"CHEGA"
Nas recentes eleições legislativas ( 10 de Março 2024), o Chega conseguiu um enorme crescimento e ficou com um grupo de cinquenta deputados, entre os quais treze mulheres, na Assembleia da República portuguesa.
O povo é soberano e estamos em democracia , graças ao golpe militar que derrubou a ditadura em 25 de Abril de 1974. Consequentemente , nada de ilegítimo.
O pior é ser um partido de extrema-direita, misógino, racista , xenófobo, defensor da pena de morte. Entre outras coisas.
Há vários anos que defendo publicamente a necessidade dos partidos democráticos refletirem seriamente sobre os motivos da vertiginosa ascensão da extrema-direita. Em particular, no nosso país, Partido Socialista (PS) e Partido Social Democrata (PSD) , porque têm dividido entre si a responsabilidade da governação neste meio século de democracia.
Os portugueses que votaram neste partido ultrapassaram o milhão de eleitores. Dizem-me que duas das razões de tão elevada votação passam pelo rigor com que Augusto Santos Silva impôs ordem na Assembleia da República (AR) face aos comportamentos dos deputados do Chega e para protestarem contra os erros do anterior Governo.
Como um alto dirigente do PSD afirma ser necessário acarinhar quem votou Chega e dada a acusação de excessiva dureza ao anterior , temo que Aguiar Branco, eleito Presidente da AR à quarta votação e após o boicote institucional do Chega sob pretextos ridículos, seja muito permissivo quanto aos insultos, pateadas, interrupções e tudo o mais da bancada extremista. Como , aliás, se verificou quando André Ventura se dirigiu a Augusto Santos Silva, ausente , e a Luís Montenegro, já indigitado como primeiro-ministro, tratando-os por "tu".
Quanto a ser uma votação de protesto, não faz sentido : existem partidos tanto à Direita como à Esquerda para tal. Desagradaram-me decisões e casos do anterior Executivo e até concordo com pena perpétua para determinados crimes e com a castração química dos violadores (especialmente pedófilos) e nem por isso votei Chega .
Tudo quanto aconteça de indigno e perigoso para o normal funcionamento das instituições democráticas por parte do Chega, responsabiliza sem apelo nem agravo quem deliberadamente e em consciência colocou aquelas cinquenta criaturas na Casa da Democracia !!
Nota:
Toma posse hoje o XXIV Governo , sendo Luís Montenegro o Primeiro-Ministro. Que tenha boa sorte !
Vamos ver o que nos espera!!
ResponderEliminar.
Coisas de uma Vida...
Beijos e uma excelente semana.
Veremos, sim...
EliminarAbraço, Ci!
Aqui, minha amiga, enfrentamos situação parecida, infelizmente! Os erros do governo Dilma ensejaram o nascimento de Bolsonaro, energúmeno corresponsável pela morte de 700.000 brasileiros, inúmeros indígenas e muitos hectares de meio ambiente. Também não consigo atinar com as razões do crescimento da extrema direita, em todo o mundo; sou contra qualquer extremismo. Será que o mundo já esqueceu o Hitler? Meu abraço, boa semana.
ResponderEliminarMeu Amigo, a memória é curta , pelos vistos...
EliminarTambém não me revejo em nenhuma posição extremada.
Espero que no Brasil , a situação melhore agora.
Aqui, estamos na corda bamba...
Abraço grande :)
Olá São
ResponderEliminarE cá estamos nós...esperando ( se é que se pode ainda esperar)
Vamos ver se somos nós que vamos ter sorte.
Deixo abraço e brisas doces*
Não nos resta nada além de esperar e não me parece que dessa espera venha algo bom...
EliminarQue Abril, o mês da nossa liberdade, lhe deixe óptimas memórias.
Terno abraço :)
Uy ese tipo de politicos dan miedo. Te mando un beso.
ResponderEliminarDão e muito!
EliminarBesos
Todos ficamos apreensivos quando percebemos a radiicalidade vencendo e avançando.
ResponderEliminarUltimamente ando bastante afastada das noíticias no meu País com relaçao a politica.
Muitos descalabros no Governo passado e sem esperanças nesse.
Enfim, caminhamos São
grande abraço
A Política é uma actividade nobre, mas que, desgraçadamente, está a ser muitissimo adulterada nos seus objectivos, que são o de dar qualidade de vida às pessoas.
EliminarSó não entendo como é que estando insatisfeitas com a situação actual e exigindo, por exemplo, melhor qualidade em ambos os sectores do Serviço Nacional de Saúde e da Escola Pública, as pessoas votam no Chega , que tem no seu programa bem clara a extinção de ambos!!!
Minha amiga, solidário abraço.
Cuidado com a vitimização desta gente.
ResponderEliminarSó os faz crescer.
Faço minhas as palavras do Pedro.
EliminarAntónio Costa destrui o Bloco de Esquerda e o Partido Comunista Português com a famosa geringonça. Agora tem apenas nove votos juntos.
O Luís Montenegro que faça uma geringonça à direita e a destruição do CHEGA será perfeita 🇵🇹
Abraço forte e solidário da amiga de longe 🌷
O Pedro tem razão, tem que se ter cuidado , mas não podemos ficar reféns das criaturas!
EliminarO PCP e o BE pagaram caro , sim.
EliminarNão me parece que acontecesse igual ao Chega se o PSD se coligar com ele . Na minha opinião, penso que seria o PSD a pagar a factura.
Grato abraço pela solidariedade, minha amiga, bem necessitamos.
Bom resto de semana :)
Olá, amiga São.
ResponderEliminarInfelizmente é uma realidade que temos que suportar. Mas temos que estar bem atentos aos seus movimentos.
Em democracia temos que aceitar os votos dos portugueses que neles votaram, por muito que sejam racistas, xenófobos, fascistas, e tudo que representam de saudosismo Salazarista.
É certo é sabido que não foram só votos de protesto. Foram votos da abstenção racista e racista que esperavam por um partido que defendesse os seus interesses.
É na Assembleia da REPÚBLICA, que os restantes partidos democráticos têm que saber lidar muito bem com estes 50 deputados do CHEGA, por muito que nos custe a aceitar.
Continuação de feliz semana, com muita saúde e paz.
Beijinhos, com e amizade.
Mário Margaride
http://poesiaaquiesta.blogspot.com
https://soltaastuaspalavras.blogspot.com
Totalmente de acordo contigo!
EliminarEstas criaturas vão ter que ser tratadas com pinças, mas sem receio.
Sim, muitos saudosistas e outros "istas " estavam no CDS porque não existia um partido ainda mais à direita.Agora já têm voz parlamentar....
Meu amigo, grande abraço e que Abril, mês da nossa libertação, te deixe felizes memórias !
Ainda bem que não optaram pela paridade!
ResponderEliminarAbraço
Ainda bem !
EliminarBeijinho .
Se ha evitado una catástrofe.
ResponderEliminarBesos.
Mas mesmo assim, uma tristeza...
EliminarBesos
Boa noite, amiga São,
ResponderEliminarPassando por aqui, reiterando o comentário que deixei em cima, e deixar os votos de um feliz fim de semana, com muita saúde e paz.
Beijinhos, com carinho e amizade.
Mário Margaride
http://poesiaaquiesta.blogspot.com
https://soltaastuaspalavras.blogspot.com
EliminarO Governo começa mal, com sinais muito errados.
Com tanta coisa a resolver , a primeira preocupação é mudar o logotipo ?!
O discurso de Montenegro vai repescar ideias do reformado de Boliqueime e fala de "forças de bloqueio" e diz "deixem-nos trabalhar" ?!
Para quem prometeu renovação , as Secretarias de Estado não deveriam ter pessoas mais do que conhecidas e algumas " a cheirar a mofo e a igreja", como já ouvi.
A "Grande Entrevista" de Hugo Soares foi de uma pobreza franciscana, limitando-se a repetir três ou quatro frases feitas.
Grato abraço, meu amigo, para ti e família feliz finam de semana :)
Hoje voltei a tentar entrar e aqui cheguei...
ResponderEliminarSobre teu post, vou (lá no meu espaço) desenvolver o tema
pois a oportunidade de o fazer está mesmo a valer a pena
Abraço persistente
Fico contente por te ver aqui.
EliminarVou tentar entrar e ler o teu desenvolvimento, até agora não consegui.
Abraço, bom fim de semana :)
Así la democracia no sea perfecta, es mejor que la dictadura. Saludos. Carlos
ResponderEliminarConcordo totalmente, mas , pelos resultados eleitorais, parece haver mais de um milhão de criaturas a preferirem a ditadura!!
EliminarAbrazo, buen finde.
Muy querida amiga Sao :
ResponderEliminarMe identifico contigo cuando con sabiduria expresas que resulta mas que oportuno alejarnos de cualquier cosa que sea indigna y peligrosa para el funcionamiento normal de las instituciones democráticas.
Te abrazo con muchisimo aprecio.
Bem vindo, estimado amigo!
EliminarA Democracia não é perfeita , mas é o sistema que mais direitos nos dá.
Porém, parece que, desgraçadamente, o mundo se está olvidando dessa verdade.
Jamais imaginei que uma parte do povo português colocasse meia centena de criaturas de extrema-direita no Parlamento e , para cúmulo, os cinquenta anos em que se festeja a queda da ditadura Salazar-Caetano...
Abraço com carinho e amizade, querido Ricardo, bom fim de semana.
Agora é esperar o que aí vem.
ResponderEliminarBoa semana!
Isabel Sá
Brilhos da Moda
Esperemos, que outra coisa não nos é possível agora!
EliminarBoa semana .