ROMAN ABRAMOVICH... DA SILVA
O magnata Roman Abramovich, nascido na Rússia em 24/10/1966, conseguiu a nacionalidade portuguesa através da legislação relativa aos judeus expulsos no reinado de D. Manuel I.
Parece, pelo menos a mim, fazer colecção de nacionalidades , pois além da portuguesa tem várias outras.
Quando ouvi na RTP uma cidadã russa a viver há vários anos em Portugal, demonstrando um bom domínio do nosso idioma, censurar com toda a razão a rapidez com que Abramovich conseguiu algo tão difícil de alcançar e só depois do cumprimento de uma longa e exigente burocracia. tive sentimentos de vergonha e raiva.
E quem o certificou como descendente de judeus sefarditas ? A Associação judaica do Porto, para a qual Abramovich contribuiu com verbas (avultadas, presume-se), cujo responsável é o rabino Daniel Litvak.
O escândalo foi de tal ordem que as autoridades portuguesas se viram obrigadas a investigar o caso , resultando daí a detenção de Litvak em 11/3/2022 quando se preparava para viajar para Israel.
Este triste caso só confirma a vergonhosa dualidade de critérios existente quanto às pessoas que procuram construir a sua vida em Portugal. Assim como, não esqueçamos, a maneira como são recebidas as pessoas que fogem da Ucrânia e as que fogem de África ou Médio Oriente.
Espero, sem grande esperança, que alguma decência apareça no futuro neste assunto .
Além do mais , não entendo o motivo de Abramovich se encontrar na sala de negociações entre Ucrânia e Moscovo. A que propósito ?!
Temo que se houver algum problema sério , o nosso compatriota se venha refugiar em Portugal .Seria o cúmulo da desfaçatez !!
Tudo é possível!
ResponderEliminarAbraço
Porque estamos numa sociedade sem valores nem ética onde o Ter é mais importante do que o Ser e o verdadeiro Poder é o económico.
EliminarBeijinhos
O dinheiro comanda a vida...
ResponderEliminar.
Cumprimentos poéticos.
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.
Uma verdade só possível porque a sociedade está gangrenada ..
EliminarCordiais saudações
Olá, São.
ResponderEliminarComo num teu anterior post, versando este mermo tema, tive a oportunidade de comentar, direi exactamente a mesma coisa. É uma vergonha como esta, e provavelmente outras semelhantes podem acontecer no nosso país. Quando milhares de pessoas de outras nacionalidades, que aqui trabalham e têm residência no nosso país, não conseguem a nacionalidade portuguesa. Como citas e bem neste texto, tratou-se de uma manobra ilegal, visto o autor desta certificação está a ser investigado pela justiça.
Em relação ao facto, de este personagem fazer parte da comitiva russa, nas pseudo negociações de paz com a Ucrânia, é de facto muito estranho.
Enfim...é tudo muito bizarro.
Votos de uma excelente semana, com muita saúde.
Beijinhos, com carinho e amizade
Mário Margaride
http://poesiaaquiesta.blogspot.com
Só regressei tão rapidamente ao assunto porque me tocaram as justas palavras de censura da cidadã russa , porque a corrupção do rabino Litvak foi descoberta e porque não vislumbro o motivo da presença de Abramovich nas pseudo negociações.
EliminarQuanto ao teu comentário , completamente de acordo contigo.~
Carinhoso abraço, meu amigo , boa tarde
Uy política y oportunismo van de la mano. Te deseo una buena semana y te mando un beso
ResponderEliminarTens razão : o exemplo máximo em Portugal é Cavaco Silva - a quem o " bom povo português" elegeu para todos os cargos e e mais do que uma vez !!
EliminarTe abraço , tudo de bom :)
Lembro bem um debate aceso entre o Miguel Sousa Tavares e a representante da Associação a propósito do tema.
ResponderEliminarComo o MST também não percebo esta distribuição apressada da nacionalidade.
Que por aqui também andou.
Por outras razões históricas.
Jus sanguini, jus soli.
O sangue ou o local de nascimento.
Fora disto só méritos excepcionais e em casos MUITO excepcionais.
As características mais desagradáveis do povo judeu estão bem patentes em Esther Mucznik : a arrogância e a indiferença pelo Outro.
EliminarNunca entenderei como é o povo judeu cúmplice do pesado silêncio que cobre as outras vítimas do nazismo : opositores políticos, deficientes alemães, padres católicos( Dachau foi designado por "seminário " por ter centenas e centenas deles presos em simultâneo ), Testemunhas de Jeová, ciganos ( largas centenas , incluindo famílias inteiras, foram gaseados e cremados numa só noite em Auschwitz-Birkenau),mulheres obrigadas a prostituir-se nos campos de concentração, negros , prisioneiros de guerra (morreram milhares, principalmente soviéticos, na construção de Birkenau) em porque o seu holocausto tem h maiúsculo quando se sabe , por exemplo, do holocausto imposto por Leopoldo II à população do Congo belga.
Além disso, os descendentes dos mouros expulso da Ibéria pela mesma época têm iguais direitos , mas com isso ninguém se preocupa.
E é esta dualidade de critérios que não aceito nem aceitarei jamais !!
Desconhecia que aí também se colocou a mesma questão de nacionalidade.
Querida São
ResponderEliminarEste é um assunto, o das nacionalidades, que atesta bem o desnorte
da burocracia e outros interesses em Portugal. Ainda há dias ouvi
na TV o caso de uma senhora africana que vive cá há não sei
quantos anos e ainda não conseguiu a nacionalidade, para além de
casos similares que a comunicação social tem trazido ao nosso conhecimento. E isso acontece também com os descendentes dessas pessoas que desesperam pela legalização da sua situação.
Focou o caso de uma Ucraniana, e bem, pois os imigrantes são,
normalmente, vítimas dessa discriminação, eles que labutam por cá à espera de melhorarem a sua vida. O resultado é estarem à espera indefinidamente...
O poder das influências e do dinheiro dominam o mundo. Ontem e hoje. O ser humano não tem emenda.
Beijinhos
Olinda
Bem vinda, querida Olinda!
EliminarEsta cidadã Russa estava chocadissima e com toda a razão...
A burocracia portuguesa ( e a Justiça) é uma teia de Serviços cruzados e documentos repetidos infindável!
Enfim, este caso de Abramovich é verdadeiramente escandaloso, mas não é único - para cúmulo .
Minha amiga, grande abraço e boa tarde :)
Infelizmente o dinheiro compra tudo ou quase tudo.
ResponderEliminarÉ uma vergonha.
Um abraço e continuação de uma boa semana.
Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
O prazer dos livros
Tudo ( ou quase) está à venda nesta sociedade vivendo de aparências e sem valores sólidos...
EliminarAbraço, bom resto de semana .
Querida São, aqui também acontece coisas do Arco, quando a gente pensa que já viu tudo, vem outra coisa pior, e a cavalo, isso quer dizer, muito rápido são as coisas nesse mundão. O dinheiro compra quase tudo, só não compra a dignidade.
ResponderEliminarBeijo, minha querida, uma excelente semana!
Bem vinda, minha amiga !
EliminarNem imagina como lamento a degradação a que estamos assistindo e como me preocupa o futuro das gerações que aí estão depois de nós : is valores, a ética, a solidariedade e a compaixão estão pelas ruas da amargura... e só o poder económico e o Ter contam.
Carinhoso abraço, querida Taís.
Ah, amiga, por aqui também temos muitos problemas, hoje com muita informação a gente acaba sabendo de tudo, não está nada fácil. Andei meio ausente daqui mas estou voltando. Estou com um novo blog, uma nova proposta, te convido a conhecer e me seguir por lá, abraços! ;) https://botecodasletras2.blogspot.com/
ResponderEliminarO mundo está ficando um lugar muito perigoso e os altos responsáveis em vez de se preocuparem com o bem comum ... andam em total desatino.
EliminarJá deixei lá os meus comentários, minha amiga. bom fim de semana :)
Mi estimada Sao, así es la vida, poderoso señor es don dinero. Eso ya lo sabemos todos. Un abrazo.
ResponderEliminarBem vinda, amiga!
EliminarA Humanidade está degradando-se em velocidade supersónica e de valores pouco tem.
Grande abraço
O poder move montanhas.
ResponderEliminarIsabel Sá
Brilhos da Moda
O poder económico é, sim, o único verdadeiro Poder na actualidade, infelizmente.
EliminarBoa tarde
Não me admira, que venha cá deixar à guarda portuguesa, o que noutros lados lhe possa estar a ser apreendido... é sempre bom ter um plano B... :-))
ResponderEliminarDa última vez que tinha lido sobre ele... constava que tudo em Inglaterra já estava bloqueado... e precisa de empréstimos de amigos, para pagar ordenados a funcionários...
Está a tentar salvar a pele... pois muitos colegas oligarcas discordantes, andam a aparecer suicidados, mais as famílias... há umas semanas em Espanha, pelo menos dois foram notícia... e na semana passada, foi para a Terra do Nunca, mais outro, numa estância na Suíça... num inexplicável "acidente"...
Beijinhos
Ana
Desconhecia por completo essas mortes!
EliminarO Chelsea já foi vendido ... não sei se a um cabeça-de-turco ou se a sério.
Dada a venda em larga escala da nacionalidade portuguesa feita pelos judeus , esta criatura tem todo o direito de ter planos B e C até ao fim do alfabeto, infelizmente.
Beijinho, Ana, bom dia .