Como era Portugal antes da Democracia?

Comentários

  1. Respostas
    1. É profundo, mas , ainda assim, incompleto...

      Abraço .

      Eliminar
  2. Algo parecido a España.
    Una inmensa cárcel de millones de personas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A península ibérica sofreu duas ditaduras terríveis : a de Franco e a de Salazar.

      Parece impossível existir quem queira que sejam reeditadas ou algo semelhante.

      Besos.

      Eliminar
  3. Um bom programa, este.
    Tudo de bom, minha Amiga São.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mostra muita coisa e , ainda assim, o retrato da ditadura é brando...


      Minha Amiga, beijinho e alegre Dia da Mãe.

      Eliminar
  4. Querida Sãozitamiga
    Quem viveu esses malditos tempos - como aconteceu comigo, tendo inclusive, a «prestimosa» PIDE mimoseado-me partindo-me duas "costeletas" e mais uns "afagos" - comove-se com o documento que nos ofereces. E ainda há quem tente renegar o 25 de Abril!?!?!?!!!!! Há que o defender TODOS OS DIAS para que não percamos a LIBERDADE e a DEMOCRACIA!

    Estes quase sete meses afastado da blogosfera e, principalmente, da minha/nossa casa por motivos de saúde (colocação por cateter duma válvula sintética na veia cava esquerda do coração, cirurgia que, felizmente, correu muitíssimo bem) sente mais profundamente o que acima deixei escrito. Estou a melhorar dia-a-dia e espero voltar para casa nos fins deste mês de Maio. Para já estou nas Residências Montepio de Entrecampos (3.590€ mensais... que dificilmente vamos pagando) recuperando, fazendo principalmente fisioterapia.
    E para já é tudo.
    Beijo & queijo
    Henrique

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu querido amigo, que bom ver-te de volta !!

      Ainda bem que correu tudo bem e estás recuperando.

      Quanto à ditadura (ou algo semelhante) , que foi derrubada quando eu tinha 24 anos, é uma situação que não pode ser nem defendida nem desejada .

      Nunca a Pide me incomodou, mas era aluna de José Afonso quando essa "digna " instituição o foi prender ao Liceu Nacional de Setúbal - acabando por ser expulso da carreira docente.

      Um abraço com amizade e voto de rápida e definitiva recuperação.

      VIVA O 25 DE ABRIL SEMPRE !!!

      Eliminar
    2. Arrepiante, porra!
      Sobretudo quando nos lembramos que entretanto o Regime dizia com o orgulho que tinha os cofres cheios de ouro.

      Eliminar
    3. Arrepiante, mesmo... e aqui não focam nem a Madeira nem os Açores, que era outra realidade bem dura.

      A ditadura era um horror e é imperdoável o apoio da Igreja Católica a todas as patifarias de Salazar-Caetano.

      Choca-me muitissimo que Ventura e apoiantes e criaturas acéfalas e ignorantes venham louvar o anterior Regime e declarar que Portugal está pior.

      Obviamente, há muito ainda por fazer, mas não há comparação possível.





      Eliminar
  5. Olá, amiga São,
    Por acaso não vi este programa. Mas estive a ver este vídeo muito interessante. E recuei à minha infância e adolescência ao vê-lo. De facto era assim antes o nosso país antes .da democracia.
    Mas curiosamente, ainda existem muitas coisas semelhantes a esse tempo. Como a fome, a miséria, a falta de habitação para os mais pobres e não só. O nosso país melhorou imenso, mas ainda há muito para melhorar.

    Excelente partilha!

    Deixo os meus votos de ótima semana, com tudo de bom!
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com
    https://soltaastuaspalavras.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que deveremos ser da mesma geração e , por isso, também este vídeo me confirmou tudo o que eu conheci antes de 25/4/1974.... e, ainda assim, consideo-o muito brando.

      Para ti e quem desejares , feliz semana, meu amigo.

      Te abraço com estima.

      Eliminar
  6. Este é para ver com calma.
    Basta ser narrado pelo António Barreto.
    Boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este é mesmo para se ver com atenção .

      Também aprecio António Barreto.

      Para o Pedro e família também, graças.

      Eliminar
  7. E ainda há quem tenha saudades desse tempo.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A essas criaturas colocava-as um mês na "frigideira" do campo de concentração do Tarrafal de Santiago e , como Óscar Cardoso - o pide condecorado por Cavaco ( que lhe concedeu a pensão que negou a Salgueiro Maia) - diz que choques eléctricos não são tortura, apanhavam também choques eléctricos de dois em dois dias.

      Abraço, boa semana , meu amigo.

      Eliminar
  8. Meu pai muito me falava desse tempo, São; e foi por causa de Salazar, que ele tomou a decisão de vir (clandestino no porão de um navio) para o Brasil, onde encontrou minha mãe. Precioso vídeo, que nos faz lembrar o valor da liberdade! Meu abraço, querida amiga; boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Teu pai era meu compatriota? A sua história de vida é , infelizmente, a de tantos outros que emigraram a salto....

      Ainda bem que as coisas lhe correram bem.

      A ditadura Salazar-Caetano , que este vídeo não descreve em toda a sua crueldade, foi um longo período de obscurantismo e miséria : quase meio século!

      O pior é existir quem a doure e quem queira acabar com o regime democrático.

      Amigo, forte abraço e tudo de bom.

      Eliminar
  9. Muitas pessoas deviam ver este vídeo.
    Boa semana
    Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida .... Deveria ser de visualização obrigatória, até!

      Abraço, tudo de bom.

      Eliminar
  10. Respostas
    1. Uma ditadura abjecta... e , mesmo assim, ainda há que tenha saudades dela!!!

      Não consigo entrar no teu blog.

      Abraço .

      Eliminar

Enviar um comentário

Grata pela vinda!

Não saia sem comentar: a sua opinião importa
(-me).

E volte, em paz...

Mensagens populares deste blogue

CITAÇÃO - ÉSQUILO

"SÃO " :DÉCIMO SEXTO ANIVERSÁRIO