LUÍS VAZ DE CAMÕES : " NO MUNDO QUIS UM TEMPO QUE SE ACHASSE"

 No mundo quis um tempo que se achasse

O bem que por acerto ou sorte vinha;

E, por exprimentar que dita tinha,

Quis que a Fortuna em mim se experimentasse.


Mas por que meu destino me mostrasse

Que nem ter esperança me convinha,

Nunca nesta tão longa vida minha

Cousa me deixou ver que desejasse.


Mudando andei costume, terra e estado,

Por ver se se mudava a sorte dura;

A vida pus nas mãos de um leve lenho.


Mas, segundo o que o Céu me tem mostrado,

Já sei que deste meu buscar ventura

Achado tenho já, que não a tenho.




Comentários

  1. Muito linda a poesia de Camões e tua foto idem!
    beijos, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Camões é um poeta de nível mundial.

      Grato abraço, boa semana :)

      Eliminar
  2. Respostas
    1. De Camões, só se pode esperar qualidade e beleza!

      Beso , boa semana :)

      Eliminar
  3. Inspirado por Macau, Camões escreveu com a voz da alma.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um extraordinário poeta, sem dúvida.

      Bom domingo :)

      Eliminar
  4. Um belo soneto de Camões. Onde retrata de forma genial, a sua triste sorte.
    No fundo, a sorte, ou falta dela, que padecem muitos de nós...
    Excelente partilha, amiga São.
    Feliz feriado, com muita saúde e paz.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Camões teve, realmente, uma sina desgraçada , até depois da morte : o corpo , não se sabe onde está; "Os Lusíadas" foram tratados de péssima maneira na ditadura e na democracia nem sei se constam do currículo do secundário.

      Te abraço, estimado amigo, bom domingo :)

      Eliminar
  5. O dom da palavra guiada por boa inteligência. O mau é que nem sempre se logram os fins. Como acabou o bom do Luis! Ainda bem que pelo menos le serviu para conhecer mundo e gentes de outros pensares.
    Abraço de vida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, infelizmente sofreu muito : "Erros meus, má fortuna, amor ardente... "

      Que esteja em paz !

      Fuerte abrazo, amigo mio.

      Eliminar
  6. La poesía lisitana de camoens nunca pasa. Un abrazo. Carlos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lamentavelmente , o Blogger continua a impedir-me entrar no teu blog.

      Camões é intemporal, sim.

      Abraço, tudo de bom .

      Eliminar
  7. Olá, amiga São,

    Passando por aqui para deixar os meus votos de feliz fim de semana, com tudo de bom.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com
    https://soltaastuaspalavras.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caro amigo, beijinho com estima e gratidão, retribuindo a gentileza !

      :)

      Eliminar
  8. Respostas
    1. Luis Vaz de Camoeses é um poeta de altissima qualidade.

      Beijinho, boa semana :)

      Eliminar
  9. Mi muy querida amiga Sao.

    Que excelsa poesía.

    Gracias por compartirla.

    Te aprecio mucho!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu amigo , Camões é um nomes maiores da Literatura mundial.

      Com toda a estima, querido Ricardo, te abraço e desejo feliz semana junto a quem amas.

      :)

      Eliminar
  10. Boa noite, amiga São
    Passando por aqui, para desejar uma feliz semana, com tudo de bom.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com
    https://soltaastuaspalavras.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, meu amigo.

      Grato abraço, retribuindo os teus gentis votos :)

      Eliminar
  11. Parabéns São pela bela escolha! Postar poesias do grande Camões é ter de fato bom gosto poético! Parabéns! Abraços da amiga Lourdes Duarte.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem vinda , minha amiga !

      Fico grata e feliz por sua apreciação.

      Caloroso abraço e serena semana :)

      Eliminar

Enviar um comentário

Grata pela vinda!

Não saia sem comentar: a sua opinião importa
(-me).

E volte, em paz...

Mensagens populares deste blogue

CITAÇÃO - ÉSQUILO

POEMA DE NATAL _ GRAÇA PIRES (2023)