"MAGNIFICA HUMANITAS " - PAPA LEÃO XIV

 Como é do conhecimento de quem me dá o gosto de aqui conviver comigo, eu não sou adepta nem praticante de nenhuma religião.

Isto para vos dizer que acabei de ler há dias a Carta Encíclica " Magnifica Humanitas " do Papa Leão XIV, onde mostra a sua profunda preocupação com a Inteligência Artificial (I.A.) e o impacto muito sério que já tem e terá sobre a Humanidade .

A sua abordagem profunda ao tema é um alerta pesado sobre as consequências de um modo inadequado de se utilizar a I.A.  e o custo que recairá inevitavelmente sobre a dignidade de cada ser humano enquanto pessoa. Dignidade  a ser preservada a todo o custo. E, para isso, é preciso desarmar a Inteligência Artificial ,

Devo dizer que a eleição de um estado-unidense para Sumo Pontífice não me entusiasmou por aí além, especialmente depois da visita de Vance. No entanto, reconheço que , até agora, tem sido uma agradável surpresa.

Recomendo  vivamente a leitura . 

 


EXCERTOS :

_ " É este o critério para orientar os processos tecnológicos : não basta que a Inteligência  Artificial nos torne mais eficientes ou conectados, ela deve servir para edificar a família humana universal, com direitos e deveres partilhados, onde a proximidade digital se torna ocasião concreta de encontro e cuidado recíproco."


_ "  Uma parte significativa do funcionamento da economia digital assenta no trabalho silencioso de milhões de seres humanos , empregados em actividades pouco visíveis, mas essenciais: etiquetagem de dados, moderação de conteúdos - muitas vezes péssimos - e treino de modelos. Em muitos casos, são jovens, maioritariamente mulheres, que trabalham arduamente por uma renumeração mínima (...). Em algumas regiões do mundo, adolescentes e crianças trabalham em condições perigosas na trituração dos materiais donde se extraem as terras raras.(...) Se uma tecnologia promete emancipação , mas produz novas formas de subordinação global, contradiz o princípio fundamental da dignidade da pessoa."

Comentários

  1. En eso el Papa tiene razón. Te mando un beso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida, tanto mais que os valores se estão esvaziando em muita gente.

      Besos.

      Eliminar
  2. Mi muy querida Sao:

    Me identifico con tal preocupación.

    Gran publicación

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu estimado amigo , um ser humano com a tua sabedoria e experiência de vida, só se pode mesmo identificar com Leão XIV.

      Carinhoso abraço, querido Ricardo, tudo de bom .

      Eliminar
  3. Olá, amiga São, acho que não são demasiadas as preocupações do papa, pois a inteligência
    artificial poderá causar grandes danos às sociedades.
    Votos de um ótimo final de semana, com alegria e paz.
    Grande abraço, amiga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem vindo, meu amigo!

      Todas as vozes que alertam para os perigos da má utilização da IA são poucas, porque se chegou já ao ponto de um dos donos desta tecnologia (Bezos, se não me engano ) dizer que as necessidades de água dos centros de dados se sobrepõem às necessidades humanas !!

      Grato abraço, igualmente para o meu amigo e família -

      Eliminar
  4. Como te dije el otro día me temo que es una guerra perdida... tristemente perdida.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também tenho esse receio ... e cada vez mais acentuado.

      Leão XIV clama no deserto.

      Besos.

      Eliminar

Enviar um comentário

Grata pela vinda!

Não saia sem comentar: a sua opinião importa
(-me).

E volte, em paz...

Mensagens populares deste blogue

LOUCURA