EUTANÁSIA

 A Assembleia da República portuguesa aprovou em 20/3/2020 a eutanásia.

Nos três anos completados hoje, tanto  Marcelo Rebelo de Sousa como o Supremo Tribunal Constitucional , passando pela Direita e Igreja Católica , têm feito tudo para que o direito de cada pessoa decidir sobre a sua vida e o modo como quer que ela finde não seja devidamente legislado.

Tenho 73 anos e defendo a eutanásia e o suicídio assistido desde os vinte. E , para que fique claro, acredito em Deus ( ou qualquer outra designação que prefiram).

Durante muito tempo acreditei ser a situação a determinar a vontade da pessoa quanto à sua própria morte, mas descobri depois que é a maneira como se lida com a dita situação o factor mais importante.

Nunca me passaria pela cabeça  impor a ninguém a eutanásia .Pelo que não admito nem aceito que em nome das suas crenças , religiosas e/ou outras, certas criaturas  obriguem pessoas a estar, porque já não é viver,  em situações perfeitamente insuportáveis a vários níveis durante anos  .

Além  disso,  a lei da morte assistida ou provocada  tem as mesmas características que a legislação sobre o casamento entre pessoas do mesmo sexo e a interrupção voluntária da gravidez: só a segue quem assim o pretende, pois não é  nem nunca deverá  ser obrigatória.

Reina nas criaturas que rejeitam a eutanásia e a morte assistida  um enorme cinismo, uma tremenda falta de compaixão e a absurda arrogância de pretenderem gerir a vida alheia   -  e isso eu não  lhes  perdoo!!

Comentários

  1. Olá, São,
    Concordo plenamente contigo. Também sou a favor da eutanásia, ou morte assistida, como lhe queiram chamar.
    Porque devemos ser nós, e só nós, enquanto pessoas livres e informadas, a decidir como morrer em caso de extremo sofrimento insuportável, e não, como dizes e bem, por terceiros, em função das suas crenças religiosas e afins.
    Aliás, já foi aprovada na Assembleia da República pelos representantes do povo português.

    Deixo os meus votos de uma excelente semana, com muita saúde.

    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Subscrevo por inteiro o teu comentário.

      Acho incrível como há quem pretenda um regerendo...como s eo tema não tivesse sido debatido durante anos e , finalmente, aprovado pelos deputados eleitos por esse mesmo povo que essas criaturas dizem querer consultar!!

      Meu amigo, cordial abraço

      Eliminar
    2. ERRATA:

      Como é óbvio "Referendo", não "regerendo".

      Eliminar
  2. Não sei desde quando sou a favor da dita lei, mas penso que é desde que tenho consciência do que essa hipótese representa para quem está a passar por aquilo que já há muito não suporta mais.
    Os mesmos de sempre unidos para que nada mude para melhor!
    Beijinho minha boa amiga!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gosto da tua companhia.

      Essa união dos mesmos de sempre ainda me irrita e indigna mais , quando os horrendos crimes da Igreja Católica cobrem o mundo todo há gerações e gerações!!

      A eutanásia ,além de não ser obrigatória, também pode ser recusada pelo pessoal médico por objecção de consciência. E, sim, é uma questão de consciência pessoal, pelo que não tem que ser referendada!!

      Sei do caso de um médico oncologista que era contra a eutanásia, mas que quando se viu em cuidados intensivos por Covid retirou os tubos .Como sobreviveu, já aceita a eutanásia ...

      Abraço , meu amigo.

      Eliminar
  3. Sou a favor da eutanásia naqueles casos em que a pessoa, mesmo que inconsciente, não tem mais volta e está apenas a sofrer ... è u8m tema complicado, mas para min eu gostaria que valesse. Não sei se eu teria coragem de decidir por alguém da família.Por mim, vale!!! beijos, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por vezes , mesmo em relação a pessoas de família, não existe opção: aconteceu com uma prima minha , que juntamente com o marido teve que aceder ao desligar das máquinas de suporte vital do seu filho com 28 anos recentes.

      Abraço, minha amiga

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Fico contente por a ter como companhia, Ci!

      Beijinho e tudo de bom.

      Eliminar
  5. Sou a favor da eutanásia, ou suicídio assistido, desde que a pessoa esteja consciente e seja a sua vontade. Que seja decidido por outros, não.
    Abraço, saúde e bom Carnaval

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se não existir saída para a situação, não vejo inconveniente em ser alguém que não a própria pessoa a dar autorização .Aliás, isso já se faz. Conheço, infelizmente, casos desses bem próximos.

      Eu já entreguei o meu Testamento Vital, que desnecessariamente tem que ser revalidado de cinco em cinco anos.

      Beijinho, bom final de semana

      Eliminar
  6. Continuo a defender a realização de um referendo.
    O povo fala e decide.
    Depois de bem elucidado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se a lei da eutanásia, já aprovada na Assembleia, tem que ser referendada , então para que serve a Assembleia?! Ou todas as leis lá aprovadas passam a ser referendadas?

      O povo falou e decidiu através dos deputados que elegeu para a Assembleia da República, sabendo perfeitamente quem apoiava a eutanásia e quem se opunha.

      O tema foi debatido a todos os níveis durante anos : quem ainda não está elucidado, não o estará nunca.

      Além disso, é uma questão de consciência e estritamente pessoal , só diz respeito à própria pessoa. Por isso, o pessoal médico pode utilizar a objecção de consciência, como faz com a interrupção voluntária da gravidez.

      Não vejo como André Ventura e o Chega , apoiantes da pena de morte, irão elucidar quem quer que seja e como conseguirão explicar que eutanasiar é ir contra a vontade de Deus e aplicar a pena capital não é.

      Também não descortino como é que a jovem estudante de medicina com ar de menina-bem tendo nas mão um cartaz dizendo " Não matem os velhinhos ", numa manifestação anti-eutanásia na Praça do Comércio (Lisboa), explicará a foto de capa do seu mural no Facebook : um garoto com cerca de oito anos armado .


      Tudo de bom.



      Eliminar
  7. Subscrevo seu ponto de vista, São.
    Um abraço,

    ResponderEliminar
  8. Sou completamente a favor da eutanásia e acho que o Sr. Marcelo R. Sousa e o Tribunal Constitucional andam a brincar com as decisões da Assembleia da Republica.
    Um abraço e bom Carnaval.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    Livros-Autografados

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estão agindo como se Portugal fosse um Estado teocrático , esquecendo que é um Estado laico!

      Abraço, bom final de semana

      Eliminar
  9. Estoy a favor totalmente.
    Que cada uno decida sobre cómo quiere que sea el final de su vida.

    Besos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A morte faz parte da vida e só a própria pessoa tem pode de decisão sobre isso, ninguém mais !!

      Besos

      Eliminar
  10. A Eutanásia é um assunto muito discutível. NUNCA se chegará a um consenso sobre a sua validade e/ou legítima legalidade.
    Haverá sempre uma grande quantidade de pessoas que discordam e outras que concordam.
    .
    Saudações poéticas e cordiais
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Verdade : nunca se conseguirá um consenso.

      Por isso, só se tem que respeitar a vontade pessoal como se faz noutros assuntos. Por exemplo, o casamento entre pessoas do mesmo sexo e a interrupção voluntária da gravidez.

      Cordiais saudações, bom final de semana .

      Eliminar
  11. O problema talvez seja, que ainda não haja uma garantia absoluta da mesma ser eticamente aplicável... imagine-se que médicos com imenso que fazer... resolvam antecipar a viagem de alguns pacientes mais problemáticos... penso imenso neste aspecto... pois classe médica insatisfeita, é o que mais temos no nosso país... e com pessoas a trabalhar em situações limite... por vezes de carga horária... a tentação será grande, para se "despachar" doentes, que nem queixar se possam...
    Sou a favor do que se faz na Suiça... há um preço... e organizações habilitadas para tal... e recorrem todos os que quiserem e puderem às mesmas... permitir um uso mais alargado... acho ainda meio duvidoso... a poupança de serviços médicos e medicamentos... até pode enviesar muitas opiniões sobre se um doente deva ser... mandado desta para melhor...
    Sinceramente... ainda não cheguei a uma conclusão sobre tal... e na dúvida... acho que Marcelo, faz bem em mandar rever algo... que pode ser aproveitado, dentro de contextos onde restrições e limitações de vária ordem são parte do ambiente diário de tantos profissionais...
    Às vezes... nem tudo é preto... nem tudo é branco! E no campo da medicina, o que mais existem são situações nebulosas... que envolvem médicos, seguradoras, custos, tempo... enfim! Um monte de variáveis, muito para além da vontade de cada doente.
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana, tem razão na análise, mas pode estar certa de que a eutanásia se pratica .

      Não me parece justo que quem tem poder económico possa acabar com o seu sofrimento em condições dignas e quem não tem seja obrigado a suportar condições terríveis, porque algumas criaturas se arvoram em donas da vida e da morte dos seus semelhantes.

      Abraço , bom final de semana.

      Eliminar
    2. Ela já se pratica... até não necessariamente em hospitais... veja-se as notícias sobre lares... que tanto têm dado que falar pelas piores condições... com as pessoas atestadas de comprimidos para dormir... sabem lá elas se lhes falta comida, higiene, medicamentos, ou o que quer que seja... é uma espécie de eutanásia... à portuguesa... em modo lento...
      Beijinhos
      Ana

      Eliminar
  12. É exatamente o que eu penso.
    Por isso, poderia ser eu a escrever este texto.
    Mas assino por baixo, claro.
    Beijo, querida amiga São.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Orgulho na tua assinatura !

      Grande abraço, meu amigo.

      Eliminar
  13. PS: Referendo? Nem pensar, porque o assunto é de fácil manipulação. Para além disso, que tipo e condições de eutanásia seria proposto? Se pensarmos que um "e" pode ser confuso...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Referendo não tem nenhum sentido seja qual for o prisma porque se aborde!!

      A pergunta , ela própria, seria tendenciosa.

      E , além disso, já existem bastantes respaldos na Lei.

      É tudo uma questão de religião .Para cúmulo, uma religião que tem crimes terríveis ao longo de toda a sua existência.

      Eliminar
  14. Olá São.
    Compreendo a sua posição.
    Mas penso ser um assunto muito perturbador e que é preciso sermos vigilantes.
    Sou a favor , no caso de doenças incuráveis, irreversíveis, sem tratamento, muitas vezes mesmo em estado terminal.
    Mas é preciso cuidado, não vá tornar se numa forma de despachar doentes que se tornam demasiado "pesados" ou para a classe médica ou para os familiares.
    Tenho um episódio, a quando o meu marido esteve internado com o terceiro AVC.
    Chocante uma filha querer que desligassem a maquina de apoio ao pai, porque tinha férias pagas para dai a um mês.
    O senhor tinha 82 anos e a filha achava que ele já estava na hora de partir.
    É tudo muito complicado, lembrei agora do caso do menino britânico, de 12 anos que estava em coma e que os pais não queriam que o suporte de vida fosse desligado e os médicos queriam desligar. Existe muita controvérsia,
    Eu para mim, se algo acontecesse, preferia a eutanásia do que ficar anos ou o tempo que fosse a definhar numa cama. Mas tem de ser a própria pessoa a decidir.
    Faz alguns anos, vi uma entrevista de uma mulher que sofria de esclerose lateral amiotrófica, penso ser holandesa, e que era a favor da eutanásia e que queria pôr fim á sua vida e do seu sofrimento.
    Uma frase que ela disse e me tocou profundamente foi : não quero viver, sem conseguir abraçar e sorrir para aqueles que amo*
    Abraço e brisas doces ***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa senhora holandesa está certissima.

      Viver é poder ter laços afectivos e ter autonomia em todos os sentidos.

      Tenho Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica e Síndroma Vertiginoso, ambas incapacitantes.

      Como é possível alguém permitir-se pensar que me pode obrigar a vegetar numa cama ligada a uma garrafa de oxigénio e , para cúmulo, sem equilíbrio, sem audição e vomitando como se estivesse em plena tempestade no Mar do Norte?!

      A situação que relata é realmente chocante , mesmo que o senhor não tivesse sido um bom pai. Esperemos que seja a excepção.

      No entanto, deixarem ir pacientes já é prática quando não vale a pena continuarem. Conheço situações dessas , embora não pessoalmente.

      Sou , sim, a favor do suicídio assistido e da eutanásia. Claro que quem quiser sofrer até à morte natural tem que ser respeitado.

      Abraço, bom fim de semana -

      Eliminar

Enviar um comentário

Grata pela vinda!

Não saia sem comentar: a sua opinião importa
(-me).

E volte, em paz...

Mensagens populares deste blogue

CITAÇÃO - ÉSQUILO