REVOLTA DE VARSÓVIA : SETENTA ANOS
Completam-se hoje setenta anos sobre a Revolta de Varsóvia (capital da Polónia) contra a ocupação nazi.
A experiência que vivi na Praça do Castelo , em Varsóvia, em 1 de Agosto de 2012, levou-me às lágrimas e ficará para sempre no meu coração e na minha memória.
Ás 17H, início da Revolta, o ar vibrou de sons tão diversos como o toque de sinos e sirenes , e a multidão que enchia o espaço , de pé e em silêncio, prestou homenagem a quem durante sessenta e três dias enfrentou os invasores alemães sem que o Exército Vermelho, às portas da cidade, nem os Aliados movessem um dedo para a sua libertação .
A derrota dos polacos saldou-se em duzentos mil mortos, centenas de pessoas enviadas para campos de concentração e destruição de Varsóvia em 85%.
Honra e paz a quem lutou pela Liberdade!
Acredito que seja uma emoção extraordinária viver um momento desses, São.
ResponderEliminarBFDS
Sem palavras, Pedro, sem palavras!
EliminarObrigada, igualmente :)
Imagino a explosão de sentimentos que você sentiu, querida!!
ResponderEliminarTenho certeza que todos que estavam ali, estavam em sintonia com a energia de Amor, desejando que barbaridades como essa nunca mais volte a acontecer.
São , tenha um final de semana repleto de Paz.
beijinhos,
Lígia e =^.^=
Pode crer que si, uma experiência destas deixa marcas para a vida!
EliminarPartilho essa sua certeza: creio que toa gente estava se sintonizando para que as atrocidades sejam só passado, mas parece que cada vez estão mais presentes .Infelizmente!
Deus nos ilumine , principalmente a quem detém o Poder!
Muita paz e muita luz para si, amiga , e abraço reconhecido :) :)
Bom dia São
ResponderEliminarBelo texto...!
Beijo, bom fim de semana.
Coisas de Uma Vida 172
Grato abraço e tudo de bom par si, CI!
EliminarOcupada pelos tiranos!
ResponderEliminardepois da revolta de Varsóvia
se passaram setenta anos.
Um enraivecido nazista,
pensou ser o dono do mundo
a partir da Alemanha a conquista
o Hitler, para ele queria tudo!
Tanto sofrimento, tanta dor,
tanto terror, tanta destruição
causada por assassino ditador!
Me dá arrepios no corpo,
só de pensar, eles estão em Portugal
todo o cuidado é pouco!
Bom fim de semana,
um abraço para você amiga São.
Eduardo.
Tem razão, Eduardo, infelizmente o nazismo e o sionismo estão bem vivos e entre nós!!
EliminarGrande abraço e bom final de semana
Sua escrita nos faz acompanhá-la e imaginar a emoção sentida . Agradeço a partilha , São . Beijos
ResponderEliminarÉ sua enorme sensibilidade que faz com que consiga imaginar, porque eu não a consigo transmitir por palavras, Marisa!
EliminarAbraço com carinho e bom fim de dia :)
Não me imagino numa experiência dessas, acho que passaria o tempo a chorar, sou muito sensível a estas situações, emociona-me imenso.
ResponderEliminarBom fim de semana Sãozita
Beijinho e uma flor
Minha linda, foi isso exactamente que me aconteceu, as lágrimas caíram-me em todo o tempo que a evocação durou...
EliminarAbraço grande e coragem, amiga !
✿⊱•°
ResponderEliminarHonra e paz.
Que Deus encontre uma maneira de nos livrar das guerras!
Como dói!!! Dói que esteja acontecendo hoje.
Bom fim de semana!
Beijinhos.
¸.✿⊱╮╮
Minha querida, quem tem que nos livrar da guerra e do sofrimento são os Senhores do Mundo, aqueles que não olham a meios para ficarem riquissimos e atingirem o Poder.
EliminarPorque, como sabe, o ser humano tem livre arbítrio!
Abraço grandeeeeee e bom fim de semana, lindinha :)
De volta, vim deixar um beijo! Linda homenagem! chica
ResponderEliminarbem regressada, seja, que já tinha saudades!
EliminarGrato abraço e bom final de semana, Chica ;)
Amém !
ResponderEliminarSe toda a gente ecoasse esse teu Amém, Maria, talvez já as guerras tivessem acabado e nós não tivéssemos que assistir , impotentes, às chacinas gratuitas e cobardes que pululam por esse pobre planeta, também ele tão agredido...
EliminarAbraço , grande.
Dona moça, realmente é de se lastimar! Imagino a emoção que vc sentiu, não é para menos.
ResponderEliminarMas, o bicho homem não aprendeu, ai está Israel aniquilando o povo da Palestina.
No ritmo atual das mortes imposta por Israel à Palestina, não teremos apenas 200 mil mortes, e sim o extermínio de um povo, ou seja, o povo palestino será riscado do mapa tudo em nome do estado judeu, até quando?
O Sibarita
Inesquecível emoção, sim!
EliminarIsrael seria o último dos povos a perseguir , quanto mais chacinar, quem quer que fosse.
O que está acontecendo em Gaza é um crime contra a Humanidade e a ONU continua com discursos de ocasião, a UE provoca uma crise na Ucrânia e os EUA lucram com tudo isto e apoiam sem condições Israel.
Já ouviu ou leu alguma vez um judeu ter uma única palavra em memória das outras vítimas do nazismo? E foram tantos milhões ...
Em Birkenau, numa só noite, foram queimados , incluindo famílias inteiras, milhares de ciganos...Já viu algum filme de Hollywood , um documentário , um livro sobre esse drama?
Benjamin N está de mãos livres para o extermínio completo da desgraçada população do gueto que é Gaza e sabe isso perfeitamente, portanto continuará até matar toda a gente.
Só que se os homens se fingem de surdos , cegos e mudos até porque a Banca sionista tem as rédeas do poder político nas mãos (veja-se o Banco judeu Goldman-Sachs...), a Lei de Retorno existe e não falha nem recebe subornos, pelo que estas criaturas e seus cúmplices terão um bem pesado karma!!
Ainda: se eu aparecer morta, a única coisa a descobrir é se fui assassinada pela "raça superior" ou pelo "povo eleito", pois tanto nazis como sionistas estão enfadados com as minhas posições....
Abraço para si
As marcas da história fazem-se sentir, principalmente quando a questão é respeito pelos direitos humanos!
ResponderEliminarSem dúvida!
EliminarE cada vez mais temos que fazer respeitar esses direitos e levantar a voz contra quem os esmaga!
Bom resto de dia :)
Para que nunca se esqueça!
ResponderEliminarNão podemos nem devemos deixar esquecer o que é realmente importante!
EliminarFica bem.
Oi São
ResponderEliminarUm sofrimento inimaginável daquele povo e posso sim é imaginar a sua emoção em Varsóvia ,visto ser tão sensível ao infortúnio que essas guerras provocam.
Essa semana vi o filme 'O menino do pijama listrado' que conta a história dos judeus nos campo de concentração e pensar que ainda hoje a situação só mudou na forma de planejá-las mas a matança é igual.
grande abraço amiga .
Bem vinda!
EliminarOs polacos, nos planos de Hitler seriam extintos em 80% , ficando os outros 20% para trabalho escravo e, em proporção, morreram mais polacos do que judeus em Auschwitz-Birkenau, complexo que não foi construído par exterminar judeus nem nunca teve isso como função principal!
Vi a apresentação desse filme e, mais uma vez, me pesa muitissimo o silêmcio injusto e inexplicável sobre todas as outras vítimas do nazismo: deficientes alemães, prisioneiros de guerra, opositores políticos, homossexuais, testemunhas-de-Jeová, ciganos( que numa só noite milhares foram queimados em Birkenau)
E dói, como dói, a chacina brutal que um povo tão perseguido como foi o judeu, esteja a fazer cair sobre os palestinianos do gueto de Gaza!!
Abraço grande, Lis :)
Querida São, sempre actualíssima e sem deixar passar marcos memoráveis.
ResponderEliminarUm grande beijinho.
Minha amiga, com o que estamos assistindo de chacina no gueto de Gaza por deliberação dos judeus, jamais podemos calar as infâmias e o absurdo que as guerras e os genocídios são!
EliminarAbraço caloroso, Manela :)
Tantas atrocidades que são cometidas contra povos que nenhum mal fizeram...
ResponderEliminarSou totalmente contra as guerras, as invasões...
Desejo que esteja bem.
Bj.
Irene Alves
E o pior é que estas barbaridades prosseguem e segundo os duplos critérios e os interesses dos Senhores do Mundo, neste momento são EUA, que é o novo império...e eu que, tonta, fiquei tão feliz com o derrube do Muro de Berlim!
EliminarEsperando que esteja bem, lhe deixo grande abraço, Irene :)
Uma emoção sentida que sempre ficará na lembrança.
ResponderEliminarBeijos,
Élys.
Enquanto eu viver, ficará sim...mas não é a única!
EliminarAgradeço e retribuo os beijos :)
Boa tarde,
ResponderEliminarDatas que não devem de ser esquecidas por todos, incluindo as novas gerações que devem ter conhecimento dos acontecimentos históricos que levou a povo a lutar pela sua liberdade, o perigo da extrema direita avança pela Europa, hoje, eles são mais de que ontem, se a novas gerações não impedirem o avanço, pode muito bem acontecer a extrema direita mandar na Europa.
Pessoalmente estou convencido, os actuais (des) governantes (incluindo o incompetente do poço de Boliqueime) estão desejando o avanço da extrema direita.
Dia feliz
AG
http://momentosagomes-ag.blogspot.pt/
Boa noite !
EliminarNão lhe disse lá, digo-lhe agora que li "Esteiros" ainda muito nova.
Gostaria de não poder concordar consigo nos aspectos que referiu, mas , efectivamente, ou as gerações mais novas estão alerta ou a extrema-direita ganha terreno .
Aliás, em Portugal tudo quanto é público está a ser destruído e o trabalho a ser desvalorizado, enquanto a gestão privada - tão incensada e lisojeada - só nos tem arrastado para o abismo.
Este caso da Famiglia Espírito Santo é vergonhosamente exemplar!!
Até sempre :)
Olá, São!
ResponderEliminarA emoção alia-se à lição daqueles que entraram para a História pela força da sua coragem e honradez. Bonita e lúcida homenagem! Bjsss
PS: Eu tive uma professora de Direito Civil que perdeu quase todos os parentes na invasão do Gueto de Varsóvia. Ela nos contou com detalhes a penúria e o sofrimento dos seus antepassados. Terrível!
Bem vinda!
EliminarDo gueto de Varsóvia já nada resta, porque eu disse à guia que gostaria de ir até lá, mas com a destruição de 85% da cidade ...desapareceu o que restava após a resistência dos seus ocupantes.
Em Auschwitz-Birkenau, na segunda vez que visitei, comprei o livro de uma sobrevivente deste complexo nazi e que tinha cerca de dez anos quando viveu com a família a luta no interior do gueto: impressionante o seu testemunho!
Penso que todas as homenagens a pessoas que lutam por causas justas são merecidas e nunca são em demasia.
Em Portugal, infelizmente, não se cultiva a memória...Dois dos feriados abolidos pela coligação de Direita PSD/CDS presentemente no Governo e com a aprovação do Presidente da República também de Direita (PSD) foi a expulsão dos espanhóis e , portanto, o retomar da nossa independência enquanto país e o outro foi o da implantação da República, cujo centenário fora festejado com pompa e circunstância no ano anterior!!
Sophia de Mello Breyner Andressen é uma das nossas maiores escritoras e , por isso, foi trasladada muito recentemente para o panteão Nacional,,,dois dias depois, o ministério da Educação anunciou que iria retirar do currículo de Português a sua obra !!
Grato abraço e feliz semana, minha amiga :)
Honra e paz sempre, São, a quem é capaz de lutar por essa causa! Boa semana, querida amiga.
ResponderEliminarSempre merece homenagem quel luta por causas justas e não recua perante nada!!
EliminarUm forte abraço, amigo meu :)
Boa noite São!
ResponderEliminarNão dá para imaginar, mas para senti dentro do nosso coração o sentimento que evadiu teu coração neste exato momento.
Uma linda semana para você!
abraço amigo
Maria Alice
Bem vinda!
EliminarO que eu senti naqueles momentos ( ou quando percorri Auschwitz-Bikenau e o Campo de Concentração do Tarrafal de Santiago, Cabo Verde) não dá para ser transmitido em palavras, não!
Num carinhoso abraço, agradeço e retribuo o desejo de uma excelente semana :)
Já tinha lido o post e até pensava ter comentado, mas devo ter esquecido.
ResponderEliminarHoje voltei ao médico ainda por causa daquele dente extraído em Março. Tem-me posto quase doida.
Um abraço
Não comentou, não: não eliminei nada ...
EliminarTudo de bom para o seu marido e que esse dente maluco (ou o que resta dele) a deixe em paz!
Abraço para vós e beijos à neta :)
Histórias que deixam moça.
ResponderEliminarBj
Mossa e consequências terríveis, porque o conflito israelo-palestiniano tem origem na GRande Guerra e no que daí resultou...
EliminarBons sonhos :)