AMIN MAALOUF : " O LABIRINTO DOS PERDIDOS "



 Amin Maalouf é um jornalista e romancista libanês. membro da Academia francesa e várias vezes premiado. Um dos seus livros, que recomendo vivamente,  intitula-se "As Cruzadas Vistas pelos Árabes ".


Em  " O Labirinto dos Perdidos  - O Ocidente e os seus Adversários " analisa  o confronto que opõe o Ocidente à Rússia e à China , actualmente,  corporizado na guerra da  Ucrânia.


Para  se entender a origem de toda a situação , o autor aprofunda a História e analisa as relações  do Ocidente enquanto potência mundial com o resto do mundo e as sequelas a longo prazo do seu comportamento .


O facto do Ocidente ter dualidade de critérios e ser cínico na avaliação da realidade - como acontece no momento em que escrevo em relação à sancionada Rússia e ao incondicionalmente apoiado Israel  - cria  justificadas reacções negativas e retira-lhe autoridade moral.


O livro vale muito a pena ser lido com atenção, sem dúvida.


EXCERTOS

 - " Quando se olha, como eu faço neste livro, para séculos de história tumultuosa entre o Ocidente e a Ásia, não vale a pena especular sobre o que vai acontecer daqui a um ano, dez anos ou trinta anos. É melhor limitarmo-nos modestamente a aprender, a observar e a reflectir , na esperança de que  a sensatez acabe por prevalecer e que dissuada todos de caminharem para o abismo."


-  " No seu papel de << potência tutelar >> da humanidade, que começaram a assumir durante a Primeira Guerra Mundial , que consolidaram no final da Segunda e que exercem quase sozinhos desde o final da Guerra Fria, os Estados Unidos não têm sido capazes de se elevar à  <<altitude >> adequada , o que corre o risco de ter consequências dramáticas para toda a humanidade, bem como para si próprios."





Comentários

  1. Uma boa leitura para ajudar a compreender a situação por lá! beijos, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O poder corrompe e mais ainda quando é exercido em exclusivo - como é o caso dos EUA.

      A consolação que (me) resta é a de que todos os impérios acabam destruídos!

      Abraço, Chica, boa semana .

      Eliminar
  2. Parece un libro interesante. Te mando un beso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sugiro que o leias, porque todo o mundo está em risco...

      Te abraço, boa semana :)

      Eliminar
  3. Olá, amiga São
    Não conhecia este autor nem este livro. Mas, pela amostra que aqui nos partilhas, deve ser muito interessante de ler. No fundo, tem a ver com este terrível momento que se vide no médio oriente.

    Deixo os meus votos de um feliz fim de semana, com tudo de bom.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaaquiesta.blogsot.com
    https://soltaastuaspalavras.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem vindo, Mário !

      Já li várias obras dele e gosto muito : tem uma escrita simples e comunica bem o seu pensamento, é moderado e consegue despertar interesse na leitura.

      O Médio Oriente é uma página vergonhosa e terrível na História do Ocidente...

      Te abraço com estima, meu amigo, boa semana.

      Eliminar
  4. This is a compelling overview of Amin Maalouf's work! His insights into the complex dynamics between the West and the rest of the world are incredibly thought-provoking, especially regarding the current geopolitical landscape. I appreciate your recommendation and the excerpts you shared—they truly highlight the depth of his analysis.

    I just posted new post, I invite you to read https://www.melodyjacob.com/2024/10/mushroom-coffee-health-benefits-ingredients-guide.htmlThis is a compelling overview of Amin Maalouf's work! His insights into the complex dynamics between the West and the rest of the world are incredibly thought-provoking, especially regarding the current geopolitical landscape. I appreciate your recommendation and the excerpts you shared—they truly highlight the depth of his analysis.

    I just posted new post, I invite you to read https://www.melodyjacob.com/2024/10/mushroom-coffee-health-benefits-ingredients-guide.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thank you.

      O livro é realmente interessante e merece a leitura.

      Nice week :)

      Eliminar
  5. Olá, tudo bem?
    As Cruzadas Vistas Pelos Árabes é bem interessante, já que toda história pode ser abordada por mais de uma perspectiva, ainda que possa haver uma perspectiva mais justa do que outra. Hitler tinha suas razões para conquistar a Europa que para ele deveriam ser justificadas, porém, mostrou-se que não era a perspectiva justa pela carnificina que ele cometeu.
    Vejo o Ocidente hoje em decadência em seus valores de formação que foram a cultura judaico-cristã, a cultura que fez da Europa o que ele é hoje: uma potência econômica e cultural, porém, uma extrema abertura ao multiculturalismo, vem minando aos poucos as bases da cultura europeia. Não ouço dizer para onde o mundo vai, mas acho que certamente a Ásia vai se impor como novo centro de influência cultural como já se vê hoje em dia. Isso poderá ser bom ou ser ruim, vai depender de qual perspectiva você olhar.

    Ótima dica, essa. Vou querer ler essa obra.
    abraços.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A História é escrita pelos vencedores, sabe-se isso.

      Como bem diz, pode-se sempre abordar um acontecimento através de várias perspectivas. Porém existem verdades universais .Como , por exemplo, " um crime de guerra ,é um crime de guerra, mesmo quando é cometido pelos nossos aliados ".

      A Europa está em decadência por vários motivos. O multiculturalismo que refere deve-se em parte aos refugiados provocados pela guerras provocadas pelo Ocidente nos países de origem. E com a nova invasão do Líbano por Israel , vai piorar.

      Também me parece que a Ásia vai se impor. Terá, como tudo tem, aspectos positivos e outros nem tanto.

      Se ler, dirá depois a sua opinião.

      Abraço.


      Eliminar
  6. Respostas
    1. Depois me dirá a sua opinião.

      Boa semana e abraço :)

      Eliminar
  7. Um livro que me parece ser muito interessante.
    Cumprimentos poéticos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente , é mesmo muito interessante e ajuda a perceber muitos aspectos da situação actual.

      Abraço, boa semana :)

      Eliminar
  8. El libro permite conocer la posición imperialista de Estados Unidos y su apoyo a la actitud genocida israelí
    Um abrazo. Carlos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neste momento, os EUA são um tapete para o genocida judeu limpar os pés...

      O teu poema Gris está publicado no "são", o meu outro blogue.

      Abrazo.

      Eliminar
  9. Una version muy interesante de estos hechos la cual complementaria con el análisis de cuan bueno o malo fue la llegada de Colon a America. Gracias por ilustrarnos, mi muy querida y admirada amiga Sao.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, concordo plenamente contigo, meu amigo , seria muito interessante essa análise das consequências da chegada de Colombo ao vosso continente....

      Querido Ricardo , estreito e carinhoso abraço, semana feliz para ti e família.

      Eliminar
  10. Gosto muito de ler,Sao e melhor quando sugerido por outros bons leitores.
    Ja anotado, até porque além de assunto atual ,muito pouco sabemos, a respeito.
    Um grande abraço, São

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também adoro ler desde criança.

      Penso que lhe agradará, depois , se o ler, me dirá.

      Beijinho e tudo de bom , minha amiga :)

      Eliminar
  11. Sãozitamiga
    A História pode ser lida por muitos ângulos e o Amin Maalouf propõe-nos com «As Cruzadas Vistas pelos Árabes» uma abordagem que me deixou interessadíssimo e ao mesmo tempo preocupadíssimo. Poderão os EUA ter consciência do caminho que estão a levar e para onde isso NOS leva?
    Quando um tal Trump bolsa atrocidades não admira que Israel ou melhor Netanyahu, o Primeiro-ministro de Israel avance com as mesmas. Vinganças mútuas? Pode ser que sejam; mas ao escrever (e transcrevo): " Quando se olha, como eu faço neste livro, para séculos de história tumultuosa entre o Ocidente e a Ásia, não vale a pena especular sobre o que vai acontecer daqui a um ano, dez anos ou trinta anos. É melhor limitarmo-nos modestamente a aprender, a observar e a reflectir , na esperança de que a sensatez acabe por prevalecer e que dissuada todos de caminharem para o abismo." - Maalouf diz bem do que pode ser o desastre total que afligirá a Humanidade.
    Se possível, um livro forçosamente para ler.
    E muito obrigado querida São
    Beijos & queijos
    Henrique

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu querido amigo, penso que os EUA têm o complexo da superioridade e o convencimento de que nunca serão atacados no seu território .Mesmo o 11/9 não se sabe muito bem como foi.

      Trump e Bibi são criaturas que de humano só têm a forma, capazes de tudo para que os seus interesses pessoais tenham êxito, nada mais lhes interessa. O que representa um rico enorme e real para toda a Terra. Para nossa desgraça , coincidiram temporalmente e aliaram-se. Infelizmente, o resto do mundo, na sua maior parte, alheou-se completamente dos valores humanitários e de compaixão e de justiça.

      Estreito abraço e tudo de bom.

      Eliminar
  12. Respostas
    1. Então, não perca a oportunidade de ler, pois vale mesmo a pena conhecer.

      Boa semana :)

      Eliminar
  13. Olá, amiga São
    Passando por aqui, para desejar uma feliz semana, com tudo de bom.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com
    https://soltaastuaspalavras.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para ti também , excelente semana, meu amigo ! Abraço com gratidão e estima :)

      Eliminar

Enviar um comentário

Grata pela vinda!

Não saia sem comentar: a sua opinião importa
(-me).

E volte, em paz...

Mensagens populares deste blogue

CITAÇÃO - ÉSQUILO

CITAÇÃO : ORHAN PAMUK *