CONCLAVE
Estão presentes vários cardeais portugueses, mas não se vê hipótese de algum deles ser eleito Papa, por várias circunstâncias.
Pelas posições que têm tomado , nenhum dos africanos nem o estado-unidense , por exemplo, me parecem os melhores para continuação do trabalho anterior de abertura do Vaticano ao mundo e às pessoas crentes e não crentes.
Supostamente , os participantes serão inspirados pelo Espírito Santo, mas é do nosso conhecimento como tem sido ao longo de séculos a escolha de altos cargos na Igreja, muito particularmente o de importância máxima, isto é, o papado e de todas as intrigas e jogos de poder que o rodeiam.
Recomendo a leitura de "Conclave ", cuja adaptação ao cinema foi premiada contando com excelentes interpretações e que vi e muito me agradou.
Resta-nos a esperança de que o sucessor do argentino Jorge Bergoglio seja digno do seu legado e não faça retroceder a Santa Igreja Católica Apostólica Romana nem quem a segue, que não é o meu caso.
Vi o filme... e os dados estão lançados! Pode ser que seja a escolha certa! Bj
ResponderEliminarUm filme muito interessante.
EliminarEsperemos que seja, sim, para bem da Humanidade. Porém, não gostei da ida de Vance ao Vaticano.
Abraço.
Não tenho opinião sobre o assunto.
ResponderEliminarPelo menos que não seja um conservador, bafiento!
Abraço
É mesmo para não ser um bafiento é que não pode ser nenhum dos de África nem dos EUA.
EliminarAbraço.
Não li, ainda. Tomo nota. Aliás já vi à venda...
ResponderEliminarQue seja o menos mau...afinal também será um chefe de Estado.
Um beijinho
Sinceramente, não considero uma boa escolha a de um cardeal dos EUA , tendo como presidente Trump e como vice presidente Vance !!
EliminarVeremos como actuará Leão XIV...
Beijinhos
Vi la película me gusto. Esperemos que el nuevo Papa sea un buen hombre. Te ,mando un beso.
ResponderEliminarSim, a película mostra bem os meandros dos conclaves.
EliminarE, para mim, esta escolha de um cardeal estado-unidense após a visita de Vance não é bom sintoma.
Oxalá me engane.
Beso.
Não vi o filme. Mas sei a história. Curiosamente, vem muito a propósito do que está a acontecer no Vaticano. Com todas as intrigas e interesses pelo poleiro. Sim, interesse pelo poleiro. Não pelo interesse dos seguidores da religião. Os Cardeais e outros que tais, o que querem é chegar ao topo da hierarquia, nada mais.
ResponderEliminarApesar de tudo isto, na minha opinião de não crente, quem se seguir nas eleições papais, que siga pelo menos a política do anterior Papa Francisco.
Beijinhos amiga São. E continuação de boa semana, com tudo de bom.
Mário Margaride
Acabei de ver Leão XIV agradecendo o legado de Francisco . A mim , interessa é o que vai fazer com ele , isto é, se o vai desenvolver ou se o vai enterrar.
EliminarEste conclave quanto a mim a mim nunca deveria ter escolhido um estado- unidense , mas , pelos vistos, a visita de Vance ao Vaticano funcionou bem.
Meu caro amigo, te abraço com estima, bom resto de semana.
E porque é que se diz Conclave?
ResponderEliminarPorque os cardeais ficam fechados à chave (con clave) e sem acesso ao mundo exterior até à eleição do novo Papa.
As coisas (inúteis) que eu sei!
Rrrrsss
EliminarO saber nunca é inútil .
E não ficaram fechados muito tempo : Vance .... perdão, o Espírito Santo trabalhou bem e rapidamente , à quarta votação foi eleito , como convinha , o primeiro Papa dos EUA.
Receio os " segredos"do conclave.
ResponderEliminarBeijinho e continuação de óptima semana, São.😘
Aquilo que eu temia relativamente à visita de Vance ao Vaticano concretizou-se : à quarta votação, o conclave elegeu Robert Prevost como Papa!!
EliminarAbraço e tudo de bom para ti.
Nem tudo que é americano é mau, São!!
ResponderEliminarDiz-se que Robert Prevost é o esquerdista que ninguém esperava.
Entretanto, quero ver o filme e ler o livro.
Boa noite 😘
Minha amiga, eu não faço generalizações , porque são injustas .Consequentemente sei que nem tudo o que vem dos EUA ( ou de qualquer outro país ) é mau. Para cúmulo, sei muito pouco sobre Prevost.
EliminarO que me não me parece conveniente é ter sido escolhido um Papa dos EUA criando simultaneidade com o Elo Perdido, que irá dizer que o mérito foi dele e vai utilizar o fato para tudo quanto lhe vier à cabeça. Além disso, posso estar a ser injusta, esta eleição só vem confirmar as minhas suspeitas aquando da visita de Vance ao Vaticano.
O livro também quero ler, porque, geralmente, gosto mais do que dos filmes.
Beijinho, dorme bem :)