4815 ABUSOS SEXUAIS DA IGREJA CATÓLICA PORTUGUESA
A Comissão Independente sobre os abusos sexuais cometidos pela Igreja Católica em Portugal constituída por Pedro Strecht , presidente, Ana Nunes de Almeida, Álvaro Laborinho Lúcio, Daniel Sampaio, Filipa Tavares e Catarina Vasconcelos, apresentou hoje publicamente os resultados do seu trabalho na Fundação Gulbenkian.
E estes resultados são verdadeiramente chocantes e mais uma nódoa inapagável sobre a Igreja : 4815 crianças e adolescentes vítimas de crimes sexuais.
O que a Comissão nos revela é tão só a ponta do icebergue , com a agravante , péssima agravante, de muitos dos crimes já terem prescrito e de muitos dos criminosos continuarem no activo.
A Comissão enviou vinte e cinco casos para o Ministério Público, mas , sinceramente, não creio que venham daí resultados punitivos para os predadores.
Aliás, a hierarquia da Igreja sempre os protegeu , desvalorizando o testemunho das vítimas e sendo completamente indiferente ao profundo sofrimento das mesmas e às consequências marcantes na sua vida futura .
Não consigo entender a prescrição de crimes hediondos como atacar sexualmente uma criança/adolescente valendo-se do facto de ser membro religioso , sabendo que ficará impune com a cumplicidade de quem lhe é superior na hierarquia.
Também está para lá da minha capacidade de entendimento como milhões de pessoas , apesar dos crimes do cristianismo ao longo da História, continuam a seguir uma religião que exclui a Mulher e tem um clero decisório exclusivamente masculino que, sem experiência de vida conjugal nem de paternidade, dita regras e censura asperamente quem as não segue.
Nem o deus que estas criaturas inventaram lhes perdoará!!!
Uma tragédia. ASSASSINOS. Apetece perguntar? Deus existe?
ResponderEliminar.
Semana feliz… cumprimentos poéticos.
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.
Eu creio que Algo que nos transcende existe , seja qual for a invocação que lhe queiram dar.
EliminarO que não acredito de maneira alguma é no deus inventado pelo Homem nem no clero , que nem deveria existir sequer.
Estes criminosos deveriam sofrer prisão perpétua - assim como quem os justifica, encobre e protege!!!
Porém, a responsabilidade é também de quem os segue acéfalamente e sem questionar nada!
Saudações cordiais.
Um verdadeiro horror.
ResponderEliminarNenhum Deus pode perdoar semelhante horror.
Abraço e saúde
Estes canalhas que outros canalhas protegem - todos eles sofrerão as consequências dos crimes que praticaram . porque a lei de Retorno existe e funciona.
EliminarMas seria bom que sofressem condenações bem duras da Justiça humana, mas duvido que isso venha a acontecer.
Abraço
Boa noite de paz, querida amiga São!
ResponderEliminarAqui, no outro dia um pastor matou a mulher e no ano passado, matou (incendiou) seus filhos depois de os violentar, uma crueldade imensa.
Em todas religiões há monstruosidades que não concebermos em hipótese alguma.
Em se tratando de quem deveria dar exemplo ao mundo, é mais monstruoso ainda.
Como a humanidade, prega o que não vive na realidade.
Não creio ser só em Portugal amiga.
Tenha uma nova semana abençoada!
Beijinhos
Bem vinda, querida Rosélia!
EliminarQue horror!! Como é possível alguém que afirma representar a divindade fazer esses crimes bárbaros?!
Infelizmente , não é só em Portugal, como diz. Receio, porém que em Portugal nenhum bispo ou responsável do clero siga o exemplo do que aconteceu noutros países e se demita ou que os predadores sejam punidos.
O bispo Ornelas apresentou desculpas, mas se não houver actos reais de auxílio às vítimas ( a mais nova tinha dois anos, meu Deus !!!), isso não passa de retórica ....
Minha amiga, terno abraço e feliz resto de semana.
Para que andamos a colocar as nossas Crianças na catequese? Para que as educamos a ir à missa? EU? Já não acredito na Igreja católica. Enfim. VERGONHOSO
ResponderEliminar.
Beijo, e uma boa noite
Eu sou crente, mas não sigo nenhuma religião.
EliminarQuanto a mim, o clero não deveria existir .Nunca senti necessidade de um intermediário entre mim e Deus.
O meu filho andou nos escuteiros na adolescência, mas nunca teve catequese nem frequentou missas nem esse tipo de actividades.
Crimes sinistros que sempre existiram e vão continuar a existir porque as pessoas não são capazes de pensar pela sua pr´pria cabeça .
Beijinho, Ci.
Olá São,
ResponderEliminaruma vergonha de gente, metem nojo TODOS e não venham agora dizer que não sabiam...por essas e por outras é que cada vez há menos pessoas a frequentar as igrejas, as missas...quando se vai lá vemos que são sempre "os mesmos"!...
Agora venho agradecer a visita e o comentário e dar uma explicação sobre a exposição das fotos vencedoras...uma coisa digo, fiquei sem vontade de voltar a concorrer e no entanto, fui uma das vencedoras e a única com 2 fotos vencedoras, mas percebi que aquele departamento da autarquia funciona mesmo MUITO MAL
Tbm participei porque alguém me disse foi em modo "passar a palavra" e eu tbm chamei outras pessoas...de outro modo não saberia da Maratona! Que aconteceu a 28 de agosto, poucas inscrições, poucas pessoas sabiam...passou 1 mês e nada, 2 meses e nada...ninguém dizia nada se já havia vencedores, quando eu telefonava ninguém sabia informar nada, o júri era composto por 5 elementos, enfim, fiquei a saber a meio de dezembro que já tinha saído a notícia nas REDES SOCIAIS e eu como não vejo nada nas redes sociais das autarquias, nunca iria saber se não telefonasse e fosse uma "chata"!!!
Obrigada pelos Parabéns.
sobre ter escrito..."A divulgação destas iniciativas deixa muito a desejar", pois não sei o porquê, mas tbm não interessa nada... nem um desgraçado "prémiozito" deram e isso não motiva as pessoas a participar!
e eu não sabia que vivia no Barreiro, fiquei agora a saber
Abraço e boa semana. Tulipa
O cristianismo está a afastar as pessoas e nem precisa de ajuda exterior, pois quem o representa continua a fazer um trabalho impecável de crimes hediondos ...
EliminarFiquei surpreendida pela ausência de informação a quem venceu e de um prémio, simbólico que fosse.
Sim , vivo aqui desde os sete anos.
Abraço, bom resto de semana
Contrariar as leis da Natureza sempre foi um dos problemas da Igreja.
ResponderEliminarO celibato dos padres dá estes resultados macabros, grotescos.
Porque fazer uma lei que proíba alguém de defecar ou urinar é inútil.
Proibir alguém de dar vazão aos seus impulsos sexuais resulta em perversão.
E este número aberrante é só o dos que tiveram coragem de falar.
Quantos são os silenciosos?
Anselmo Borges afirmou na RTP que o celibato deve acabar urgentemente e eu concordo convosco.
EliminarE o ensino nos seminários também tem que ser revisto : é errado encerrar durante anos um jovem longe da realidade , apresentar-lhe a Mulher como fonte de todos os males e endoutriná-lo.
Os silenciosos serão muitissimos mais milhares, porque se descobriram quase cinco mil no pouco tempo que tiveram e com as dificuldades de acesso aos arquivos, imagine-se o que teria vindo a conhecer-se ....
E cerca de cem continuam no activo
Infelizmente é uma situação que se arrasta ao longo do tempo e ainda nos nossos dias continua a acontecer, com toda a cumplicidade das cúpulas da Igreja católica.
ResponderEliminarEsperemos que os responsáveis sejam severamente punidos. Não pela "justiça" da Igreja, mas pela justiça verdadeira, pelos tribunais comuns. Porque quem fez estes crimes hediondos são pessoas, não seres acima da justiça comu, porque ninguém está acima da lei.
Felicito-te, amiga São, por este texto contundente que concordo na íntegra.
Votos de uma excelente semana.
Beijinhos, com carinho e amizade.
Mário Margaride
http://poesiaaquiesta.blogspot.com
Estas criaturas são sinistras, tanto quem violentou as vítimas como quem encobriu os criminosos!!
EliminarTens razão : a Igreja não está acima da lei, mas considera-se sagrada e com liberdade para actuar como lhe apetece sem que tenha que responder pelos seus actos.
Grato abraço , tudo de bom, meu amigo.
Merecerían ser quemados en el infierno eternamente.
ResponderEliminarBesos.
Mas como o inferno não existe, então que a justiça humana os puna com pesadas penas, de preferência perpétuas!
EliminarBeso, feliz S. Valentim
Como não posso comentar no teu outro blogue, deixo aqui a minha mensagem do Dia de São Valentim:
ResponderEliminar❤️ Hoje e sempre um feliz dia para quem está enamorado, nem que seja pela vida ❤️
Quanto à tua publicação sobre os abusos sexuais dentro da igreja católica todo o mundo sabia e fazia de conta. Os portugueses amam o Papa Francisco, que encobriu o seu amigo, quando era bispo na Argentina.
Há casos de abuso sexual na Igreja Luterana || Protestante, mas há mais clareza e interesse em conhecer a verdade e de não a esconder como faz a igreja católica 👿
Abraço forte e solidário das margens do rio Reno 💙
Minha querida, agradeço e retribuo a tua mensagem de S. Valentim.
EliminarLamento esta absurda situação da impossibilidade de se comentar. Que também me toca quanto aos teus espaços.
Erros graves existem sempre em tudo quanto é humano.
As agressões sexuais a crianças deveriam ser puníveis com pena perpétua.
Não concebo que a Religião, seja ela qual for, que diz representar a divindade e dirige a vida de quem a segue, não expurgue drasticamente e sem remissão criminosos deste jaez. Pior ainda, que os encubra e proteja, sem o menor respeito pelas vítimas !!
Estreito e caloroso abraço, minha amiga, tudo de bom
Que sejam punidos e a justiça não se compadeça pois é inaceitável e repugnante estes comportamentos 😔
ResponderEliminarAcabei de ler algo que me deixou de rastos : a mais nova das vítimas , tinha dois anos !!!
EliminarEstas criaturas têm que ser duramente punidas e quem as encobriu também !!
Estes crimes execráveis merecem prisão perpétua!!
Estou muito chocada e revoltada com as notícias que vejo, será que a justiça fica cega e surda com estas pessoas sinistras?
ResponderEliminarBjs, continuação de boa semana
A Justiça há pouco tempo absolveu um pai que abusava de uma filha com quatro anos porque não tinha antecedentes criminais...
EliminarNão tenho muita esperança que estas criaturas abomináveis acarretem as duras consequências merecidas +pelos seus crimes. E refiro-me, além dos predadores , a quem os protegeu
Abraço , tudo de bom.
Enfim! Para mim, religião... rima com podridão...
ResponderEliminar"Já pecaste?" Perguntava um clerical asqueroso a uma criança antes de...
Estive nesse dia a ouvir pela Antena 1... o que a Comissão foi relatando... Graças a Deus que o meu pai, sempre me soube afastar destes rituais de crendices... nem aulas de Religião e Moral tive ordem de frequentar nunca!
Beijinhos
Ana
Eu frequentei essas aulas , cheguei a confessar-me uma vez ou duas e fui baptizada aos sete anos, já na escola primária, porque os meus foram obrigados a isso.
EliminarReligião é algo que nada me diz desde sempre, porque ainda hoje me lembro de um ilustração do catecismo da escola primária onde o caminho para o céu era íngreme e para o inferno um automóvel numa estrada alcatroada : isto causou-me grande estranheza porque via quem tinha Poder andar de automóvel, coisa que a minha família não tinha.
E foram estas contradições que me afastaram desde logo .
Por isso, nunca segui nem sigo nenhuma religião e estou muito mais próxima do Budismo, que é uma filosofia de vida.
O clero , de qualquer religião que seja, deveria ser extinto .
A Comissão fez muito bem em ler os depoimentos, que partem o coração, porque o impacto é muito maior do que se fossem só números.
Considero tão criminosos quem cometeu os abusos como quem os encobriu e os protegeu e protege. Como, os bispos Manuel Linda , Jorge Ortiga e o de Beja.
Não tenho nenhuma esperança de que sejam devidamente punidos, infelizmente.
Abraço, Ana