CITAÇÃO : CAPICUA (11/2021)
" Enquanto mulher, mãe e feminista, revolta-me especialmente que seja tão comum ser vítima de maus cuidados de saúde no processo de gravidez e parto em Portugal.
É um momento especialmente sensível, de grande vulnerabilidade, em que sofrer maus tratos, coação, desconsideração, intervenções dolorosas que não são necessárias e todo o tipo de silenciamento é profundamente traumático, física e psicologicamente.
Bem sei que a falta de números não ajuda a que se tome o problema como sério e, infelizmente, a falta de registos fidedignos por parte dos serviços e as poucas queixas formais das vítimas ( por falta de informação ou consciência do trauma) são o argumento perfeito para quem prefere praticar o negacionismo."
Uy eso no solo se da en Portugal sino en mucho paises. Te mando un beso
ResponderEliminarInfelizmente, a Mulher nunca é respeitada como deve ser e isso é prática planetária!
EliminarTe abraço
Por erros na gravidez e no parto a minha irmã foi condenada à deficiência profunda com a qual ainda vive.
ResponderEliminarBfds
Uma situação dramática, essa...
EliminarInfelizmente, depois ninguém é responsabilizado e assim continua, alguns médicos consideram-se deuses!
Bom fim de semana, graças.
Concordo com esta visão da Capicua.
ResponderEliminarDe facto há muita confusão neste contexto da gravidez, devido à pandemia. Mas infelizmente não é só nesta vertente da saúde, em todas as outras doenças isso acontece, pela sobrecarga do SNS. Esperemos que tudo isto passe o mais rápido possível, para o nosso bem estar físico e mental.
Feliz fim de semana, amiga São!
Beijinhos!
Mário Margaride
http://poesiaaquiesta.blogspot.com
Esperemos , sim, que passe e depressa, mas não desse aspecto que aqui se fala : Capicua refere-se ao triste facto de a classe dos profissionais de saúde terem comportamentos inadequados como por exemplo , aparecer um grupo de estudantes de medicina ou enfermagem e o médico responsável promover o famoso toque sem seuqer ter cumprimentado a parturiente!!!
EliminarMeu amigo, abraço e feliz domingo
Muito pano para mangas, os médicos não são bruxos e muitas vezes as mães querem levar a gravidez até ao fim mesmo sabendo que o filho/filha possa vir com alguma deformação.
ResponderEliminarMera opinião minha, tão fácil chorar no final e colocar a culpa nos outros por erros nossos
Abraço e bom fim de semana
Sim, podemos agradecer isso a quem segue a pior versão do cristianismo :até na classe médica : uma grávida abortou porque o feto tinha malformações e um médico reanimou-o e colocou-o junto dela ...
EliminarAbraço, tudo de bom.
Me sumo a esta protesta.
ResponderEliminarYa has visto lo que he escrito hoy.
Basta ya de maltrato médico.
Besos.
Existe pessoal de saúde que jamais deveria ter ingressado na profissão!!
EliminarEmpatia é necessária, mas parece que se esquecem disso..
Te abraço solidariamente.
Há pouca ou nenhuma transparência do que se passa nos serviços de saúde, onde muitos dos profissionais, que ultimamente são apelidados de heróis, são negligentes e pouco ou nada profissionais. Ainda que haja muitos que se dedicam a 100% aos doentes que atendem.
ResponderEliminarBeijo, querida amiga São.
Subscrevo e , para complicar ainda mais o assunto, temos uma Ordem dos Médicos que substitui os seus deveres como instituição pela intervenção política , pela negligência e pelo corporativismo!!
EliminarE não me esqueço da greve feita pela enfermagem-
Quanto ao parto, no pessoal de saúde ainda reina muito a obediência ao preceito bíblico de parir com dor ... acrescentando comentários dispensáveis!
Te desejo tudo de bom, meu querido amigo, num grande abraço .
Por vezes não é fácil decidir, em virtude de, quem de direito não aceitar determinadas decisões médicas. Ou seja: Existe de tudo.
ResponderEliminar.
Cumprimentos natalícios
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.
Pois existe de tudo, mas concretamente estamos falando aqui de cesarianas desnecessárias, episiotomia generalizada e toques colectivos sem respeito pela grávida!!
EliminarBoa semana :)
O Direito aos cuidados de Saúde, são isso mesmo: DIREITOS. Algumas vezes os Deveres é que não estão subordinados ao dever.
ResponderEliminarPois...
Beijo
SOL da Esteva
Direitos e Deveres são as duas faces da mesma moeda!
EliminarNão respeitar um mulher grávida e menosprezar o momento doloroso e perigoso do parto é nojento!!
Abraço
A Serviço Nacional de saúde nem sempre presta os melhores cuidados, infelizmente.
ResponderEliminarIsabel Sá
Brilhos da Moda
E que sabemos nós dos privados? O mesmo se passa com o Ensino : as escolas públicas são diabolizadas e as privadas glorificadas, sem que , de modo geral, contextualizemos as situações.
EliminarHá anos uma parturiente morreu num hospital privado, porque o médico assistente se distraiu a falar com o marido desta e só deu conta de que não desligara o que tinha a desligar porque este lhe chamou a atenção.
Uma das minhas afilhadas pariu no hospital privado onde , tal como o marido, trabalhava e após duas tentativas de lhe retirarem os restos de placenta , o problema só resolvido no tão mal amado SNS!
Boa semana-
Completamente de acordo, especialmente em momentos tão delicados e dolorosos como, por exemplo, é o do parto!
ResponderEliminarAquí en Perú se ven peores cosas, Sao. Mujeres que dan a luz en los pasillos de los hospitales pobres, (por falta de camas)... bebés que son cambiados por otros bebés. Etc. Comprendo tu texto de protesta. Un abrazo.
ResponderEliminarComo me entristecem esses dramas, Ingrid!
EliminarAqui , felizmente, as coisas estão melhores porque existe o Serviço Nacional de Saúde, que é muito criticado e tem falhas, mas que jamais deverá acabar!!
Abraço e tudo de bom .
os direitos aos cuidados de saúde só são bons nas promessas incumpridas dos governantes.
ResponderEliminarAbraço e saúde
Sim, mas o comportamento de quem atende as grávidas é responsabilidade individual.
EliminarSe no parto a mulher em sofrimento não bem atendida e ainda tem que ouvir comentários soezes , não é nenhum governante(seja de que Partido for) que tem culpa disso!
Abraço , tudo de bom !
A mulher é desrespeitada em qualquer instituição, e um todos os países.
ResponderEliminarAqui tem um programa a saúde da mulher, sorte de quem consegue acompanhamento.
Beijinhos e boa semana.
Infelizmente , tem toda a razão!
EliminarA Mulher ainda está sendo menosprezada em todos os países e isso nota-se muito particularmente na gravidez e parto, por ser uma vivência muito dolorosa e que é de risco de vida . SEm esquecer as consequências para a criança, obviamente!
Abraço, tudo de bom :)
Olá, São.
ResponderEliminarProblema complexos que urge resolver. Além de, sem margem de dúvida, alguma incompetência de alguns médicos e não só.
Votos de uma excelente semana.
Beijinhos!
Mário Margaride
http://poesiaaquiesta.blogspot.com
A mulher grávida tem que ser respeitada por ela e pela criança , tão simples quanto isso!!
EliminarAbraço, meu amigo, boa semana .
Uma mulher deve ser sempre bem tratada e respeitada, principalmente quando está grávida. Espero que as coisas melhorem...
ResponderEliminarContinua a cuidar-te minha Amiga São.
Uma boa semana.
Um beijo.
Assino na íntegra, Amiga!
EliminarBeijinho, semana boa :)
Entendo a revolta e o alerta que as palavras nos transmitem... mas 2021... tal como 2020... são anos atípicos, em que a grande maioria dos serviços de saúde, estão canalizados e foram desviados para lidar com uma pandemia global... e todos... foram apanhados neste turbilhão de acontecimentos... nesta fase, todos improvisam, até à exaustão... quem arrisca a esperar o melhor de cada profissional de saúde, numa fase assim... anda um pouco alheado da realidade... e a prova... é que depois da quadra natalícia, os hospitais vão-se encher de novo... porque o mundo está diferente, apenas a apreensão da realidade da grande maioria das pessoas... parou em Dezembro de 2019, e por repetirem comportamentos desadequados para uma fase como a que atravessamos... cada vez saturam mais os limitados recursos médicos que o país vai dispondo ainda...
ResponderEliminarBeijinhos
Ana
O que diz corresponde à realidade , mas o que é referido por Capicua refere-se a comportamentos que nada têm a ver com a sobrecarga de trabalho de quem trabalha na área da saúde.
EliminarA empatia e a boa educação e comedimento nos comentários grosseiros dependem da própria pessoa e não do contexto. particularmente num situação de parto.
Bom dia e abraço, Ana!