CITAÇÃO : ANTÓNIO GALOPE *





 "No dia 28 de Abril de 1962, havia uma  manifestação grande na rua em Aljustrel. O meu irmão mais novo estava lá e eu fui procurá-lo.

Apareceu a guarda nacional republicana, de metralhadoras na mão, com o sargento Matias à frente, mandaram uma rajada e apanharam o Adanjo...

Viraram-se para trás, onde nós estávamos... apanharam o Madeira, que tinha ido fazer a barba numa barbearia ali na curva, com dois tiros na cabeça. 

Era sábado, um destes rapazes casava-se no domingo.

Começámos a fugir, fomos para casa, mas ainda fomos interrogados pela pide. 

eu ia fazer 17 anos em Junho , o meu irmão tinha 14."



Comentários

  1. Tempos duros da ditadura do Estado Novo. Muita gente simples era perseguida e sofria na pele a barbaridade da GNR, como é bem relembradas nesta citação que aqui partilhas, amiga São.
    Deixo os meus votos de uma boa semana, com tudo de bom.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha família é toda de uma pequena aldeia a cinco quilómetros da vila mineira de Aljustrel, onde tenho familiares e pessoas conhecidas a viver.

      A mineração é talvez a pior profissão existente . Duas pessoas da minha família morreram em consequência de trabalharem nas minas.: uma por ter sido apanhada
      numa derrocada no túnel onde trabalhava e a outra pela silicose.

      A repressão da ditadura era duríssima e as condições de trabalho também.

      Em determinada altura as crianças filhas dos mineiros tiveram que ser recolhidas por caridade por famílias de Lisboa e , depois, uma regressaram, outras não.

      E ainda existe que tenha saudades de Salazar!!

      Meu amigo, caloroso abraço com estima. Bom dia :)

      Eliminar
  2. Tristes tempos e memórias! beijos, linda semana! chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A ditadura de Salazar continuada por Marcelo Caetano cometeu toda a espécie de crimes e teve sempre o apoio da ICAR.

      Infelizmente, ainda existem criaturas que têm saudades deste período tenebroso .

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Infelizmente ainda existe quem diga ter saudades do regime do fascismo. Malditos sejam.
    .
    Votos de uma semana feliz.
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito recentemente um desses canalhas insultou-me de uma maneira tão excessivamente agressiva e soez que o Facebook aceitou o meu pedido de eliminação do que escreveu.

      Bom de semana, Rykardo, cordiais saudações.

      Eliminar
  4. Insanidade e violência, São. Infelizmente, não ficam restritas a um país ou uma época! :( Meu abraço, amiga; boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pior , meu Amigo, é que existe quem negue estes crimes e também quem tem saudades da ditadura!

      Te abraço.

      Eliminar
  5. Da pena como la opresión sigue no importa el tiempo y el lugar. El hombre es us peor enemigo. Te mando un beso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim , o pior inimigo da Humanidade é o Homem!!

      Existem criaturas mais perigosas do que os animais selvagens.

      Besos

      Eliminar
  6. E ainda há negacionistas.
    Quando as testemunhas vivas desaparecerem o que vai acontecer??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por isso é obrigação nossa , não deixar cair no esquecimento estes testemunhos e passar às novas gerações aquilo que sabemos e vivemos!

      Eliminar
  7. Malditos asesinos!!!
    Que no encuentren jamás el descanso.
    Que el peor de los infiernos sea su eternidad.

    ResponderEliminar
  8. Conheço alguém que viveu momentos semelhantes! Minha neta tem como avô... o Pisco... o último preso político a ser libertado no Porto! 😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então, que passe à neta a sua experiência para que ela tenha suficiente informação e não se deixe enganar por essas criaturas que desmentem o que se passou na ditadura.

      Bjs

      Eliminar

Enviar um comentário

Grata pela vinda!

Não saia sem comentar: a sua opinião importa
(-me).

E volte, em paz...

Mensagens populares deste blogue

CITAÇÃO - ÉSQUILO

POEMA DE NATAL _ GRAÇA PIRES (2023)