Se bem entendi a frase, o autor está a referir-se ao facto, de que, a poesia, será um meio de alertar consciências para que esta tragédia não volte a acontecer.
Sim, é o que faria mais sentido, mas , sinceramente, não entendo muito bem o significado da afirmação...
Para mim, a educação é indispensável para formar pessoas responsáveis e a poesia pode ser uma excelente forma de alerta e denúncia de situações condenáveis.
Escribir poesía acerca de aquel campo de concentración debe ser tremendo, por lo menos habría que visitar el lugar que hoy en día ha quedado como un museo para miles de turistas, Sao. Dicen que es un lugar muy tétrico. Un abrazo.
Respondo-te ao som de um dos poemas escritos por um prisioneiro de Auschwitz , musicado por Mikis Theodorakis e canatdo por Maria Fantouri -
Já estive duas vezes em Auschwitz-Birkenau (Polónia) e foi uma experiência terrível , não só pelas tragédias pessoais e colectivas ( numa noite foram gaseadas e queimadas centenas de pessoas ciganas, incluindo famílias inteiras) como pela transformação da Faixa de Gaza na versão moderna do Gueto de Varsóvia por Israel .
Mas a poesia também pode combater toda e qualquer forma de violência, seja ela sob a forma de nazismo ou qualquer outra. E, por isso, acaba por educar. Beijo, querida amiga São.
Convicções, ainda a quente... sob o efeito dos trágicos acontecimentos que se vivenciaram nessa altura, na Segunda Guerra... o que diria o mesmo poeta, se soubesse que de vitimas nessa altura... passaram a carrascos, na actualidade, dados os acontecimentos que se praticam há anos a fio na Faixa de Gazza... Parece que efectivamente, nem mesmo com educação, pouco se aprende, quando não há memória, nem humanidade nos corações das pessoas... Beijinhos Ana
Esta frase además de cierta es buen poderosa “ ¡Escribir poesía después de Auschwitz es bárbaro y la educación tiene como objetivo evitar la repetición! "
Gracias por recordarnos esas horribles épocas que no debemos olvidar para que no se repitan en el presente.
"QUEM APRENDE DEVE SOFRER. E MESMO NO NOSSO SONO A DOR QUE NÃO CONSEGUIMOS ESQUECER CAI GOTA A GOTA NO CORAÇÃO, ATÉ QUE EM DESESPERO, CONTRA A NOSSA VONTADE, A SABEDORIA CHEGA PELA TERRÍVEL GRAÇA DE DEUS !" ÉSQUILO
"Podem dizer que é uma ideia utópica, mas é a minha utopia. As guerras, as pandemias, as alterações climáticas, só podem ser controladas por um governo mundial que tenha efectivamente poder. Senão acontece aquilo que estamos a ver: Israel a fazer coisas estranhas , o mundo inteiro a criticar - com excepção dos E. U. A. e da Europa por imitação - mas sem ninguém se importar verdadeiramente... As Nações Unidas, tal como estão concebidas, são um governo mundial impotente. " *Orhan Pamuk é um escritor turco, vencedor do Nobel de Literatura em 2006.
Pois ... par ler e entrar em reflexão sobre ...
ResponderEliminar.
Saudações natalícias
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.
Discordo da primeira parte e concordo com a segunda, porque a educação é muito importante e a poesia pode despertar consciências!
EliminarAgradecidas e retribuidas.
Não percebi muito bem!:)
ResponderEliminar*
Quantas vezes subo os degraus da minha alma
*
Um excelente feriado a todos.
Pois, eu também não entendo muito bem porque motivo se deveria deixar de escrever poesia quando ela pode servir a justiça social e a paz.
EliminarQuanto à importância da educação para evitar o nazismo e coisas semelhantes, Adorno tem toda a razão!
Abraço, Ci!
A última parte da frase faz muito mais sentido que a primeira.
ResponderEliminarO poema é uma arma.
Conhece?
O início da frase ainda faz menos sentido quando os descendentes dos massacrados pelo nazismo massacram eles próprios os palestinianos!!
EliminarSim, conheço há anos e estou totalmente de acordo. a poesia pode ser mesmo uma arma certeira!
La mejor arma que existe.
ResponderEliminarBesos.
Uma arma estupenda , sem dúvida, mas a educação também!
EliminarTe abraço
Se bem entendi a frase, o autor está a referir-se ao facto, de que, a poesia, será um meio de alertar consciências para que esta tragédia não volte a acontecer.
ResponderEliminarAcho que será isso. É o que faz mais sentido.
Feliz quinta feira, amiga São.
Beijinhos!
Mário Margaride
http://poesiaaquiesta.blogspot.com
Sim, é o que faria mais sentido, mas , sinceramente, não entendo muito bem o significado da afirmação...
EliminarPara mim, a educação é indispensável para formar pessoas responsáveis e a poesia pode ser uma excelente forma de alerta e denúncia de situações condenáveis.
Abraço, meu amigo, bom final de semana
A poesia é mas a educação tem mais sucesso (a meu ver)!!! Bj
ResponderEliminarConcordo : a educação é a base de tudo, embora não tenha um poder infinito...
EliminarA poesia pode e deve alertar e também denunciar tudo quanto é contra a Humanidade.
Alegre quadra festiva e um abraço
La poesía y la escritura dan magia, consuelo y voz al mundo. Te mando un beso
ResponderEliminarTotalmente de acordo e , além disso, podem alertar consciências e denunciar tudo quanto está errado .
EliminarPorém, é na educação que a aposta deve ser ainda maior.
Te abraço, tudo de bom
Escribir poesía acerca de aquel campo de concentración debe ser tremendo, por lo menos habría que visitar el lugar que hoy en día ha quedado como un museo para miles de turistas, Sao. Dicen que es un lugar muy tétrico. Un abrazo.
ResponderEliminarRespondo-te ao som de um dos poemas escritos por um prisioneiro de Auschwitz , musicado por Mikis Theodorakis e canatdo por Maria Fantouri -
EliminarJá estive duas vezes em Auschwitz-Birkenau (Polónia) e foi uma experiência terrível , não só pelas tragédias pessoais e colectivas ( numa noite foram gaseadas e queimadas centenas de pessoas ciganas, incluindo famílias inteiras) como pela transformação da Faixa de Gaza na versão moderna do Gueto de Varsóvia por Israel .
Abraço, tudo de bom.
Mas a poesia também pode combater toda e qualquer forma de violência, seja ela sob a forma de nazismo ou qualquer outra. E, por isso, acaba por educar.
ResponderEliminarBeijo, querida amiga São.
Sim, sem dúvida.
EliminarMas considero que a educação tem mais força.
Abraço, meu querido amigo, tudo de bom
Sente-se que o Adorno ainda estava traumatizado quando escreveu esta citação "e não era para menos".
ResponderEliminarUm abraço e bom fim-de-semana.
Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
O prazer dos livros
Aliás, quem entra em Auschwitz-Birkenau - e eu já entrei duas vezes - só se for psicopata não fica transtornado...
EliminarGrato abraço, retribuindo.
Convicções, ainda a quente... sob o efeito dos trágicos acontecimentos que se vivenciaram nessa altura, na Segunda Guerra... o que diria o mesmo poeta, se soubesse que de vitimas nessa altura... passaram a carrascos, na actualidade, dados os acontecimentos que se praticam há anos a fio na Faixa de Gazza...
ResponderEliminarParece que efectivamente, nem mesmo com educação, pouco se aprende, quando não há memória, nem humanidade nos corações das pessoas...
Beijinhos
Ana
Mi muy querida amiga Sao:
ResponderEliminarEsta frase además de cierta es buen poderosa “ ¡Escribir poesía después de Auschwitz es bárbaro y la educación tiene como objetivo evitar la repetición! "
Gracias por recordarnos esas horribles épocas que no debemos olvidar para que no se repitan en el presente.
Abrazo fraternal