ALBERT COSSERY: "MENDIGOS E ALTIVOS "
Albert Cossery é um escritor em francês que nasceu em 1913 no Cairo, capital do Egipto, e morreu em 2008 em Paris, capital de França. Eu descobri a sua obra muito recentemente através de comentários deveras elogiosos no facebook.
Foi amigo de Albert Camus, Henry Miller e Laurence Durrell e apesar de publicar apenas nove livros, obteve reconhecimento tanto a nível de público como de prémios literários . O livro de que vos falo hoje é considerado a sua obra prima e foi adaptado ao cinema.
"Mendigos e Altivos " passa-se no meio social mais pobre do Cairo e as personagens sobrevivem à custa de expedientes , desprezando completamente a ordem social vigente e não sendo subservientes face a ninguém. No fim, o que o autor mostra é que a dignidade pode ser mantida em qualquer situação.
Recomendo a leitura de "Mendigos e Altivos ", sem dúvida.
EXCERTOS:
"Gohar deixara Ieguene fazer-lhe a narração do encontro com o chefe da polícia, sem se mexer, como se se tratasse duma pitoresca anedota. Mas agora já não percebia. Estaria o companheiro sob influência da droga? A verdade é que não conseguia apreender a relação entre as ameaças do polícia e a resposta de Ieguene. Estaria por acaso Ieguene também metido no tráfico de armas? Não era de todo impossível."
"El Kordi penetrou no vestíbulo em passadas desenvoltas, com o rosto iluminado por um sorriso jovial, mas bruscamente parou, confuso, como se se tivesse enganado de sítio. Os seus olhos contidos abriram-se de espanto ao ver a esquisita assembleia que tinha ante si. Deixara de sorrir. Quis dizer qualquer coisa, mas o polícia não lhe deu tempo para falar; agarrou-o pelo braço e empurrou-o para junto do oficial"

Comentários
Enviar um comentário
Grata pela vinda!
Não saia sem comentar: a sua opinião importa
(-me).
E volte, em paz...