquiesta.blogspot.com
https://soltaastuaspalavras.blogspot.com
Porque te considero um democrata , presumo que não votes em extremos .
EliminarMeu amigo, abraço com estima, tudo de bom.
Engolirei o sapo. Vou votar na democracia, embora não aprecie este democrata mas, sobretudo, vou votar contra o pantomineiro fascista.
ResponderEliminarUm abraço.
Não engolirei sapo nenhum, mas também não sou entusiasta de Seguro.
EliminarNo entanto, votaria em qualquer candidato, exceptuando Cotrim de Figueiredo, que estivesse na segunda volta contra o fascista !
Abraço.
Sou contra extremismos, São, sejam de direita ou esquerda. Conversarei com meu filho, que vota aí na Terrinha. Vamos à vitória da democracia! Meu abraço, boa semana.
ResponderEliminarTambém não me agradam extremos, até porque se tocam.
EliminarViva a Democracia !
Não consigo entrar no blogue.
Abraço, agradecendo e retribuindo.
Extremismo: uma praga perigosa, que se alastra pelo mundo. Oxalá os portugueses saibam escolher, como fizemos aqui no Brasil! Meu abraço, amiga; boa semana.
ResponderEliminarEsperemos que sim, mas os brasileiros com direito a voto e os emigrantes portugueses no Brasil deram , assim como a Madeira, vitória a Ventura !!
EliminarTe abraço, Swami, tudo de bom.
Não votei no António José Seguro por ser socialista ou por ser o mal menor. Gosto do seu estilo plácido e rejubilo com a gelada vingança sobre a ala esquerda do PS. NUNCA votaria no Augusto Santos Silva que, de modo tão canhestro, o tentou ser.
ResponderEliminarVou tentar adiar a minha viagem de estudo a Weimar para estar em Düsseldorf no dia 8 de fevereiro. No consulado português não há bichas como em Paris e Zurique.
Um abraço democrático e de confiança na vitoria do nosso candidato na segunda volta.
Também não me agrada Augusto Santos Silva, com quem me cruzei num hotel madeirense e no D. Maria II em Lisboa.
EliminarÉ mesmo importante que votes, porque a diáspora na sua maioria vota na extrema direita sem que eu consiga perceber o motivo.
Agradeço e retribuo o abraço, minha amiga.
Te deseo una buena semana . No confió en los políticos al final siempre sirven a sus intereses.. Te mando un beso
ResponderEliminarEu ainda acredito que existem políticos que se preocupam com o país que representam.
EliminarBeso.
Obviamente, António José Seguro.
ResponderEliminarTodos contra um.
Precisamente o que o Ventura queria.
Sim, Ventura tem tudo a correr de feição para a sua propaganda : não quer ser presidente, mas sim primeiro-ministro, conseguiu passar à segunda volta e se for derrotado como provavelmente será, vai vitimizar-se dizendo que todo "o sistema corrupto destes cinquenta anos se uniu "contra ele e o impediu de ocupar o mais alto cargo da nação!!
EliminarNão entendo como há quem vote nesta criatura e não veja o real perigo para a democracia....
Malos tiempos para la democracia.
ResponderEliminarBesos.
Muy malos, muy malos...
EliminarPetons
Voto pelo "seguro" ☺️
ResponderEliminarEu também não me arriscaria nunca ...
EliminarAbraço.
São, esse parece que vai comer alguém. Quanto a expressões está claro quem merece maior confiança e garantias. É mais Seguro.
ResponderEliminarFoprte abraço
Sem dúvida, Seguro é um democrata, Ventura é de extrema direita e acolhe no Xega elementos nazis.
EliminarCaloroso abraço, meu amigo.
Diz que a abstenção diminuiu, mas ficou próxima dos 50%.
ResponderEliminarSão números escandalosas que dizem muito do interesse/desinteresse dos cidadãos portuguesas.
Quamto maior a abstenção menor as justificativas de queixa.
Abraço de amizade.
Juvenal Nunes
Subscrevo na íntegra as suas palavras.
EliminarAbraço, bom resto de semana.
É uma escolha simples, num tempo tão estranho e tão difícil...
ResponderEliminarSabes o que penso.
Um abraço
Concordo totalmente contigo : é tão simples saber se defendemos a democracia ou o fascismo!
EliminarMinha amiga, caloroso abraço, bom resto de semana.
Olá, querida São, estamos acompanhando as eleições daí,
ResponderEliminarteremos aqui também esse ano, e a coisa já está ficando barulhenta...
Uf... políticos, mas vamos lá, com fé e coragem!
Beijo, querida!
Bem vinda, minha amiga !
EliminarEstou preocupada com tudo quanto está acontecendo por aqui e no mundo,...
Estamos num período muito conturbado e receio que as pessoas não tenham essa consciência.
Espero que as eleições corram bem tanto aqui como no Brasil.
Caloroso abraço, querida Taís.
Independentemente da ideología politica o Presidente sempre foi uma pessoa com um elevado grau de experiência e madurez. Devemos votar pelo que vejamos mais adequado ao cargo.
ResponderEliminarGrande abraço
Entre António José Seguro e André Ventura não existe nenhuma dúvida em nenhum aspecto.
EliminarSeria uma vergonha internacional e um risco nacional se Ventura fosse presidente de Portugal.
Beijinhos.