PEDRO VIERA : "VÉNUS EM CHAMAS - E DEUS INSTRUMENTALIZOU A MULHER "


 "Vénus em Chamas  -  E Deus Instrumentalizou a Mulher " não é, como o próprio autor assume, um livro de História, porque  não é historiador.

Pedro Vieira pretendeu , sim, mostrar  , através de sete vidas femininas como a História sempre menorizou a Mulher em todos os aspectos através de milhares de anos e, demasiadas vezes, com o apoio e conivência da Religião.

Além das mulheres sobre quem fala , escolheu para capa do livro o quadro " Judite Decapitando Holofernes " da pintora italiana Artemísia Gentileschi ( 1593 - 1654 ) , de  cuja vida dá também pormenores embora sem lhe consagrar um capítulo exclusivo.

As mulheres que escolheu  são Maria ( mãe de Jesus ), Madalena ( companheira de Jesus ) Teodora ( imperatriz de Bizâncio ), Joana  d ' Arc ,  Fillide  Melandroni ( cortesã e modelo de Caravaggio ) , Harriet Tubman ( lutadora contra a escravatura e feminista) e Lúcia (vidente de Fátima ).

É um livre interessante , porque demonstra como a Mulher é , além do seu afastamento deliberado do decorrer da História humana,  utilizada e  descartada sendo válidas para o efeito todas as artimanhas , incluindo as do foro religioso.

Penso que quem ler,  não pensará ter perdido tempo.

EXCERTOS :

-  " Mais de duzentos anos depois da fixação do cânone por Atanásio, Gregório Magno , papa da Cristandade, ... mistura várias figuras relatadas nos Evangelhos e lança o opróbrio  sobre uma personagem central do cristianismo inicial, fazendo dela proscrita , manchada. Seja como for, muito antes de Gregório, os evangelistas oficiais não admitem < discípulas>, e Paulo nem sequer refere Madalena ."

- "Joana ...capturada em Compiègne ... seria vendida aos ingleses, que a encaminharam para Rouen....A alma e a vida de Joana ficavam então ao dispor  dos homens, dos poderes... sendo abandonada por quem inspirou e condenada por quem ajudou a derrotar. Vinte e cinco anos depois... Isabelle, mãe de Joana, camponesa inconformada  com a injustiça, conseguiu que a filha fosse formalmente inocentada pelos homens-fortes da Igreja. "

- "Lúcia de Jesus foi retirada à sua família em 1921 , com apenas catorze anos. A 17 de Junho desse ano, deu entrada no Colégio das Irmãs Doroteias, no Porto, por vontade do bispo de Liria....O afastamento fez com que deixasse de conviver com o ceticismo materno, que se manifestou desde o início."

Comentários

  1. A miséria do tempo que tentamos viver São *,~`)
    Bela quinta à maneira, beijingos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para quem já não é jovem , como é o nosso caso, está muito complicado assistir ao desaparecimento do mundo que conhecíamos, sem dúvida. Particularmente para as mulheres, como sempre.

      Bom resto de semana, João, beijinhos .

      Eliminar
  2. La historia de las mujeres debería avergonzar a los hombres.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, e , infelizmente, também bastantes mulheres : algumas são tão machistas como os homens.

      Petons

      Eliminar
  3. Mas algumas dessas mulheres acabaram na ribalta através de vários meios.
    Lúcia já repousa em Fátima junto dos primos e até já é nome de avenida.
    Para não falar da Virgem Maria!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens razão.

      Porém, pagaram um preço demasiado alto .

      Sinceramente, prefiro ser anónima do que ser enclausurada desde adolescente ou queimada numa fogueira .

      Abraço.

      Eliminar
    2. Como previ, tenho o teu acordo :) :)

      Eliminar
  4. São, na maioria dos casos, esses génios eram elas, felizmente as circunstancias não são as mesmas e hoje em dia temos muitas mulheres destacando pelo seu elevado valor. Uma pena esse degradante passado que tanto as limitou. Grande abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, felizmente mudou-se para melhor, mas ainda temos muito e duro caminho pela frente, meu querido amigo.

      Até porque neste momento estão a aparecer retrocessos, infelizmente, e com a participação de mulheres, imagine-se!!

      Te abraço. Bom fim de semana e feliz Agosto :)

      Eliminar
  5. Eu não acredito que seja possível definir o papel histórico das mulheres, sua instrumentalização pela religião e pelo poder e o resgate de narrativas silenciadas em apenas 224 páginas. Mas o "Pedrinho" tentou. rsrsrsrsrs

    Nova Tirinha Publicada. 😼

    Abraços 🐾 Garfield Tirinhas Oficial.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tentou e conseguiu, porque , como o próprio assumiu , não é um tratado histórico, mas sim a exposição de sete figuras femininas que escolheu para exemplificar o que ninguém decente pode negar : a pouquissima relevância dada à Mulher na História .


      Abraço, bom fim de semana e excelente Agosto :)

      Eliminar
  6. Olá, amiga São.
    Embora não seja propriamente um tema que me entusiasme, pelo contrário. Como sabes não sou crente nem dou relevância ao tema em si. Embora todos saibamos como as religiões na sua esmagadora maioria, se não todas, tratam a mulher. Por esse motivo, será por certo um boa leitura para quem gosta deste género de literatura.

    É sempre uma boa sugestão.

    Deixo os votos de um bom fim de semana, com tudo de bom.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com
    https://soltaastuaspalavras.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O tema interessa-me por razões óbvias : porque sou mulher e porque vivi em ditadura até aos 24 anos . E se a repressão sobre os homens foi má, sobre as mulheres foi mais do que péssima e de uma extraordinária dureza, indo a Igreja muito além da já de si perversa cumplicidade.

      Eu gostei do livro, mas penso que o título não é o mais feliz . Porque ele não analisa pelo ponto de vista religioso, mas sim da menorização de que a Mulher sempre foi vítima.

      Caro amigo, bom fim de semana e feliz Agosto :)

      Eliminar

Enviar um comentário

Grata pela vinda!

Não saia sem comentar: a sua opinião importa
(-me).

E volte, em paz...

Mensagens populares deste blogue

LOUCURA