" LES CATHARES " - ANNE BRENON


 

Anne Brenon é uma das mais profundas conhecedoras mundiais da "Igreja que foge e perdoa" , isto é, da Igreja Cátara, impiedosa e  implacavelmente perseguida pela Igreja Romana, " a Igreja que possui e esmaga".


Apaixonei-me pelo Catarismo desde as breves referências feitas na disciplina de História Universal no Liceu à " heresia albigense"  e , ao longo de anos, fui alargando o meu conhecimento sobre  "Os Cristãos", "Os Apóstolos", "Os Pobres de Cristo",  cujo tratamento por quem os seguia era o de "bons hommes" , "bonnes femmes"  ou " bons cristãos"  e agora conhecidos como Cátaros.


Concretizei há poucos dias o sonho de percorrer os seus caminhos na Occitânia, no Languedoc, na Catalunha francesa. E foi do Museu do Catarismo, em Mazamet, que trouxe este interessantissimo livro , onde a autora expõe com toda a clareza o que foi o movimento  dito herético, as suas fortes bases religiosas, a sua organização e a sua concepção da relação com Deus e o mundo.


Desgraçadamente, não foi a visão humanista e aberta  cátara que venceu, mas, sim, os ensinamentos dogmáticos, misóginos  e cruéis da Igreja de Roma impostos pela espada , pelo terror, pela Inquisição ... até hoje.


EXCERTOS

1 - "Cátaro é o movimento herético bem caracterizado, formado por comunidades religiosas mistas, organizadas em Igreja e agrupadas em torno  de bispos, praticando um sacramento salvador de baptismo pelo Espírito e a imposição das mãos* e pretendendo uma legítima filiação à Igreja do Cristo e dos apóstolos; este movimento herético denuncia a Igreja dominante que o reprime como uma falsa Igreja."


* Consolament


2 - " Para os bons hommes , toda a carne é má - e não somente a da mulher, filha de Eva, a pecadora e libidinosa tentadora, como pregavam os monges medievais. 

O catarismo representou o menos misógino dos sistemas religiosos cristãos , dando às  bonnes femmes lugar igual na sua Igreja - embora com a reserva de não se conhecer nenhuma mulher nos cargos superiores.

Do facto da igualdade nativa das almas , a salvação divina podia passar tanto pelas cristãs como pelos cristãos. Pouco importava o género da prisão carnal que retinha ainda aquele ou aquela que era << templo do Deus vivo >> porque habitado pelo Espírito Santo."


3 - "<< Todas as almas são boas e iguais entre elas, e todas serão salvas...>>   Esta constante da pregação dos bons hommes soa em uníssono com os livros teológicos heréticos. Como aceitaria Deus perder uma só alma? Como cada parcela de ser não seria , desde toda a eternidade, votada à eternidade? O  catarismo é o cristianismo da salvação universal."

Comentários

  1. Todas as ideologias religiosas são válidas. Nenhuma ensina o mal. Todas apregoam o bem. Depois é uma questão de pormenor na escolha da religião a seguir. Encantou-me ler esta sua descrição sobre a religião Cátaros, Vou tentar ler mais sobre...

    Que a felicidade esteja sempre em seu coração
    *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, a base das religiões é comum e todas elas falam no bem.

      Só que a prática difere e neste caso a diferença entre a Igreja do Cristo e a Igreja de Roma é abissal.

      Fico contente por se interessar em saber mais.

      Abraço e tudo de bom :)

      Eliminar
  2. Um excelente artigo aqui nos presenteias. Onde a narrativa de Anne Brendon, que desconhecia, dá a sua visão/versão, do caminho da religião, do cristianismo.
    Desconhecia também esse termo, catarismo.
    Como não crente, como bem sabes, tudo isso me passa ao lado.
    Deixo os meus votos de uma excelente semana, com muita saúde.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, , como não crente passa-te ao lado, mas como ser humano e com sentido de justiça compreenderás que a Igreja dos Apóstolos era compassiva e respeitava as pessoas , ao contrário da Igreja de Roma . que ainda hoje utiliza o medo e só pretende manter o poder.

      Grato abraço pela apreciação e tudo de bom, meu amigo.

      Eliminar
  3. Não conhecia a Igreja Cátara, amiga; sempre me trazes novos ensinamentos e motivos para pensar! Meu abraço, boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma Igreja muito avançada no tempo , muito mais aberta e compassiva do que a Igreja de Roma ( o Vaticano surgiria séculos mais tarde) , que inventou a Inquisição para queimar vivos todas as pessoas cátaras e , depois, os judeus e as bruxas e que hoje não queima corpos , mas queima vidas....

      Grande abraço, Swami.

      Eliminar
  4. Não conhecia o Catarismo e achei muito interessante.
    Abraço, saúde e um Maio feliz

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A selvática destruição do Catarismo é um dos crimes da Igreja de Roma, actualmente Vaticano.

      Abraço grato

      Eliminar
  5. Um excelente texto sobre religião que gostei de ler. Grato pela partilha.
    Uma noite feliz

    ResponderEliminar
  6. Parece un libro interesante. Conocía algo sobre ellos y lo que les paso. Te mando un beso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma tragédia imensa a dos Cátaros... e, no fim, a do Ocidente também, pois ficou sob o poder de uma culpabilizante Igreja de ódios, rancores e medos!!

      Besos

      Eliminar
  7. Respostas
    1. Se puder, leia sobre o Catarismo e verá a diferença abissal entre as duas Igrejas cristãs medievais e a maneira brutal e impiedosa como a dominante extinguiu através das figueiras da Inquisição a dos Pobres de Cristo, muito mais humana.

      Abraço

      Eliminar
  8. Triunfaron los malos y así ha ido todo.
    Besos.

    ResponderEliminar
  9. Nenhuma religião é herética desde que pregue o bem e o exerça!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Todas as religiões têm uma base comum : o bem.

      Neste caso , até era a mesma : o cristianismo. Só que a Igreja de Roma escolheu o Mundo e o Poder enquanto a Igreja de Cristo seguiu e viveu o exemplo de pobreza e humildade de Jesus e seus apóstolos, além de dar um importante papel à Mulher, relegada para um plano de inferioridade ainda hoje pela Igreja ortodoxa.

      Além disso, era contra a pena de morte enquanto a Igreja de Roma até Ordens de Cavaleiros-Militares tinha....

      Beijinho

      Eliminar
  10. Olá, São,
    Passando por aqui, para desejar um feliz fim de semana, com muita saúde.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Grato abraço, meu amigo, para ti e quem desejares também :)

      Eliminar
  11. Desconhecia esta vertente religiosa!
    Um artigo profundamente interessante sobre a matéria, São!
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um cristianismo muito mais próximo de Cristo, muito mais humano, muito mais aberto e muito menos misógino e sem superstições, racionalmente construído.

      O Catarismo conseguiu resistir durante muito tempo à Igreja de Roma de Roma , mas a perseguição feroz e sistemática feita através da Inquisição - que chegou a queimar nas sua fogueiras as pessoas de povoações inteiras - destruiu por completo " a Igreja que foge e perdoa" para mal da Humanidade!

      Abraço , Ana, bons sonhos

      Eliminar

Enviar um comentário

Grata pela vinda!

Não saia sem comentar: a sua opinião importa
(-me).

E volte, em paz...

Mensagens populares deste blogue

CITAÇÃO - ÉSQUILO

NAUFRÁGIOS