DIA DO LIVRO :"ALGORITMOCRACIA - COMO A IA ESTÁ A TRANSFORMAR AS NOSSAS DEMOCRACIAS " " - ADOLFO MESQUITA NUNES

                                                       


 Adolfo Mesquita Nunes analisa em "Algoritmocracia - Como a IA Está a Transformar as Nossas Democracias "  a enorme  importância da Inteligência Artificial (IA)  no modo de viver em sociedade actualmente assim como  os profundos riscos que corremos com a sua utilização se esta for malévola.

Um dos perigos reais é o de , já neste momento, não se conseguir distinguir imagens verdadeiras das que são criadas pela IA, o que provoca uma desconfiança generalizada e sempre presente. Convenhamos que não é nem bom nem tranquilizador para o futuro.

Além disso, somos condicionados pelo algoritmo , cujo único objectivo é manter a nossa atenção e assim gerar lucros para as empresas do sector.

Infelizmente,  cada vez é maior o fosso presente nas redes sociais entre as várias abordagens sobre qual seja o tema. Substituem-se argumentos por insultos e a educação básica de convivência desapareceu quase por completo.


Como se não bastasse, temos Trump e  a sua camarilha a misturar imagens reais e de ficção relativamente aos ataques que fazem à Pérsia , por exemplo.


Gostei de ler esta obra porque não é técnica e foca-se no que, para mim, é o mais importante : as consequências da IA  nas nossas sociedades. Por isso, a recomendo.


EXCERTOS:

~~ " A personalização dos conteúdos tem vantagens. A personalização resulta : orienta, filtra, adapta. Em muitos casos, melhora mesmo a experiência.

No entanto, essa eficiência tem um preço. Pouco a pouco, deixamos de ver o que os outros vêem, vamo-nos afastando do mundo dos outros . Sem nos darmos conta, começamos a perder pontos de contacto com as outras pessoas: já não vemos os mesmos vídeos, não lemos as mesmas notícias, não partilhamos os mesmos temas."


~~" Questão fundamental : a Inteligência Artificial está a abalar a própria ideia de verdade partilhada, sem a qual a democracia liberal não consegue sobreviver . O que está em causa não é apenas uma inovação tecnológica, mas uma mudança profunda na forma como distinguimos factos de versões, como debatemos opiniões e como conseguimos  - ou deixamos de conseguir - construir consensos."


Comentários

Mensagens populares deste blogue

LOUCURA

BRASIL EM EBULIÇÃO