ISABEL II DE INGLATERRA : JUBILEU DE PLATINA

   A Rainha Isabel  de Inglaterra tem noventa e seis anos  e está no trono há setenta, menos dois dos que eu tenho de vida, e não tem nenhuma intenção de abicar e assim entregar o Poder a Carlos, seu primogénito e herdeiro da coroa, pobre rei adiado e que provavelmente nem o chegará a ser.

Porém, pergunto-me : qual o sentido da monarquia nos tempos actuais ? Sinceramente não vejo nenhum! É tão só um símbolo . Aliás, como se viu claramente no desfile de pompa e circunstância de comemoração do acontecimento em que num coche dourado Isabel  foi substituída por um holograma de quando jovem .

Considero absolutamente absurda tal situação , que parece saída de um filme de terceira categoria. Como é possível ?!

Se analisarmos a prestação das Casas reais  em toda a Europa não existem grandes motivos de orgulho e , no fim, a utilidade não é nenhuma , pois , felizmente,  a monarquia absoluta já não existe e o Poder de decidir está nas mãos de Governos livremente eleitos pelos povos.

Espanta-me como ainda há quem seja a favor de uma instituição nitidamente ultrapassada . E nem sequer é uma questão ideológica  , é somente uma questão de senso comum!

Comentários

  1. Uma rainha é sempre uma rainha
    Boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois sim, mas é obsoleta.

      Para o Francisco , bom resto de semana :)

      Eliminar
  2. Não sei que dizer... Gostei de ler! :)
    .
    Rodeada de sonhos impossíveis ...

    Beijos. Votos de uma boa tarde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De qualquer modo, grato abraço pela presença, Ci!

      :)

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Para Isabel , sim, sem dúvida, mas pobre do filho...

      Te abraço

      Eliminar
  4. Monarquias constitucionais que ainda persistem na Europa.
    A Rainha é acima de tudo um símbolo de estabilidade.
    Nada mais que isso.

    ResponderEliminar
  5. Concordo com a minha amiga a monarquia nos dias de hoje já não fazem muito sentido e por vezes até se tornam embaraçosas.
    Um abraço e continuação de uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo : veja-se o que se passa em Espanha, na Noruega , na própria Inglaterra....

      Abraço, boa noite :)

      Eliminar
  6. Um rei é sempre menos quezilento do que um presidente. (. ❛ ᴗ ❛.)

    Abraço

    ResponderEliminar
  7. A mí también me sorprende.
    En fin.. hay gente para todo.

    Besos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade: há gente com cada gosto...

      Beso, amigo mio :)

      Eliminar
  8. vivimos en un mundo convulso donde todo esta al reves y peor se pondrá los faustos de la reina Isabel no van con la actualidad los ingleses la adoran y eso es un hecho pues adelante y que viva muhos más... ,Sao un placer leerte ,feliz fin de semana y una rosa blanca con abrazo para ti . jr.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bienvenido, José!

      Si, que viva mucho más .

      Só que a monarquia é completamente anacrónica.

      Infelizmente, o mundo irá piorar, sem dúvida.

      Muchas gracias y abrazo .

      Eliminar
  9. Boa tarde São
    concordo com o teor do texto.
    tenha uma tarde boa e cheia de harmonia.
    um beijo
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem vinda, Piedade!

      Fico contente por estarmos em sintonia.

      Bom final de semana e um abraço :)

      Eliminar
  10. No caso Britânico... a Rainha... e todos os seus palácios, parques e souvenirs, são uma fonte de constante riqueza para o Reino... que nem por isso, é assim tão unido quanto isso! E como a São muito bem diz... é um símbolo de União... quando as políticas da casa e da UE dividem... Inglaterra, Escócia, Gales e Irlanda...
    E depois durante a Segunda Guerra... ela esteve sempre lá... debaixo de fogo... mais uma vez dando o exemplo de que não fugiria, e motivando as tropas, com símbolo de resistência europeu, mais do que somente britânico, na época... e até morrer... continua de pedra e cal no seu posto... nem que seja com a ajuda de uma bengalita... num palácio mais acima ou mais abaixo... mas que continuam a atrair turistas, como nenhum outro motivo, o faria tão bem! Jurou servir até ao fim... e num mundo sem palavra... ela está a cumprir a dela... com mais ou menos valia... isso não discuto!
    Fizeram-se as contas por lá, em Inglaterra, na altura do Jubileu... a família real, custa a cada britânico euro e meio, POR ANO... deduzindo, tudo o que o movimento turístico gera... por isso, nem que seja como atracção turística, num reino desunido... a família real, com o seu simbolismo... e casos familiares... vai gerando curiosidade mundial... e muitas, muitas libras, ao Bóris... e a outros que se lhe seguirão! Mais polémica seria a família real Espanhola, por motivos fiscais... Não se conhecem grandes broncas fiscais à Isabelita, que até entendeu começar a pagar impostos, desde há bastantes anos, por iniciativa própria na altura, antes que um qualquer governo interno lhe pedisse... provando... que tinha visão de futuro e de realidade social... e não anda assim tão distraída debaixo dos seus vestidos e chapelitos coloridos...
    Continua a ser um símbolo... e bastante rentável... a família real! Vamos a ver se filho/neto/bisneto estarão à mesma altura dela... pois em 70 anos... muita coisa mudou pelo mundo... e ela esteve sempre lá... como um verdadeiro rochedo, á prova de todos os desafios e circunstâncias...
    Tenho a dizer que nem sou mesmo nada defensora de qualquer monarquia... mas acho que esta Rainha... atingiu um estatuto tão único e especial... que nem nenhuma outra Casa Real, chega ou chegará à altura de... nenhum dos seus Corgis, sequer... na minha opinião, claro!... :-))
    Beijinhos!
    Ana

    ResponderEliminar
  11. Estamos de acordo : Isabel foi ,é e será fiel ao cargo que tem - e que , convenhamos, não é precisamente fácil.

    Quando levanto a questão , é a nível de instituição, porque , como diz bem, veremos se quem lhe suceder estará à altura da função e eu duvido muito que esteja .Aliás, como duvido em qualquer monarquia das que ainda existem.

    Como fonte de receitas e símbolo, tudo bem, mas nada mais ,porque realmente o Reino Unido tem muito pouco de unido e com a saída da União Europeia tudo piorou...

    Agradeço o comentário, interessante como sempre.

    Beijinho e boa semana :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Grata pela vinda!

Não saia sem comentar: a sua opinião importa
(-me).

E volte, em paz...

Mensagens populares deste blogue

CITAÇÃO - ÉSQUILO