DIA DOS CIGANOS ***



A etnia cigana tem mantido uma identidade muito forte ao longo de séculos e ainda existem muitos que praticam nomadismo.

Os preconceitos contra eles continuam muito acentuados, mais nuns países do que noutros.

E toda a gente sabe a injustiça contida em ideias formatadas e em generalizações.

No entanto, reconheçamos,é ainda muito difícil às mulheres acederem à instrução e terem uma palavra de decisão sobre a sua própria vida.

Continuam as vinganças que incluem toda a família de quem ofende  .

Durante as ditaduras em Espanha e Portugal , as pessoas ciganas tiveram uma vida muito difícil, melhorando substancialmente depois da morte de Franco. Em Portugal , a melhoria não foi significativa.

Embora só se fale nos judeus e estes não tenham uma única palavra sobre as outras vítimas do nazismo,  um povo que Hitler  pretendia extinguir era o cigano. Cerca de quinhentos mil pereceram nos campos de extermínio nazis durante a tragédia denominada por Porajmos, em romani.

"A doutrina nazi do Terceiro Reich considera os ciganos pessoas de categoria inferior, nocivos sob o ponto de vista da pureza da raça germânica.Com base nesta classificação, os ciganos provenientes de qualquer parte dos territórios ocupados foram deportados e encarcerados em Auschwitz-Birkenau. Ainda assim, têm o privilégio das famílias permanecerem juntas. Não trabalham. Uma curiosidade do campo dos ciganos é a de uma barraca construída no seu interior, destinada às experiências. (...)

Chegou a última hora para os prisioneiros do campo dos ciganos.Emitiram-se as mesmas instruções que no caso dos checos. As barracas foram bloqueadas.Aparece um grande número de SS com cães. Tiram os ciganos dos barracões e colocam-nos em fila, dizendo-lhe que serão transferidos para outro campo e , apesar de estarem há dois anos em Birkenau, acreditam na mentira. Dão-lhes pão e salsichas, método eficaz e seguro para os induzir em erro.

Evidentemente, as SS não o fazem por considerações humanitárias: a sua única preocupação é levar para as câmaras de gás uma multidão usando o menor pessoal possível e com a  máxima calma e segurança.

Durante toda a noite os crematórios I e II vomitaram labaredas de morte.A luz iluminou todo o  campo. Ao amanhecer nos pátios dos crematórios jazem montículos prateados: são as cinzas das vítimas. Os cadáveres de doze gémeos não foram enviados para as chamas .O dr. Mengele, antes de os destinar às câmaras de gás, marcou estas pobres crianças no peito com duas letras `ZS´; isto é, destinados a autópsia".

A citação , com tradução minha do castelhano, é do livro "Fui Asistente del Doctor Mengele", do médico Miklós Nyiszli, sobrevivente do campo de extermínio humano de Birkenau (Auschwitz II), na Polónia.

Não aprecio Dias específicos, mas considero que podem ser úteis para denunciar perseguições hediondas mais ou menos esquecidas como esta.

Esperemos que a Humanidade chegue rapidamente à conclusão de que  todos os seres humanos são iguais entre si, independentemente de tudo o resto.


***
Com carinho, para Frida!

Comentários

  1. São,
    Amigos do seu amigo, ninguém os queira ter por inimigos!!
    Boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo.

      O meu Pai viveu uma situação muito aborrecida: ia num carro quando um garoto cigano, sózinho e a brincar com um arco ( lembra-se?) acaba por se meter à frente e ser atropelado sem culpa do condutor.

      Apareceram logo inúmeros ciganos e quando o meu Pai e o condutor saíram para socorrer a criança foram agredidos e não foram mais, porque um ourives os puxou para dentro da loja e a ameaça foi de que se a criança morresse o dono do carro também morreria!

      Há tempos uma adolescente que queria continuar a estudar não o pôde fazer porque a obrigaram a casar e por mais que ela pedisse ajuda aos organismos oficiais , apoiada até por docentes e técnicas de Serviço Social, o que foi oficialmente decidido é que era tradição da etnia.

      Mas não são portugueses? EStão fora da lei?! Há qualquer coisa que me escapa!

      Conheço pessoas de etnia cigana e até hoje nunca tive problemas.

      Bom dia, rrss

      Eliminar
    2. Duas para se rir por causa dos ciganos, São.

      1- Há já uns bons anos, tive que ser operado ao nariz (depois dessa já tive que fazer mais duas cirurgias).
      Quando estava internado na Casa de Saúde da Sofia, estava lá internado um cigano.
      E os ciganos, nos hospitais e nos tribunais, comportam-se em bando - vão todos!!
      Quando tive alta, e ia a sair, uma cigana chamou-me tudo menos doutor.
      Porque eu era um irresponsável por andar de mota sem capacete.
      Quando lhe expliquei que o meu rabo não se senta em motas e que tinha sido operado, pediu-me desculpa tantas vezes que quase não me deixava sair do hospital :)))

      2- Também já há uns bons anos, a Câmara Municipal de Coimbra, com pena dos ciganos que dormiam em tendas ao ar livre, resolveu construir-lhes umas casas.
      Esqueceram que os hábitos não se mudam por decreto.
      Resultado - os ciganos meteram a bicharada toda nas casas e continuaram a dormir nas tendas :))

      Eliminar
    3. rrrsss rrss s A primeira situação é verdadeiramente cómica,,,rrrss

      A segunda tem algo de semelhante como o que se passou na construção da Lisnave : colocaram as pessoas dentro de prédios sem explicação nenhuma.

      Resultado: plantaram já nem lembro o quê nas banheiras, acenderam fogueiras no patamar e tiveram um trabalhão doido para habituarem os animais a andar de elevador, rrrsssss

      Como já tenho dito, fiz supervisão de três dos cinco concelhos da área do Serviço Local de Acção Social , o que abrangia Montijo , omde me deslocava semanalmente.

      Duma vez chego e as colegas estão aflitas , porque a engenheira da Câmara queria falar comigo sobre uma família da nossa etnia vivendo no Passil, que era uma freguesia com graves dificuldades económicas e famílias problemáticas.

      Qual era , então , o drama? O facto de a autarquia ter dado uma casa à família e todos os elementos continuarem a dormir juntos na mesma divisão.

      Depois de várias questões , percebi que a casa não tinha mobíliário , isto é, todas as divisões estavam vazias.

      Fiquei perplexa e saíu-me algo deste género: metem a família numa casa vazia , entram em aflição porque continua tudo a dormir junto....Pretendiam o quê? Que cada pessoa fosse deitar-se no chão duma divisão vazia e aí estaria tudo bem?! Assim , pelo menos, aquecem-se mutuamente. Ora deixem-se de fitas e , além de mobilarem minimamente que seja a casa, eduquem as pessoas!!!

      Nada se muda através de comportamentos absurdos e desadequados!!

      Eliminar
  2. Oi, São!
    Pessoalmente não conheço nenhum cigano, então não sei como são. Uma vez passei o reveillon em uma tenda cigana completamente por acaso - coisas de adolescente - foi muito divertido! A tenda estava instalada perto da minha casa e levei um safanão da minha mãe por isso. Ela não gostou muito, porque quando eu tinha 3 anos fui raptada por duas ciganas - A minha cidade natal, fica perto de uma outra, que na época era habitada por muitos ciganos abastados. Aqui na blogosfera conheço uma cigana que escreve coisas lindas. Fora o que aconteceu comigo, não tenho porque ter preconceitos, afinal, existem raptores de várias etnias. Considero-os exóticos e penso que eles deveriam se orgulhar de se manterem tanto tempo unidos, mesmo com tanta pressão popular.
    Beijus,

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A etnia cigana , como todas as outras etnias, tem pessoas boas e pessoas más.

      A integração é complexa porque há preconceitos tanto de um lado como outro.

      Aqui, em Portugal, não percebo como é que o Poder permite que vivam sem cumprir as leis do país, pois são portugueses.

      Aliás, como acho criminoso que , a pretexto de respeitar a cultura e os hábitos , se permita a excisão de meninas em idades cada vez mais precoces.

      Não sou contra a vinda de estrangeiros, mas penso que há um mínimo de regras que deverão respeitar obrigatoriamente no país de acolhimento e por essa razão sou a favor da proibição do véu islâmico .

      São um povo interessante e com ricas tradições.

      Não há ninguém que cante e dance flamenco como eles, mesmo que tenha uma apurada técnica!!

      Bons sonhos

      Eliminar
  3. Antigamente passavam por aqui e pediam palha para os animais ou comida para eles.
    Nos últimos anos têm acampado no parque de merendas fora da povoação.
    Ninguém os tem provocado mas os mais pequenos gostam de atirar pedras e destruir o que está feito para uso colectivo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente, a destruição do colectivo é transversal.

      Á entrada da terra onde vivo foi colocada uma estátua em tamanho natural representando um salineiro, pois a actividade das salinas ainda a tenho memória e vim para aqui aos seta anos mal feitos.

      Acredita que a Junta de Freguesia , após várias tentativas, teve mesmo que a retirar de vez?

      Eu acho lamentável que ainda hoje a comunidade cigana não esteja integrada, sendo que a responsabilidade é de ambas as partes.

      Mas os comentários que li ontem quando andei em pesquisa, são de um racismo vergonhoso, pois há até quem elogie Hitler!!

      Tenha bom dia, Luís, rrss

      Eliminar
  4. Bom dia São

    Também à dia do Cigano?? Bolas....! Mas o texto está muito bom.

    Beijinho e um dia feliz

    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo por haver Dias para o que é importante (este é um dos casos) e para o que é tontice que eu pouco lhes ligo .

      Grato abraço e seja feliz, Ci!

      Eliminar
  5. Minha querida... que bela homenagem fez ao meu povo... hj é considerado mesmo o dia internacional dos ciganos... aqui no meu país o dia 24/5 é comemorado o dia nacional...

    Mas vc relatou algo que muitas pessoas nao sabem, a morte de tantos ciganos durante o Nazismo... mas o pior São é que Hitler ainda vive em muitas pessoas e o meu povo ainda sofre fortes preconceitos ... o que faz com que alguns fiquem arredios e prefiram esconder a sua condiçao cigana...

    Em relaçao ao preconceitos... o mundo evolui pouco...

    Querida... adorei a homenagem, e penso que é assim mesmo que se muda as coisas, quando as pessoas denunciam, falam... sobre o preconceito que outros sofreram... seja por raça, cor ou condiçao social...

    Obrigada... que seu dia seja de paz...

    Beijos...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nada tem a agradecer, Frida!

      Penso que a única maneira de (tentar) parar com a falta de respeito por pessoas nem mais nem menos importantes do que nós é falar sobre o assunto e denunciar as barbaridades.

      Nesse sentido, o post do "são" de hoje recorda o massacre de centenas de civis palestinianos desarmados durante a noite no ataque que os judeus sionistas fizeram a Deir Yassin em 9 de Abril de 1948...

      Grande abraço

      Eliminar
  6. Os ciganos têm uma maneira muito própria de viver embora muitos se tenham
    também adaptado às novas realidades. São pessoas a quem devo respeito.
    Desejo que esteja bem.
    Bj.
    Irene Alves

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A etnia cigana é como a nossa: tem bom e mau.

      São pessoas com características muito suas, mas se são portugueses têm mesmo que viver sob as leis que regem o país..

      Grato beijo

      Eliminar
  7. O tempo foi passando sonhava voar como um colibri,
    e voei nos meus pensamentos na velocidade do beija flor.
    Em cada jardim beijava colhendo o nectar das flores
    e sonhava com a felicidade a cada quilometro de voou.
    Alguns anos se passaram meus sonhos mudaram
    hoje sonho voar como a Àguia quem
    sabe alçar livre meu último voou ,
    ir de encontro ao firmamento e finalmente encontrar
    a paz para meu coração.
    Que bom é estar perto de ti
    Sentir tua paz em meu coração .
    Deus abençoe o seu Dia e o meu também.
    Paz e Luz de Jesus.
    Evanir.
    A sala abaixo é para vc escolher aquilo que vc gostar
    por favor deixar o recado que levou estarei fazer um award do seu blog
    e colocando no rolando junto com os outros.
    Que esta a esquerda do blog.
    http://aviagempremiosoferecidos.blogspot.com.br/
    Desde já meu agradecimento pela sua amizade.
    Breve estarei me afastando de vocês.
    Eu acredito que não vou conseguir
    continuar sem me afastar
    talvez a partir do final desse mês.
    Agradeço o carinho que sempre recebi de si
    Deus é pai e sabe quanto amo cada um de vcs
    que sempre dedicou o melhor de si
    para mim.
    www.aviagem1.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu bem, abraço grato pelo seu carinho - que retribuo .

      Deus a acompanhe sempre !!

      Eliminar
  8. Só um coração bom eleva á categoria de Homenageado um Povo que sente como qualquer povo e sofre (mais) a discriminação quase geral. Os Direitos Humanos são... para "uns" mais ou menos escolhidos sue interessam a um "fazer política"(baixa).
    Honra te seja atribuida, São. Parabéns pelos pequenos Relatos que devem ser "novidade" para a maioria de nós.


    Beijos


    SOL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca consegui(rei) perceber como um ser humano se acha de "raça superior" ou de um "povo eleito" face a um outro ser humano que só difere na cor da pele , ou na cultura!!

      Convido-te a passares pelo "são", para veres como os sionistas judeus são tão bárbaros como quem os perseguiu!

      Grato abraço pelas tuas amáveis palavras

      Eliminar
  9. Dói em mim ,São! Dói como se tivesse estado ali, dói como se parentes meus fossem, porque somos todos irmãos. Vou reler, porque sei da importância que é manter viva a lembrança do Holocausto, para que JAMAIS se repita!
    Um beijo!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu bem, partilho essa dor e em Auschwitz-Birkenau a nagústia ainda foi mais funda porque os judeus , em Israel, encurralaram os palestinianos em dois campos de concentração: Margem Ocidental e Gaza, além de terem um regime de Apartheid contra todos os não-judeus.

      Espreite o "são" e verá como os perseguidos conseguem ser iguais a quem os perseguiu...

      Abraço muito estreito

      Eliminar
  10. Uma triste realidade São
    e aos poucos vejo-os desaparecendo,
    A grande maioria não sabe conviver com diferenças ,apesar dos discursos bonitinhos,
    Obrigada pela lembrança, sempre oportuna mesmo os dias dedicados a algo para que possamos refletir e rever opiniões
    um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, é trágico este circuito fechado que não dá saída porque cada comunidade se fecha sobre si e os preconceitos continuam de parte a parte...

      Beijinhos, Lis

      Eliminar
  11. SÃO,

    e neste sumário episódio indesejável, verdadeiro filme de terror étnico,repousam lembranças que dilaceraram a honra da humanidade,feriram de punhaladas covardes envoltas em gazes da morte um genocídio tresloucado sob o comando fardado de um bigode fétido abaixo de narinas que nunca sentiram o odor do verdadeiro e perene valor da vida humana.

    Fica ainda a revolta, na esperança de que não se pratique nunca mais a sórdida aventura de pensar-se uma espécie humana "limpa",loira de olhos azuis,peitos condecorados pelo luto universal de cada uma das famílias sacrificadas e muito mais ainda, das nossas que sobreviveram para relembrar esta dramática barbárie.

    Nojo.

    E quando sinto nojo, cuspo na cara!

    Um abração carioca.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estamos em transmissão de pensamento : acabo de vir de sua casa , sem ter tido conhecimento de me dera o prazer da sua presença aqui!!

      Quanto ao seu excelente comentário, só posso comcordar com cada uma e todas as palavras.Exceptuando que acho que miseráveis deste calibre nem merecem o gasto de minha saliva...

      Beijinhos, meu caro Paulo

      Eliminar
  12. Ainda hoje o cigano é visto como um comerciante trafulha que vive do expediente...As mulheres servem ( na sua generalidade) apenas para vender nas feiras e terem filhos. Não têm direito a mais nada.

    Gostei da publicação que alerta para um problema sempre actual

    Deixo abraço e cumprimentos
    ****************************
    Meu cantinho:
    http://pensamentosedevaneiosdoaguialivre.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. De facto, a etnia comercia muito e guarda um hábito que era vulgar em todas as lojas portuguesas até aos meus vinte anos e que continua vigente nos países árabes : regatear os preços.

      Com em todos os povos, têm excelentes pessoas e outras péssimas.

      Penso que a Justiça portuguesa deveria fazê-los cumprir a igualdade de direitos entre homens e mulheres e a frequência do ensino obrigatório pelas crianças, até porque a sua cidadania é tão portuguesa como a nossa!

      Grato abraço pelo apreço

      Eliminar
  13. Cuánto abismo que rellenar para encontrarnos.
    Besos, querida amiga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querido amigo mio, e como preencher esse abismo?

      Aqui , as coisas estão complicadíssimas porque a coligação PSD/CDS no Poder ( com o apoio de Cavaco) está a quebrar os laços de solidariedade da população e isso afecta ainda mais a convivência entre etnias...

      Que sejas feliz, Pedro!

      Eliminar
  14. Cuando era pequeño había más problemas de convivencia.
    Creo que hoy en día han disminuido mucho esos problemas.

    Besos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei a tua idade.

      Na ditadura franquista passaram muito mal eGarcia Lorca denunciou isso em muitos dos seus poemas.

      Actualmente a situação dos ciganos em Espanha é bastante razoável(principalmente no meio artístico )e muitos deles já têm cursos superiores.

      Aqui em Portugal, ainda há muita dificuldade de relação entre comunidades , embora individualmente se consigam estabelecre, por vezes, relações-

      Abrazos

      Eliminar
  15. A nossa geração foi criada com um medo enorme dos ciganos, pelo menos no Norte, e isso vai demorar a passar. Mais ainda porque os próprios não ajudam lá grande coisa.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso mesmo!

      Temos que ir avançando aos poucos , de parte a parte.


      Abraço

      Eliminar
  16. Amiga São :
    Tempos tenebrosos que nunca é demais relembrar para não se repetirem.
    Os ciganos também se marginalizam e isso não ajuda a sua integração .


    Obrigada pelas suas palavras no dia do meu aniversário, emocionaram-me.
    beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho muito receio que esteja para acontecer algo de semelhante, dado o Poder estar novamente na Alemanha, geneticamente bélica, e a extrema-direita estar a ascender em flecha (tendo muito boas relações com a extrema-direita de Israel, cujo regime de Apartheid discrimina todos os não-judeus).

      Penso que deverá haver abertura de ambas as partes, sim,Principalmente, das autoridades e fazerem com que cumpram as mesmas regras que o resto dos portugueses , pois também o são par bem e para ma.

      Obrigada eu pelo lindo ramo de flores, rrss

      Abraço estreito, amiga

      Eliminar

Enviar um comentário

Grata pela vinda!

Não saia sem comentar: a sua opinião importa
(-me).

E volte, em paz...

Mensagens populares deste blogue

CITAÇÃO - ÉSQUILO