DIA DA LÍNGUA PORTUGUESA

 Comemora-se hoje  a Língua Portuguesa.


Infelizmente, o respeito e o amor que merece são muito escassos  há muito tempo.


Por um provincianismo bacoco , é recorrentemente adulterada pelo uso imoderado e injustificado de termos estrangeiros, muito em particular o inglês mascavado dos EUA.


E quem se irrita com quem não pactua com esta lamentável situação  nem com o disparate insano que foi o mais recente Acordo Ortográfico  nem tem sequer a noção de que a Língua faz parte da identidade de um povo -  seja ele qual for.


Ainda se percebe que quem vive no estrangeiro durante muito tempo, por vezes, intercale termos da Língua do país de acolhimento na  sua Língua materna. No entanto, o  Professor António Damásio , residente nos EUA há várias décadas, nunca o faz.


Falemos e escrevamos  português  e,  de preferência, correctamente  pois temos escritores e escritoras de alta qualidade, incluindo José Saramago , Prémio Nobel de Literatura.


VIVA A LÍNGUA PORTUGUESA!!



Comentários

  1. Viva ! Bem lembrada! Bela homenagem! beijos, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Língua portuguesa é bela e rica, não tem que ser vítima da idiotice de meia dúzia de criaturas tolas e sem amor próprio!

      Beijinho, bom Dia da Mãe

      Eliminar
  2. Não sabia que hoje se comemora este dia! Realmente a língua portuguesa é muito mal tratada, eu tento fazer a minha parte e não a tratar muito mal. :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também sempre tenho tentado tratar a Minha Língua o melhor possível e nunca recorro a estrangeirismos parvos, pois temos termos mais do que suficientes para exprimir tudo!

      Bom domingo e abraço :)

      Eliminar
  3. Concordo na generalidade com esta perspetiva que aqui colocas, em relação ao acordo ortográfico.

    De facto, os estrangeirismos que foram introduzidos, não fazem muito sentido. Por outro lado, concordo com algumas alterações que, no meu entender fazem todo o sentido.
    Como por exemplo, as consoantes mudas. Visto que, se não se lêem, não estão de facto a fazer nada.

    Exemplo simples: ator, não se diz fonéticante actor, portanto a consoante c, é muda, não se diz. Como este exemplo há muitos mais, relativamente às consoantes mudas não se dizem fonéticante. Logo, faz todo o sentido essa alteração. Isto é a minha opinião, claro. Há quem tenha outra opinião.

    De resto plenamente de acordo.
    Continuação de ótima semana.
    Beijinhos!

    Viva a língua portuguesa!

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com



    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tecnicamente , há quem defenda as consoantes mudas, mas aí a minha consternação pelo seu desaparecimento não é muita, sinceramente.

      O que me aflige a sério é usar, só por exemplo, "soft" em vez de "suave" e "handicapados" em vez de "deficientes".

      Por mim , a AO jamais teria existido e ficaria muito feliz se fosse anulado.

      A Língua é uma entidade viva que se transforma ao longo dos tempos, mas alterá-la por decreto e razões comerciais é uma criminosa aberração!

      Te abraço, bons sonhos, meu amigo

      Eliminar
  4. Es una hermosa lengua te mando un beso.

    ResponderEliminar
  5. Cada vez mais estudada e falada aqui na China.
    Bfds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desconhecia e fico contente com o facto.

      Boa semana :)

      Eliminar
  6. É uma falha não haver um museu da lingua portuguesa em Portugal.
    Um abraço e bom fim-de-semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Totalmente de acordo.

      Não se entende como é que existe um Museu da Língua Portuguesa no Brasil e aqui não : só mostra a nossa mais do que conhecida baixa auto-estima e o pouco cuidado em valorizar o que é nosso!

      Abraço, boa semana :)

      Eliminar
  7. Olá, São,
    Passando por aqui, para desejar um feliz fim de semana, com muita saúde.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. Um bom parecer São sobre a Língua Portuguesa e sua data .
    Não sendo portuguesa é também a minha com todas as diferenças vindas de um colonialismo ,talvez não tão eficaz. Ou melhor dizendo o português brasileiro é resultado de uma forte entrada de imigrantes europeus ,onde se deu o chamado multilinguismo. Daí os novos traços gramaticais.
    Concordo que cada País deve preservar sua identidade .
    um abraço grande . E bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os países que sofreram a colonização e receberam influências várias construiram a sua própria versão da Língua e eu respeito isso.

      Porém, não faz absolutamente sentido nenhum, quanto a mim, fazer um Acordo Ortográfico como o mais recente feito por Portugal...

      Abraço , excelente semana :)

      Eliminar
  9. Respostas
    1. Viva : cultivemos a nossa Língua com cuidado e orgulho!

      Boa semana :)

      Eliminar
  10. Respostas
    1. Ci, não partilhei nada : escrevi o que sinto sobre o tema.


      Beijinho, boa tarde :)

      Eliminar
  11. Viva a Língua Portuguesa com a sua complexidade, beleza e riqueza!👏👏👏

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva, sempre!

      O Português é rico e belo!

      Beijinhos

      Eliminar
  12. Desconhecia. Pois então, VIVA A LINGUA PORTUGUESA.
    Abraço de vida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Adoro Línguas e tenho muita pena de não dominar , pelo menos, uma - além da minha, mas a Língua Portuguesa é muito bonita e rica, não necessita de ir buscar termos estrangeiros !!

      Forte abraço, querido amigo

      Eliminar
  13. Genial homenaje al idioma portugués. Te mando un beso.

    ResponderEliminar
  14. Parabéns pela postagem, temos que falar sobre a nossa língua tão maltratada em nossos dias, cuido bastante para usá-la corretamente. Beijos. https://botecodasletras2.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre tive também o cuidado de escrever e exprimir-me correctamente na bela Língua que me coube em sorte!

      Beijinho, tudo de bom , minha amiga :)

      Eliminar
  15. "[...]Falemos e escrevamos português[...] e, sim, sejam banidos por Lei, os estrangeirismos usados e abusados pelos Meios de Comunicação Social (que deveriam ser fonte de informação e formação da Língua), Incluindo os espaços de Publicidade e Comercialização.

    Beijo
    SOL da Esteva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se me permite , assino por baixo este seu comentário, meu amigo!

      Beijo de excelente semana

      Eliminar
  16. Mi muy querida Sao.

    Me identifico con tu concepto de que el lenguaje es parte de la identidad de un pueblo, a lo cual agregaría los modismos, acentos, y anécdotas.

    Abrazo bien grande!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querido amigo, sim, a Língua é uma entidade viva e se vai modificando... porém, modificá-la por decreto e com causas económicas , como foi o caso do mais recente Acordo Ortográfico de Portugal, é asneira!

      Te abraço com carinho, estimado Ricardo

      Eliminar
  17. Somos uns vendidos, alteramos para que os Brasileiros nos pudessem compreender lololololol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E, pior, por motivos económicos, imagine-se!!!

      Boa semana

      Eliminar
  18. Respostas
    1. Muchissimas gracias, amigo mio!

      Te abraço com muita estima

      Eliminar
  19. Foi no dia 5. Mas agora venho dizer VIVA A LÍNGUA PORTUGUESA contigo.
    Muita saúde, minha Amiga São.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. VIVA A LÍNGUA PORTUGUESA !

      Minha querida, que tenhas excelente semana e tudo a correr bem junto aos teus.

      Eliminar
  20. Não poderia estar mais de acordo!
    Quando oiço o termo "aceitado" (um pequeno exemplo), pergunto-me de que me adiantaram tantas aulas de português... que me deixam agora com a sensação de ser completamente iletrada... para mais com esta minha mania de continuar a escrever as palavras como antes... com todas as letras... mudas... e surdas... :-))
    Enfim! Sinais da involução dos tempos... afinal estamos na era dos emojis... e as actuais gerações... lêem cada vez menos... na era da informação... a desinformação, é o próximo destino da humanidade... para quem a cultura... significa endeusar o que se passa nas redes sociais...
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vivo as mesmas inquietações : por vezes, já nem sei se é erro de quem escreve /fala ou se é consequência do malfadado Acordo Ortográfico!!

      Recuso-me a deixar de escrever tal e qual como aprendi


      Beijinho, boa semana :)

      Eliminar
  21. Hoje o anti-virus com ligação segura, tornou-me anónima... sou eu... a Ana Freire! Provavelmente todos os meus comentários estarão anónimos, porque os fiz nesse período que o anti vírus proporciona diariamente. Agora já estou em modo de ligação normal... calculo que já não apareço como anónima... picuices do pessoal da Praça Vermelha...
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando vi comentários DESCONHECIDO fiquei surpreendida, mas depois percebi ser a Ana...

      Vamos de mal a pior, francamente.


      VIVA A LÍNGUA PORTUGUESA!!


      Grande abraço, minha amiga, boas férias :)

      Eliminar
  22. Mas porque raio meia dúzia de gatos pingados (expressão da minha mãe) tem que achar o que quer que seja !
    A nossa língua é linda e é nossa e devemos zelar por ela.
    Brisas doces *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quiseram ficar na História e ficaram...pelas piores razões!!

      Abraço, bom resto de semana :)

      Eliminar

Enviar um comentário

Grata pela vinda!

Não saia sem comentar: a sua opinião importa
(-me).

E volte, em paz...

Mensagens populares deste blogue

CITAÇÃO - ÉSQUILO

NAUFRÁGIOS