Mario Vargas Llosa - A civilização do espetáculo

Comentários

  1. Gostei de ouvir. Retive a ideia de que se a cultura é tudo, de n certa forma não é nada. Também penso assim
    Abraço e bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A cultura é algo que nos faz falta e que deve estar aberta a todas as pessoas.

      Lei o livro : é bem mais interessante do que o discurso.

      Beijinho

      Eliminar
  2. Olá!
    Peço desculpa pela ausência! Um dia a eliminar blogues já removidos, sem querer, removi a minha lista. Claro, demorei tempo para recuperar os blogues através de outros. Hoje encontrei-a! Espero que me entenda. Já não me volta acontecer!

    *
    Queria ser desejo d'outrora, da tua pele {POETIZANDO}
    Beijo e uma boa noite

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem imagina como gosto de aver aqui.

      Realmente, fiquei surpreendida pela ausência, mas ainda bem que tudo está
      já resolvido

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Um Senhor.
    Na escrita e na cidadania.
    Boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Subscrevo

      Sugiro a leitura do livro : é muito interessante

      Boa semana

      Eliminar
  4. No lo aguanto.
    Es un pedante y un clasista.
    Eso sí, escribe bien.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não o conheço muito bem.

      Achei o livro muitissimo melhor do que este discurso, mas os registos são diferentes.

      De certa maneira , concordo com ele : o conceito de Arte tornou-se muito amplo e abarca coisas que eu, pelo menos, não vejo como é possível considerar Arte.

      Claro que a cultura não deve ser nunca classista /elitista.

      Beso, Xavi

      Eliminar
  5. Fiquei um pouco desapontada com o seu discurso, confesso... esta apologia da cultura... muito focada certamente na sua esfera pessoal e muito dirigida para as elites, que têm um certo poder económico, para aprimorar conhecimentos musicais, estéticos, literários... perante as referências culturais elencadas... soou-me a algo oco...
    O Homem pode passar sem esta cultura de refinamento pavoneante... só não pode passar sem valores... sem a noção do bem e do mal...
    Como dizia Saramago... o homem mais sábio do mundo, que ele havia conhecido... não sabia ler, nem escrever... referindo-se ao seu avô...
    Grandes mentes... com grande cultura... usaram-na ao serviço do mal...
    Não me convenceu este discurso de Llosa... como o comentador anterior... pedante... acho que é a palavra que melhor se lhe aplica... no fim deste discurso... na minha opinião, claro...
    Beijinhos, São! Bom fim de semana!
    Ana

    ResponderEliminar
  6. Eu li o livro , de que gostei imenso,e esperava mais do discurso, sinceramente.

    Porém, temos que compreender que os tempos e o registo diferem e os resultados não podem ser
    iguais.

    A cultura não pode ser elitista, mas não entendo como se chama Arte a determinado tipo de objectos.

    Talvez seja responsabilidade minha porque realmente o meu conceito de Arte não consegue ser tão abrangente que considere artístico, por exemplo, um ser humano nu deitado no chão para ser explorado por quem visita a Exposição.

    E a instrução não implica , infelizmente, a existência da sensibilidade e da sabedoria. Nisso Saramago tem razão.

    Beijinho, Ana, boa semana

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Grata pela vinda!

Não saia sem comentar: a sua opinião importa
(-me).

E volte, em paz...

Mensagens populares deste blogue

CITAÇÃO - ÉSQUILO

NAUFRÁGIOS