IGREJA CATÓLICA PORTUGUESA
Depois de meses e meses a cogitar como se havia de eximir ao pagamento das justas indemnizações às crianças e adolescentes vítimas de abusos sexuais de muitos dos seus elementos, a Igreja católica portuguesa tirou um coelho da cartola : criar duas comissões para examinar os casos e pagar segundo cada caso.
A perfídia desta solução reside no facto de a instituição culpada obrigar a vítima a falar de novo sobre a violência que a marcou para toda a vida, com todo o sofrimento que reviver o trauma implica.
O fim pretendido é o de fazer desistir quem pediu indemnização e assim poupar à ICAR uns quantos milhares de euros.
Se o cinismo e a ausência de caridade matassem...
E o que me espanta é que uma instituição misógina , coberta de crimes e afogada em sangue desde o seu início tenha milhões de seguidores.
A traição a Jesus não é de Judas, é a destes patifes que se dão ao luxo de querer dar normas de orientação de vida até para quem não é sequer cristão e cometem todas as iniquidades possíveis e imagináveis.
Que me desculpem a crueza, as excepções.
Totalmente de acuerdo contigo, mi muy querida amiga Sao.
ResponderEliminarTe abrazo con mucho aprecio.
Meu estimado amigo, alguém com valores como tu és, não pode discordar das críticas a esta manobra da ICAR portuguesa.
EliminarQuerido Ricardo, fuerte abrazo.
O assunto é incontornavelmente polémico.
ResponderEliminarSe, para as vítimas, evocar o assunto continua a ser traumático, também não é a indemenização que as alivia do que quer que seja.
Abraço de amizade.
Juvenal Nunes
O dinheiro em si não alivia, mas serve para ter apoio psicológico , que é bastante dispendioso e longo.
EliminarPois , que é polémico nós sabemos.
Bom fim de semana .
Es un tema controvertido y duro. Te mando un beso.
ResponderEliminarCompletamente imperdoável o que estes escroques têm feito às crianças e adolescentes.
EliminarNão esqueçamos a infâmia dos "castratti", por exemplo, nem a cumplicidade com a ditadura espanhola de retirar crianças das famílias republicanas para as entregar a famílias católicas.
Uma Igreja completamente masculina , sem experiência do que é um casamento nem de ser pai / mãe que se arroga o direito de exigir cumprimento de regras que mexem muitissimo com a consciência de cada pessoa.
Besos.
Tenho críticas a ICAR mas não posso deixar de reconhecer seus pontos positivos nesses quase dois mil anos de história. Os pecados de membros da igreja devem ser reparados, principalmente os casos de abusos sexuais. Porém, vejo que a reparação não é simples. Os casos precisam ser provados minimamente, senão pode haver casos de alguém dizer que foi abusado por um padre lá em 1950 e pedir gorda indenização. É, o ser humano é capaz de muitas coisas.
ResponderEliminarCompletamente de acordo : os casos têm que ser provados minimamente .
EliminarSimplesmente , no caso presente estão provados por uma Comissão independente e de comprovada idoneidade científica e de cidadania. Que até rejeitou algumas queixas por não considerar haver prova suficiente.
Convenhamos, porém, que da parte da criança /adolescente é muito complicado provar, porque geralmente as únicas pessoas presentes são o abusador e a vítima.
Um dos casos provados é o de um padre que se foi meter na cama , nu, de duas irmãs de onze anos ... e o seu superior hierárquico declarou que " coitado, fê-lo porque estava com uma depressão " e continua em funções : fiquei siderada !!
A ICAR tem privilégios inauditos em Portugal e assim tudo o que eventualmente faça de bom, não me comove nada.
Bom domingo.
Otras sectas han sido desarticuladas y disueltas por mucho menos.
ResponderEliminarBesos.
O que se passa com os seguidores da bíblia é absolutamente irracional !!
EliminarNão sei como conseguem acreditar no deus vingativo, cruel e injusto do Antigo Testamento . Nem numa religião que aboliu totalmente o princípio feminino e para quem a Mulher é a fonte de todo o mal.
Beso.
Querida Sãozitamiga
ResponderEliminarNunca te doam as mãos!!!!! Costumo dizer - e escrever - que fui católico, mas curei-me! A Santa Madre Igreja Católica, Apostólica e Românica devia ter consciência - mas não tem. Logo, pergunto: que seria de esperar de uma tal «organização»? Como seita que é (mais uma entre muitas) os seus elementos defendem-se uns aos outros e onde fica a verdade?
Dizem as escrituras que para ver e crer Tomé teve de meter a mão na chaga do Cristo. E agora, onde estão as chagas eclesiásticas? Não há problema: criam-se mais umas comichões, ups, comissões que por certo, ao fim de muito tempo de trabalho insano, vão chegar (se chegarem?) à conclusão: varrer para debaixo do tapete, isto se ainda houver tapete...
Bem diz o pato Donald (trampa) Trump que é «cristão» e que mal chegado à Casa Branca não serão necessárias mais eleições. Ao menos, este facínora vomita aquilo que pensa; a chamada Igreja engole!
Beijos & queijos
Henrique
Totalmente de acordo contigo, com a excepção de que nunca pratiquei nenhuma religião por convicção. Confessei-me uma vez , tive aulas de moral no Liceu e fui a missas por simples obrigação.
EliminarCreio em Algo que nos transcende , mas nada tem a ver com o "Deus " do Antigo Testamento . O meu conceito de Deus é o muçulmano : uma Entidade única , justa e misericordiosa.
Abraço, meu amigo, boa semana :)
Boa noite, amiga São
ResponderEliminarEsta história da pedófilia na Igreja Católica
e tudo que gira à sua volta, já cheira mal. A hierarquia da Igreja, tenta de todas as maneiras e feitios fugir com o rabo á seringa no que concerne ás suas responsabilidades. Por isso, cria comissões e mais comissões para tentar tapar os olhos com uma peneira, e tentar não indemnizar as vítimas da mesma forma. É mais uma manobra dilatória, como é seu apanágio.
É a vergonha da Igreja Católica, no seu mais elevado grau.
Enfim...lamentável!
Deixo os meus votos de uma feliz semana, com tudo de bom.
Beijinhos, com carinho e amizade.
Mário Margaride
http://poesiaaquiesta.blogspot.com
https://soltaastuaspalavras.blogspot.com
Se permites, assino por baixo as tuas palavras comas quais aconcrdo plenamente.
EliminarA ICAR continua a instituição sórdida de sempre, infelizmente.
Abraço com estima, meu amigo, boa semana.
E assim se afastam cada vez mais pessoas da Igreja.
ResponderEliminarNojo, profundo nojo.
Boa semana
Como não ?!
EliminarA ICAR continua suja por dentro e por fora...
Abraço, boa semana
Parece um jogo de raspadinhas, onde cada um tem de reclamar o prémio.
ResponderEliminarAs Igrejas tendem a acabar, por estas e por muitas mais coisas. E porque as pessoas estão a perder a paciência com as religiões.
Um abraço e boa semana.
Que percam de vez , pois a Religião está cheia de erros e afasta as pessoas do que é amis importante : a espiritualidade!
EliminarO cristianismo , então, é um horror desde o início e assim continua : um deus que assassina deus para agradar a deus , enfim....
Te abraço, meu amigo, boa semana .
Tão de cordo contigo, São.
ResponderEliminarUm beijo.
Como pessoa sensível e íntegra, só poderias discordar desta infâmia...
EliminarTe abraço, Amiga, saúde e boas férias!
É sempre deplorável ler notícias de Igrejas que encontram saídas para os casos de abusos sexuais. Fico chocada com tamanha capacidade de burlar o sentido que Igrejas deveriam ter para os seus 'irmãos', como dizem. A justiça deveria fechar a maioria delas, mas pelo contrário cada dia aparece outra, ou relevam e relevam outras. Tudo muito bem dito, no seu texto.
ResponderEliminarMeu abraço, amiga São.
A Religião vive de Igrejas organizadas onde os disparates e, pior, os crimes abundam e, sim, muitas delas deveriam ser pura e simplesmente encerradas,
EliminarNão entendo, por exemplo, sendo o Estado português oficialmente laico, a ICAR tem tantos privilégios e é tão protegida ... e eu sei do que falo porque fui supervisora das Instituições Particulares de Solidariedade Social.
Querida amiga, grato abraço e feliz Agosto.
Antigo e sórdido problema, que persiste através dos anos; ou, melhor dizendo, séculos. Uma questão que nunca consegui digerir é a do celibato obrigatório; fosse ele revogado e, acredito, não teríamos tantos e tão vergonhosos casos! Acaso quem tem um (uma) companheiro (a) não pode amar a Deus e ensinar a sua palavra?! Meu abraço, querida amiga; boa semana!
ResponderEliminarTens toda a razão.
EliminarAliás , a hipocrisia é tanta que aceitam padres casados que venham de outras Igrejas !!!
Uma cambada de gentinha sem valores nem princípios ...
Te abraço, meu Amigo, tudo de bom para ti.
Vinha no carro e até me distraí da estrada...fiquei chocada com esta solução. Como é possível?
ResponderEliminarUm abraço
Tudo é possível vindo destas criaturas que se proclamam seguidoras de Cristo.
EliminarLembremos a perseguição cruel aos Bons Hommes e Bonnes Dames, da Inquisição , da Matança de S. Bartolomeu, da cumplicidade com todos os tipos de Poder ( só para falar nos mais recentes :Franco , Salazar, Pinochet ).
Minha amiga, abraço , boa semana.
Essa não é a solução, mas sim fazer com que não aconteça. Muitas foram as liberdades, de sempre, agora vem as medidas, a destempo, mas se conseguimos algo, isso que ganhamos. Claro que não vai ser a economía a solução, pois a pessoa seguirá afectada por vida.
ResponderEliminarAbraço de vida.
Não , o dinheiro não resolve, porém a pessoa poderá ter acompanhamento psicológico mais facilmente.
EliminarSim, esperemos que sejam tomadas medidas preventivas, mas , sinceramente, não creio que o façam.
Te abraço, boa semana.
Inaceitável o que se passa, são cada vez mais as pessoas a afastarem-se da igreja.
ResponderEliminarIsabel Sá
Brilhos da Moda
Como não se afastarem ??
EliminarAs contradições, as abjeccões são tantas que só surpreende que a Igreja subsista.
Bom resto de semana.