" A ARTE DA GUERRA" - SUN TZU

 Sun Tzu  (544 a.c.  -  496 a.c.)  é um dos  maiores génios militares de sempre. 

 " A Arte da Guerra " é o  seu mais famoso livro e ainda hoje é obrigatoriamente estudado nas escolas militares. Porém,  também está presente noutros cursos : Diplomacia e Relações Internacionais, Economia  , Gestão e Estudos Empresariais. 

Os treze capítulos têm trezentos e oitenta e cinco ensinamentos , cuja maior parte se mantém actual e pode ser  - como é  - adaptada ao nosso tempo.

Como deve imaginar quem me dá o gosto de me ler,  sou totalmente leiga em matéria de guerra , porém  um dos encantos do livro é a hipótese de ser entendido por qualquer pessoa.

Li-o quando era ainda jovem e reli-o na Páscoa passada. E eu muito raramente releio um livro. 

Consequentemente e para vos  despertar o interesse aqui ficam alguns dos ensinamentos do general chinês.



EXCERTOS:

_"Quando cercar um inimigo deixe-lhe uma saída.
Não pressione demasiado um inimigo desesperado."

_ "Não repita as tácticas que já o levaram ao triunfo; deixe que os seus métodos se moldem à infinita variedade de circunstâncias."

_"Quem não toma disposições prévias e subestima os seus adversários, seguramente será por eles capturado."
 

Comentários

  1. Boa tarde
    Acredito que seja um livro muito bom de ler
    .
    Saudações poéticas
    .
    “” Feliz momento ““
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É , sim.

      E até útil na nossa vida.

      Cordiais saudações.

      Eliminar
  2. Diria que precisaríamos mais, atualmente, de estratégias que nos permitam trilhar os caminhos da paz.
    Abraço de amizade.
    Juvenal Nunes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente, a paz não dá lucros e os actuais Donos do Mundo, particularmente o Elo Perdido, só se preocupam com os seus interesses.

      De qualquer modo, vale a pena ler este livro, que até é muito pequeno e tem hipótese de se aplicarem certas reflexões na nossa vida.

      Abraço, bom resto de semana.

      Eliminar
  3. As minhas filhas estudaram-no no liceu.
    Deixar sempre uma saída ao inimigo cercado.
    Nunca fazer o outro perder face.
    Será assim tão complicado perceber??

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para certas criaturas , infelizmente, parece que é até impossível de entender...

      Desconhecia que era estuado no liceu.

      Bom resto de semana.

      Eliminar
  4. Es la biblia en el mundo de las grandes corporaciones y multinacionales.
    Besos.

    ResponderEliminar
  5. Complicado São
    e tantos anos depois, balança Chinesa de enigma ´,~`)
    Belo resto de Semana em harmonia, beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre apreciei a cultura oriental e a sua sabedoria milenar.

      Abraço, João, excelente resto de semana :)

      Eliminar
  6. Confesso que não conheço o livro.
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  7. Olha o livrinho rubro: "Arte da Guerra" que mencionei em outro comentário. É um grande tratado sobre a guerra em geral, que deve ser o livro de cabeceira de Trump e Putin... Se é que essas criaturas são alfabetizados? rsrsrsrs

    Nova Tirinha Publicada. 😼

    Abraços 🐾 Garfield Tirinhas Oficial.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Alfabetizadas , são. Duvido é de sua capacidade de entenderem , principalmente o Elo Perdido.

      SE lessem "A Arte da Guerra" e percebessem não teriam entrado em guerras idiotas e das quais não saem de maneira nenhuma.

      Abraço.

      Eliminar
  8. Gosto de livros, São
    e quando vem com spoiler me abre o desejo
    Obrigada São Te deixo abraços

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se ler, espero que lhe agrade.

      Eu adoro livros desde criança, minha neta também, felizmente.

      Beijinho, tudo de bom :)

      Eliminar
  9. Excelentes ensinamentos, mas eu preferia uma Arte da Paz!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também eu.

      No entanto, , como bem referes, tem ensinamentos excelentes.

      Abraço.

      Eliminar
  10. Não conheço o livro e fui ler o resumo.
    Na minha opinião, este livro é apenas um guia sobre estratégias inteligentes sobre guerra.
    Beijinho e ótima semana, São.😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece-me que se o leres, não ficarás exatamente com essa opinião.

      Abraço, boa quinta-feira de ascensão!

      Eliminar
  11. Não conhecia esse livro mas é interessante o conteúdo dele, São bjs.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, o conteúdo é interessante ...e, para cúmulo, foi escrito há centenas de anos.

      Beijinho e bom fim de semana.

      Eliminar
  12. Hace días publiqué un post cuyo título es "BLOGGER NO ACTUALIZA".
    Ya hacía muchos meses que mis posts no se actualizan y pasan hasta seis o siete horas sin actualizarse.
    He intentado de mil maneras buscar la solución en foros de Blogger, consejos de informáticos, etc. y ninguno ha funcionado.
    Ayer se me ocurrió una idea loca pero que de momento parece funcionar, es la siguiente:
    En cada nueva entrada donde escribimos lo que queremos publicar hay una columna a la derecha.
    En esa columna hay un apartado que pone "Publicada el" y hay dos opciones, "Automática" y "Establecer fecha y hora".
    He marcado "Establecer fecha y hora"
    Por defecto en fecha y hora pone el día y la hora que es en este momento aquí en España.
    Por ejemplo cuando he ido a publicar esta mañana ponía 15may2026, así, todo seguido y la hora las 8:45.
    La idea loca que tuve ayer es que quizás ellos se rijan por la hora de USA, no sé cuál exactamente porque USA tiene diferentes husos horarios.
    Entonces decidí retrasar seis horas, que creo que debe ser más o menos el horario de la costa este de USA.
    O sea que antes de publicar he puesto 15may2026, pero en vez de las 8:45, he puesto 2:45... el horario de ellos.
    Y bien, tanto ayer como hoy ha funcionado.
    En poco más de media hora mi publicación se ha actualizado y ya la he visto tanto en mi lista de lectura como en las listas de blogs de otros blogueros que tienen mi blog introducido.
    Si queréis probarlo a mí me ha funcionado tanto ayer como hoy.
    Voy a poner este mensaje en los blogs de la gente que me visita para ayudar al máximo de gente posible.
    Espero que no os moleste y si no os gusta pues elimináis este mensaje y ya está.

    Gracias.

    ResponderEliminar
  13. Os livros são grandes transmissores do saber e das experiências, mas se pode ser que seja para incrementar a PAZ.
    Abraço de vida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, melhor que seja a favor da paz.

      Grande abraço, amigo mio, bom final de semana :)

      Eliminar

Enviar um comentário

Grata pela vinda!

Não saia sem comentar: a sua opinião importa
(-me).

E volte, em paz...