CITAÇÃO : CATHERINE NIXEY *
" As obras que têm que concordar com as doutrinas pré-estabelecidas de uma Igreja pertencem à teologia, não à filosofia.
A filosofia livre desaparecera. A grande destruição dos textos clássicos acelera. Noventa por cento de toda a literatura clássica desaparece.
Houve uma última perda. Esta perda é ainda mais raramente lembrada do que as restantes, mas é quase tão importante. A memória de que existiu uma oposição ao Cristianismo desvaneceu-se. A ideia de que os filósofos podem ter lutado ferozmente, com tudo o que tinham contra o Cristianismo era - é - ignorada .
A memória de que muitos ficaram alarmados com a disseminação desta religião violentamente intolerante desapareceu da vista de todos. A ideia de que muitos não se sentiam encantados, mas antes desagradados com a imagem dos templos queimados e demolidos era - é - encarada com displicência. A ideia de que os intelectuais ficaram chocados - e assustados - pela imagem dos livros a arder nas piras foi esquecida.
O Cristianismo disse às gerações que se seguiram que a sua vitória sobre o velho mundo foi celebrada por todos, e as gerações que os seguiram acreditaram.
O << triunfo >> do Cristianismo estava completo."
* Excerto de " A Chegada das Trevas : Como os Cristãos Destruíram o Mundo Clássico "
Olá, amiga São.
ResponderEliminarNão conheço esta personagem. No entanto, será por certo uma interessante leitura para muitas pessoas. Para mim, sinceramente pouco me interessa essa temática enquanto não crente, como bem sabes.
De qualquer forma, é uma sempre uma boa sugestão de leitura.
Deixo os votos de um feliz fim de semana, com tudo de bom.
Beijinhos, com carinho e amizade.
Mário Margaride
http://poesiaaquiesta.blogspot.com
https://soltaastuaspalavras.blogspot.com
Catherine Nixey é uma jornalista filha de uma antiga freira e de ex padre-
ResponderEliminarSou crente , mas não sigo nenhuma religião. Sabes isso.
O interesse do livro reside em saber como o cristianismo se impôs e os custos que isso inflingiu à Humanidade , cujo futuro teria sido bem diferente e, provavelmente sem tanto sofrimento e perda de saberes.
Caro amigo, carinhoso abraço e alegre fim de semana.