Mensagens

A mostrar mensagens de setembro, 2024

POESIA DE LAURA ABRANTES, 9/9/2024

Imagem
 Tantas vezes te vou buscar ao fundo dos tempos quando dizias apenas "Ainda bem que vieste !" olho-te agora  na sombra do que foi tempo nem meu nem teu tempo somente E sorrio docemente às rosas no chão.  

GOLPE MILITAR NO CHILE - 11/9/ 1973 (VÍCOR JARA - LUCHIN )

Imagem
Salvador Allende foi o primeiro Presidente de Esquerda a ser democraticamente eleito .  Os EUA decidiram que a vontade dos chilenos  não era nem importante nem de considerar.  Consequentemente , auxiliaram de  todas as formas o general Augusto Pinochet a derrubar militarmente o Governo sendo  assim cúmplices da hedionda ditadura  onde os militares mergulharam num banho de sangue e terror o país - com milhares e milhares de mortos, exilados, presos políticos, desaparecidos. Vítor Jara  ( 28/9/1932 - 16/9/1973 )  foi uma das primeiras vítimas . Levado para o Estádio Nacional foi interrogado, torturado e assassinado : deceparam-lhe ambas  as mãos, cortaram-lhe a língua e dispararam mais de quarenta vezes sobre ele. Sinceramente, espero que  todas as execráveis  criaturas com responsabilidades na tragédia do Chile sofram as devidas consequências!

CITAÇÃO : ANTÓNIO GALOPE *

Imagem
  "No dia 28 de Abril de 1962, havia uma  manifestação grande na rua em Aljustrel. O meu irmão mais novo estava lá e eu fui procurá-lo. Apareceu a guarda nacional republicana, de metralhadoras na mão, com o sargento Matias à frente, mandaram uma rajada e apanharam o Adanjo... Viraram-se para trás, onde nós estávamos... apanharam o Madeira, que tinha ido fazer a barba numa barbearia ali na curva, com dois tiros na cabeça.  Era sábado, um destes rapazes casava-se no domingo. Começámos a fugir, fomos para casa, mas ainda fomos interrogados pela pide.  eu ia fazer 17 anos em Junho , o meu irmão tinha 14."

"PERPLEXIDADE" - GRAÇA PIRES, 2023

PERPLEXIDADE Nenhuma simbologia pode explicar o halo da chama antes da cinza. A luz queimada na estranheza de tudo o que perece.  O infinito perene do instante que se dissolve no colapso do tempo e no mais evidente alvoroço da vida. 

FELIZ SETEMBRO ( "Metade" de Oswaldo Montenegro)

Imagem