CITAÇÃO : AMIN MAALOUF ("VISÃO", 5/2025)

 "Podemos imaginar na ficção uma personagem que, rapidamente, muda a realidade no mundo inteiro. Mas é muito raro que isso aconteça na vida real. E, de algum modo, com Trump estamos a assistir a isso. Um mundo distorcido em relação ao que era antes de Trump ter chegado de novo ao poder. (...)


Ainda vamos perceber se este aumento do populismo na Europa, e noutros países, como a Argentina, se vai instalar mesmo como uma tendência mundial, com grandes mudanças associadas, ou se é como um momento de febre súbita, que vai baixar rapidamente."





Comentários

  1. Olá, amiga São, além desses países das Américas, Norte e Sul,
    o perigo também está na Alemanha e Itália.
    Votos de um bom final de semana, com saúde e paz.
    Um abraço amiga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente, também está em Portugal : estão acontecendo ataques físicos a voluntárias distribuidoras de comida a sem-abrigo (Porto) e a um actor da Barraca (Lisboa) , além de insultos verbais e adulterações de discursos oficiais.

      Para cúmulo temos um governo de Direita, cujo primeiro -ministro ouve o hino nacional com ar enfastiado e de braços cruzados, embora em pé. E que ainda não se pronunciou sobre o que está acontecendo nem esclareceu o motivo porque foi retirado do Relatório de Segurança Interna o capítulo que alertava para o perigo da extrema direita em Portugal.

      Meu caro amigo, abraço e bom fim de semana.

      Eliminar
  2. El populismo viene a quedarse y destruirnos. Te mando un beso.

    ResponderEliminar
  3. Essa sempre foi a aposta do sacana.
    Destruir a ordem mundial que vigorava depois da Segunda Guerra.
    Que sempre beneficiou...os Estados Unidos.
    Bfds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Elo Perdido e toda aquela troupe de dementes que o rodeia são desequilibrados a todos os níveis e a criatura não enganou ninguém , pois disse claramente o que pretendia.

      E realmente não consigo entender como é que pessoas pobres e com dificuldades de toda a ordem votam em criaturas assim . Dando um exemplo português : que se passa na cabeças das pessoas de Rabo de Peixe para o chega ganhar e o PSD ficar em segundo ?!

      Agradeço e retribuo.

      Eliminar
  4. Respostas
    1. É uma Era que acaba e outra que começa : esperemos que não nos leve à destruição...

      Petons.

      Eliminar
  5. Esses tipos que pensam em mudar o mundo!!!Afff...
    Lindo fds! abração, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São sempre muito perigosos !!

      Beijinho, Chica, bom fim de semana .

      Eliminar
  6. Esperemos que ele caia, a contestação já está ao rubro!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oxalá!

      Porém , temo que a criatura lance o país numa guerra civil...

      Abraço

      Eliminar
  7. O populismo é um monstro de várias cabeças.
    Obrigado pelo post

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, é uma hidra pavorosa, sem dúvida.

      Grato abraço pela presença.

      Eliminar
  8. Olá, amiga São,
    Os Estados Unidos da América com Trump, estão infelizmente, a transformar-se numa autocracia ditatorial. Onde o ódio, a prepotência, a força, se sobrepõem aos direitos das pessoas e à própria democracia. Esperemos que não seja por muito tempo. E que, os americanos em particular abram os olhos.

    Deixo os votos de um bom fim de semana, com tudo de bom.

    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com
    https://soltaastuaspalavras.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro amigo, o Elo Perdido, verdade seja dita , não enganou ninguém quanto aos seus propósitos e eu vi uma emigrante brasileira dizer-lhe directamente para expulsar os emigrantes : espero que essa criatura tenha sido reenviada para o Brasil tosquiada, acorrentada e algemada como foram muitos dos seus compatriotas.

      Tenho receio de que os EUA entrem numa guerra civil e o mundo numa guerra de destruição total por culpa de Israel, o Estado pária que vergonhosamente ninguém sanciona.

      Te abraço com estima, Mário, bom fim de semana.

      Eliminar
  9. A cada dia uma novidade São ,e pior ,sempre pior.
    Na Suiça pouco se fala a respeito e como estava a passeio ,não estou muito ciente
    das palhaçadas dele_ sei que como era previsto ja se desentendeu com o amigo, outro imbecil total. Que nos livre de mais guerra ,São
    Um abraço e bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desentenderam-se como era previsível e Musk coloca a hipótese de fazer novo Partido.

      Políticos Democratas foram assassinados a tiro em casa por um assassino disfarçado de polícia , que ainda tentou matar mais dois Democratas.

      Entretanto, Trump organiza uma parada militar custando milhões de dólares enquanto corta às cegas para poupar dinheiro.

      Abraço, minha amiga, bom domingo , feliz semana :)

      Eliminar
  10. Penso que é algo que está realmente a espalhar-se pelo mundo inteiro e isso é muito assustador!

    Bjxxx,
    Pinterest | Instagram | Linkedin

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assustador mesmo .Até porque passaram já para as agressões físicas e assassinatos.

      Além disso, os valores desapareceram e o cinismo campeia - como se vê na absoluta impunidade de Israel que comete genocídio em Gaza e Cisjordânia, ataca o Irão, o Líbano e a Síria e tem o descaramento de se apresentar como vítima .

      Abraço, tudo de bom.

      Eliminar
  11. A mi no me gusta Trump, mi estimada Sao, pues he ido descubriendo que es un hipócrita que a veces anda hablando de la palabra de Dios, pero aborrece a los inmigrantes. De ese tipo de personas nada bueno podemos esperar, sospecho asimismo que se acerca la tercera guerra mundial. Vivimos épocas de terror. Gracias amiga Sao por visitar mi blog. Un abrazo grande.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Trump é daquelas criaturas que se servem de Deus, mas que, no fundo, são ateus .

      Ninguém que seja verdadeiramente crente tem o comportamento desumano que ele tem contra os emigrantes nem trata outro ser humano com arrogância e desprezo.

      Também temo que estejamos à beira de mais uma guerra mundial, até porque Israel está da mãos totalmente livres para desrespeitar tudo e todos e tem o apoio incondicional dos EUA e a conivência cobarde da mior parte da comunidade internacional.

      Te abraço com carinho, minha querida Ingrid, boa semana !

      Eliminar
  12. Creo que es como las pestes temporales
    No puede durar mucho. Por lo que no se va a extender. En USA, Trump es víctima de su propio invento neoliberal y plutócrata erróneo al desconocer a quienes son los que trabajan y producen, y lo peor hacerlo víctimas de si xenofobia. Un abrazo. Carlos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero sinceramente que estejas correcto, porque estou com muito receio do que aquela insana criatura possa fazer e do exemplo que está a dar ao mundo.

      Infelizmente, não consigo entrar no teu blog.

      Abrazo, boa semana.

      Eliminar
  13. “Se queres a paz, prepara-te para a guerra”
    Quem disse isso, certamente, morreu se preparando.
    Só Deus, pra cuidar. Só Deus.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem inventou essa frase, foi provavelmente quem vende armamento bélico!

      Sim, só Deus , nos pode ajudar, sem dúvida.

      Abraço, boa semana .

      Eliminar
  14. Querida amiga Sao.

    Este mundo está cada vez más complicado.

    Que Dios nos sorprenda confesados.

    Abrazo fraternal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, este mundo está numa clara vertigem de insanidade.

      Dado que em Portugal existe um grave problema de crimes de pedofilia praticados por padres e até casos de escravatura laboral sem que a ICAR tome as medidas necessárias para compensar as vítimas, lamento muito , mas afastei-me definitivamente da Igreja.

      A minha relação com Deus é exclusivamente pessoal , sem mediações .

      Te abraço, meu querido amigo, boa semana.

      Eliminar
  15. O mundo está entregue a loucos. Infelizmente, alguns foram eleitos ...
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não consigo entender o que se passa na cabeça de quem elege criaturas como Trump, Bibi e Ventura...

      Minha amiga, abraço, boa semana.

      Eliminar

Enviar um comentário

Grata pela vinda!

Não saia sem comentar: a sua opinião importa
(-me).

E volte, em paz...

Mensagens populares deste blogue

CITAÇÃO - ÉSQUILO

A DEUSES, SANTOS E AFINS...