DIA DO TEATRO

VIVA EL TEATRO!
Todo autor es un loco y el loco es un autor
Cuando su frente yace sobre un sofá de plumas.
Los charlatanes juntos se felicitan, tiesos,
Ensopados de orina y de certezas blandas.
Viva el teatro!
En el centro del yermo, sin besos ni caricias
Las sectas de los mandos que fingen diferencias
Se disputan el opio para engarrotar poetas
Perfumados con sangre del candor derramada.
Viva el teatro!
Ataviados de raros para bailes de asilo
Los dramaturgos vuelan sobre escollos del sino
Mientras los disparatados se tornan impacientes
Cual nuevos sabihondos, guardacabras de oficio.
Viva el teatro!
Enmarcados con puertas sin mutis los autores
Hechizan con la fiesta y más aún con lo extraño
Fantasmas y fantoches aúllan desde abajo
Sus cerebros les miran y ya no se reconecen.
Viva el teatro!
Galopan los poetas fulminando censuras
De los falsos discípulos de clases sin novillos
Herederos del potro, y del amor purgados
Casi hundidos sus sesos en la gregaria norma.
Viva el teatro!
Alzados, escritores de la escena y trinchera,
Destilan desde el genio la gracia goata a gota
Temiendo naufragar en sus cimas flotantes
Cercados de rencores fatalmente exactos .
Viva el teatro!
Escoltando un diluvio ya casi universal
Desde el fondo y la pena componen con sus piezas
Los "fractales" de estrellas, las estelas y el duende:
"El virgen, el vivaz, el hermoso Apocalipsis".
Viva el teatro!
FERNANDO ARRABAL
Arrabal nasceu a 11 de Agosto de 1932 em Espanha e vive em Paris desde 1955. Integrou durante três anos o movimento surrealista e criou, com Topor e Jodorowsky, o Movimento Pânico.
Foi premiado várias vezes.
Publicou, ainda em vida do ditador espanhol, a famosa "Carta ao General Franco".
BOM TEATRO!

Comentários

  1. Passando pra te deixar beijus e desejos de um bom fim de semana!! Dia do teatro? Vamos ao teatro então!! É a melhor forma de fazê-lo permanecer vivo!! Beijus

    ResponderEliminar
  2. Querida amiga São!

    linda a tua forma de homenagear o dia do teatro e Fernando Arrabala...
    Parabéns!!!

    Bom fim de semana,

    beijinhos de carinho e amizade,

    Lourenço

    ResponderEliminar
  3. O meu poeta espanhol preferido!...

    abraços!

    ResponderEliminar
  4. Pois claro!
    E hoje a entrada até é gratuita.
    Um feliz fim de semana, LUZDELUMA!

    ResponderEliminar
  5. Olá, amigo LOURENÇO!
    Juntei o útil ao agradável, rrrsss
    Vais ao teatro hoje? Infelizmente , não posso.
    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  6. Infelizmente, não conheço muito a sua poesia...
    Bom fim de semana, TINTA PERMANENTE.

    ResponderEliminar
  7. Se houvesse teatro por aqui, além daquele que se vê na TV, também viria.
    Aqui para nós:
    Não gosto nada daquele que se vê no homiciclo da AR!
    Beijinho São

    ResponderEliminar
  8. rrrrss eu também não, embora agora a sala onde se passam aquelas tristes cenas seja anunciada como a melhor equipada do mundo!!!
    Se isto não é troçar de nós...
    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  9. Querida Amiga,

    Será que não vemos teatro todos os dias?!
    Infelizmente, parece-me que sim, embora sejam teatros de vida que nem sempre são coincidentes com o salutar pulsar da comunidade em que nos inserimose que todos desejaríamos mais solidária e menos cruel. .

    Um abraço amigo e votos de Bom Fim de Semana para ti.

    Maria Faia

    ResponderEliminar
  10. Minha querida, tens razão: estamos vendo - e vivendo -uma terrível farsa a cada dia que passa.
    Um grande abraço.

    ResponderEliminar
  11. Quero dizer que, estive junto à Tânia nos seus últimos minutos de vida; digo-te que ela partiu em Paz, muito calmamente a alma dela voou para junto de seus Avós e Amigos que já partiram.
    Acabou-se o sofrimento.
    Disse-lhe isso tudo ao ouvido, além de outras coisas. Dei-lhe muitos beijinhos e fiz-lhe festinhas e, ainda tenho o cheiro dela nas minhas mãos, no meu rosto; aquele cheiro dos cremes que usavam para a massajar diariamente, várias vezes ao dia. Saí de junto dela por volta das 18h 40m, e ela ficou com uma expressão doce no rosto.
    Agora, ela precisa que rezemos pela alma dela.
    As últimas pessoas que estiveram com ela, foi o namorado que saiu uns 30 minutos antes e eu fiquei junto dela, era algo que já tinha pedido a Deus, que na hora da partida, ela não estivesse só, sem alguém que a amasse e Deus fez-me a vontade.

    TÂNIA DESCANSA EM PAZ MEU ANJO.

    ResponderEliminar
  12. Minha muito querida amiga, impossível que a tua sobrinha, após tanto sofrimento não esteja em paz!
    Que Deus a ilumine e encaminhe para si.
    Para ti, um forte e prolongado abraço de solidariedade!

    ResponderEliminar
  13. Há uns dois anos que não vou ao teatro, ando a ficar um bocado bicho de mato, mas dou-me bem com os meus bichanos e pouco me apetece andar por aí. Sei que isso não é bom e tenho que lhe dar uma volta...

    ResponderEliminar
  14. Que posso fazer senão concordar?
    De facto, não convém isolarmo-nos demasiado.

    Fique bem.

    ResponderEliminar
  15. Amiga São, isto é ao que se chama uma boa iniciativa. O TEATRO merece este tipo de homenagens, como a que fazes, e ademais tendo presente a eleição. Prova inequívoca de que conheces bem o caminho que pisas. O meu total reconhecimento e apoio,

    Um grande abraço para ti

    ResponderEliminar
  16. Minha querida.
    Então querias uma brisa de perfume?
    Certamente também uma pequena brisa de pólen não faria mal, pois os olhos talvez sentissem, que nem só de perfume vivem as flores.Euque o diga, pois tenho que andar constantemente com gotas de soro fisiológico para lavar os olhos. Mesmo assim consigo suportar as duas coisas e, não só.
    Um beijo amigo . João

    ResponderEliminar
  17. Muchas gracias, meu querido DUARTE!
    É bom ter o reconhecimento de alguém como tu!
    Bem hajas!

    ResponderEliminar
  18. rrrrsss era só para ficar mais completo, meu bem!
    Uma feliz semana, JOÃO|

    ResponderEliminar
  19. Fazendo de “pombo-correio”, e seguindo a lista de comentadores da Líria...venho entregar uma cartinha dela.

    Beijinhos
    Mariazita

    Querida(o) amiga(o)
    Vou viajar, viagem de fim de curso. Era minha intenção postar um poema, agora que estou de férias, mas não tenho hipótese, o tempo não dá mesmo.
    Pedi à Mariazita para o fazer por mim. O poema fui eu que escolhi. É duma poetisa muito pouco conhecida, Maispa Luz, de cujos poemas gosto muito. Este é um dos meus preferidos. Ela escreveu um outro de que também gosto muito, uma conversa entre um feto (humano) e sua mãe. É lindo! Estive hesitante, mas optei por este. O outro fica para outra vez.
    Vou deixar este “comunicado” com a Mariazita, que o fará chagar até você.
    Espero divertir-me muito nesta viagem, e quando regressar encarar o terceiro período com toda a garra.
    Obrigada pelas visitas e comentários sempre tão amorosos que faz ao Lírios. Eu não tenho colaborado, mas acompanho…
    Um beijo de muito carinho
    Líria.

    ResponderEliminar
  20. Voltei, já que situações como esta merecem atenção especial.
    Aos nove anos já estava enrolado com uns amigos a fazer teatro, além, em Pedras Rubras. A assistência era a dos amigos e da família, mas ficávamos contentes. Foi uma experiência inolvidável.

    Agradeço as tuas palavras de afecto.

    Um abraço impregnado de amizade

    ResponderEliminar
  21. *
    Se eu fosse normal,
    não seria normal,
    ,
    in-fernando arrabal,
    ,
    conchinhas,
    ,
    *

    ResponderEliminar
  22. O Arrabal, eu conhecia. :) Bela escolha! :) Boa semana, amiga; fica bem!

    ResponderEliminar
  23. MARIAZITA
    Boa viagem e bom regresso para a Liria, um abraço para ti.

    ResponderEliminar
  24. E nunca mais fizeste, nem como amador?
    Eu, vê, gosto imenso, mas nunca experimentei...
    Um grnde abraço, caro DUARTE!

    ResponderEliminar
  25. Muchas gracias e também para ti, amiga ENCARNA!

    ResponderEliminar
  26. Mesmo Arrabal, essa !
    Um "bejinho", Nazareno POETA!

    ResponderEliminar
  27. Ainda bem que também o aprecias, querido ÁRABE!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  28. A vida deu muitas voltas e tudo aquilo ali ficou. Aqui só havia tempo pra trabalhar... se fosse hoje!

    Abraço-te

    ResponderEliminar
  29. Sabe que quase percebi tudo? Que engraçado!

    Muito bom dia,Dona São.

    ResponderEliminar
  30. chego hoje, mas a tempo...
    afazeres, voltinhas, algum passeio
    e arrabal aqui presente!
    gosto imenso de teatro, e, ao vivo,já não vejo há uns 2 anitos...
    bonito, xará, y que viva el teatro y todos los que siguen paticipando directa ó indirectamente, como espectadores!
    beijinhos

    ResponderEliminar
  31. Há tantas coisas que se perdem pelo caminho, lamentavelmete, não é , amigo?...
    Um abraço para ti, DUARTE.

    ResponderEliminar
  32. SEndo a DONA TELA inteligente como me parece ser, não é surpreendente que perceba.
    Boa noite!

    ResponderEliminar
  33. GAIVOTA
    Também já não vejo há mais de um ano.
    Um abraço, minha querida!

    ResponderEliminar
  34. Sim! Que viva o teatro! - como actriz que também fui presto daqui uma homenagem a todos os actores e actrizes.
    Na vida real não sou.

    Agradeço o comentário e deixo na minha despedida neste período de Páscoa um frasquinho de essência de alfazema, que coloco suavemente nas costas das suas mãos, onde faço o sinal da cruz, ao mesmo tempo que lhe transmito a minha PAZ.

    Abraço meu de sempre e que se despeça igualmente das suas cinzas e as deite ao vento, para emergir a fenix.

    Sempre...
    Mariz

    ResponderEliminar
  35. ._____querida São


    este texo de Fernando Arrabala______é maravilhoso



    obrigada pela
    partilha________deste grande valor!






    beijO_____ternO

    ResponderEliminar
  36. bommm ler espanhol São, não é fácil :)

    e...
    Há uma brincadeira no meu Blog. Gostaria que participasse :)) fico à espera...

    E traga consigo o Presente de Páscoa e o novo Bouquet de Abril. É oferta :))

    Beijinho

    ResponderEliminar
  37. Espectáculo de poema!
    Boa lembrança, São.
    O papel social e histórico do teatro merece destaque.

    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar
  38. Totalmente de acordo.

    Beijinhos meus

    ResponderEliminar
  39. O Teatro tem muito que se lhe diga. Já vi peças fabulosas, já vi outras em que me apeteceu pegar na cadeira e espancar os actores...

    Beijo!

    ResponderEliminar
  40. Viva o Teatro, sempre. Adoro Teatro, até pela minha particular relação com tudo o que lhe diz respeito :)... mas não só.

    Querida São, vou "representar" estes dias para o meu palco minhoto...

    Deixo-te um beijo meu.

    ResponderEliminar
  41. Querida MARIZ, companheira, de coração agradeço !
    Que Deus a acompanhe, sempre!
    Um final de semana com paz e saúde!

    ResponderEliminar
  42. Amiga BETTY, folgo que aprecies Arrabal.
    Feliz fim de semana.

    ResponderEliminar
  43. Cara ELLEN, já lá tem a minha achega e grata estou pelas flores, que já estão a enfeitar o Compagnon-de-Route!
    Bem haja.

    ResponderEliminar
  44. Que bom concordarmos mais uma vez, LÚCIA!
    Feliz fim de semana, menina.

    ResponderEliminar
  45. Querido DUARTE, que tenhas excelente final de semana.

    ResponderEliminar
  46. Pois é, RAFEIRO, também já me aconteceu isso, rrrsss

    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  47. Qerida GMV, pois se vais para o MInho, farás favor de lhe dares saudades minhas.

    Que tudo seja como desejas .

    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  48. São, eu nem me ralo quando não comentam, porque eu também me perco entre blogues e blogues e há dois anos que ando a blogar sem me encher, ams, já começa a cansar, e além disso agora ando a fazer cmainhadas porque...estou que nem saco de batatas dos mais pesados...
    Os meus ouvidos vão indo, ouço tudo, tudinho, mas a palavras custam a entender e nem será assim tão cedo, mas, quem esperou 50 anos espera um ou dois mais...mas é bom, é bom ouvir a musica e os sons da vida, é sim..Obrigada minha querida..um beijinho da laura..

    ResponderEliminar
  49. Sinceramente, fico muito contente em que assim seja.
    E claro que , mais tarde ou mais cedo, acabarás por descodificar essa muralha de sons!
    Se realmente estás com vontade de perder peso, sugiro que consultes o Dr. Jacques Pena( Avenida Almirante Reis, 100-sétimo andar, Lisboa): fez-me perder 25 kgs.
    Um abraço grande.

    ResponderEliminar
  50. Uma belissima homenagem! Não conhecia.

    São, obrigada pelos votos. Sinto-me imensamente feliz por ter feito tantos amigos nesta blogsfera; amizades estas que quero cultivar pela vida.
    Um beijo pra ti, querida

    ResponderEliminar
  51. O maior teatro é o que assistimos diariamente, A VIDA!

    Aqui no Porto a cultura é de 2ª e as "grandes peças" quando chegam já vêm gastas.
    O pequeno teatro ainda se vai vendo e algum com muita qualidade, mas outro ... é como tudo na vida ...

    Coincidência das coincidências. Até conheço o local onde foi preso, em La Manga del Mar Menor, em ... ora deixe-me fazer contas ...
    Não dá. Talvez em 1965.
    É para aí que vou passar férias há 20 anos.
    Tenho alguns amigos, mas quem me contou o episódio, foi um cardiologista, de Madrid, que possui lá uma moradia e diz que assistiu à prisão de Fernando Arrabal
    Só li uns poemas dele, por isso não posso dizer nada sobre a obra dele.
    Não gostei do estilo.
    Parece-me muito jesuítico se é que isso existe.
    A Biblioteca de Múrcia tem o maior conjunto de obras de toda a Espanha, quer sejam livros, CDs, DVDs e até filmes, não só dele.
    É tudo gratuito, mesmo pela internet, ou era ... porque há uns anos que deixei de entrar no site, para ser sincero, porque me esqueci a maneira como se fazia.

    Desejo-lhe uma Feliz Páscoa e cuidado com as amêndoas.
    Não ... o melhor é ter cuidado com os dentes.
    Vou ver se descubro por aí umas amêndoas.
    Só volto no Domingo de Páscoa, porque tenho que estar ás 08h45m no aeroporto ...
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  52. Boa noite setubalense amiga São.

    Vim para agradecer sua presença em meu blog e pelos

    votos de felicidades. Coisas da Cléo.

    Tentarei te conhecer aos poucos... mande mais pistas, tá!

    Beijos

    ResponderEliminar
  53. bonita eleccion, para el dia del teatro,
    saluditos

    ResponderEliminar
  54. Querida MENINA DO RIO, assino por baixo: também me agrada muito ter encontrado pessoas como tu aqui ne Net!
    Felicidades.

    ResponderEliminar
  55. Bem vindo CANDINHO ANJO.
    Espero ter o gosto de o ver regressar bastantes vezes.
    Bom domingo.

    ResponderEliminar
  56. Amigo JOSÉ "Xistosa", segundo me dizem Manga é uma maravilha, que não conheço.
    De Arrabal conheço também pouco.
    Que a sua Páscoa seja doce, mesmo sem amêndoas, que devo evitar por causa do peso.
    Um excelente domingo.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Grata pela vinda!

Não saia sem comentar: a sua opinião importa
(-me).

E volte, em paz...

Mensagens populares deste blogue

CITAÇÃO - ÉSQUILO