JUSTIÇA
A Justiça é cega, dizem, e assim é representada. Infelizmente, em Portugal a venda sobre os seus olhos é transparente .Pelo que sabe muito bem o que fazer quando pretende atingir os seus alvos.
O que se passa com o Ministério Público (M.P.) é uma vergonha inaudita. Sem que ninguém seja responsabilizado nem preste contas . Impunidade total.
Como é possível João Galamba estar sob escuta durante quatro anos ?! Como é possível fazer cair um Governo de maioria absoluta ?! Como é possível Rui Rio ver a casa invadida - e ter canais televisivos à porta - sem necessidade de tal?! Como é possível a utilização de aviões militares para investigações na Madeira e também com canais televisivos informados anteriormente?!
António Costa com aquela sua frase "À política o que é da política, à justiça o que é da justiça" deu cobertura a todos os desmandos do MP e agravou a situação quando recusou negociar com Rui Rio a reforma que se impõe há anos nesta área.
Marcelo Rebelo de Sousa já deveria ter demitido a Procuradora_Geral, uma vez que a própria não tem a dignidade de se demitir.
Lucília Gago é o cúmulo da incompetência e da arrogância e tem o desplante de afirmar não ser responsável por nada : qual é , então, o seu papel no MP? Receber o vencimento ao fim do mês e nada mais ?
A promiscuidade entre o MP e a comunicação social vem de longe com fugas de informação, quebra do segredo de justiça , utilização da mesma para fins políticos.
Até quando ??
Apareceu recentemente um Manifesto pela decência na Justiça assinado por pessoas com peso na sociedade portuguesa e , claro, está incomodando.
Espero no entanto, que consiga o seu objectivo e que este escândalo termine de vez !
Ay, la justicia politizada...
ResponderEliminarMeu querido Pedro, a justiça politizada mina gravemente a democracia.... e é isso que se está passando no meu país.
EliminarTe abraço.
A justiça anda pelas ruas da amargura como todos sabemos. E estes e outros casos similares, são o prato do dia. As famigeradas fugas de informação, todos sabemos de onde vêm. Só podem vir de dentro do Ministério Público. Isso é mais que evidente. E, de facto, não são coincidências, os momentos em saltam para a ribalta. São propositadas. Só um cego é que não vê. Enfim...vamos andando e vendo o desenrolar de tudo isto.
ResponderEliminarDeixo os meus votos de um feliz fim de semana, amiga São, com muita saúde e paz.
Beijinhos, com carinho e amizade.
Mário Margaride
http://poesiaaquiesta.blogspot.com
https://soltaastuaspalavras.blogspot.com
Estou completamente indignada e furiosa com o estado da Justiça em Portugal !!
EliminarTu és da minha geração e , portanto, percebes o que vou dizer : tudo isto me faz lembrar os Tribunais Especiais e a PIDE. O que não surpreende : os juízes que aceitaram trabalhar no referidos tribunais e permitiam agressões aos presos em plena sala de audiências continuaram em funções ... e deixaram escola, pelo que se vê.
Sim, tens razão : os momentos de fuga de informação são cirurgicamente escolhidos e e têm como objectivo favorecer a extrema-direita .
Meu amigo, carinhoso abraço e que tenhas excelente fim de semana .
Espera sentada!
ResponderEliminarAbraço
Infelizmente, tenho que concordar contigo : não tenho ilusões, tudo isto irá piorar...
EliminarAbraço, bom fim de semana.
Ser justo requer coragem e eu penso que a política interfere demasiado no sistema! Bom fim-de-semana São
ResponderEliminarSim, aplicar a justiça requer coragem, mas não é isso que está acontecendo: estão a utilizar a justiça para atingir objectivos políticos e , conscientemente ou não, a favorecer a extrema-direita.
EliminarBom fim de semana .
Infelizmente assim caminha a política pelo mundo afora, São
ResponderEliminarUm texto cheio de indignação que é o mínimo que podemos sentir e expressar.
E, resta perguntar: até quando ?
Um abraço, amiga e vou voltando aos amigos, sem pressa.
w dentro do possível. Beijinhos
Bom regresso , Lis, é uma alegria te encontrar aqui!
EliminarEstou indignada e assustada porque o que se está a passar é um ataque ao regime democrático e estão favorecendo , de propósito ou não, a extrema-direita.
Uma das falhas aquando da queda da ditadura foi não afastar através de julgamentos justos quem colaborou com as patifarias de Salazar e Caetano, muito especialmente na Justiça.
Abraço com carinho, minha amiga.
Olá, amiga São, como estão as coisas aí, é um desaforo para todos os portugueses decentes. O que está acontecendo em Portugal, há muito anos acontece no Brasil, pouco importando quem seja o presidente.
ResponderEliminarUm bom fim de semana!
Abraços
Lamentável e vergonhosa esta situação.
EliminarE a tendência é para piorar , porque não vejo nenhuma tentativa séria de pôr cobro a este ataque aos direitos dos cidadãos e cidadãs .Estamos voltando às práticas da ditadura derrubada em Abril 1974.
Lamento que no Brasil se passe o mesmo.
Abraço, meu amigo, bom resto de semana :)
La justicia a veces parece tan imposible es secuestrada por le poder económico y político. Te mando un beso.
ResponderEliminarPois é, aqui está objectivamente ao serviço da extrema-direita !
EliminarBesos.
Aquí la justicia es una sinvergüenza.
ResponderEliminarBesos.
E aqui para lá caminha rapidamente.
EliminarBeso.
Mi muy querida Sao:
ResponderEliminarEso mismo que pasa en Portugal hoy lamentablemente sucede en muchos países.
Te dejo mi abrazo pleno de cariño y amistad.
Estou com muito receio do futuro, meu amigo, por causa da ascensão da extrema-direita ....
EliminarAbraço carinhoso, querido Ricardo, bom resto de semana.
Olá, amiga São
ResponderEliminarPassando por aqui, reiterando o meu comentário anterior, e para desejar uma feliz semana com tudo de bom.
Beijinhos, com carinho e amizade.
Mário Margaride
http://poesiaaquiesta.blogspot.com
https://soltaastuaspalavras.blogspot.com
Portugal está retrocedendo, infelizmente.
EliminarNo Conselho de Estado não está uma só mulher!!!!
Abraço carinhoso, meu amigo, bom resto de semana .
O império da bufaria.
ResponderEliminarE de todos os desmandos.
Boa semana
Infelizmente, assim é .... e isso é um ataque ao regime democrático!
EliminarBom resto de semana .
Estou convencido que a Justiça tem uma agenda política.
ResponderEliminarE quando querem abater alguém politicamente, basta fazer uma busca, anunciar que está a ser investigado e deixar em banho maria uns quantos anos.
Mas, bem diferente, foi o caso da Leonor Beleza do PSD quando era ministra da Saúde, que apesar de ter sido avisada por escrito (um fax, creio) que poderia haver um produto contaminado com HIV, não fez caso e deixou que o produto fosse aplicado em muitos doentes hemofílicos. Resultado, havia mesmo contaminação e morreram várias pessoas. Para a "safar" deste crime, o MP deixou prescrever o crime de "Homicídio Involuntário por Negligência" e produziu a acusação de "crime de propagação de doença contagiosa com dolo eventual". Ainda assim, este crime também prescreveu e nunca houve julgamento. Foi uma encenação perfeita.
As famílias das vítimas acabaram por ser indemnizadas por um "tribunal arbitral" muitos anos depois, creio que em 1995, para "aliviar" a opinião pública da altura.
Um abraço e boa semana.
Totalmente de acordo com a tua análise!
EliminarA Justiça tem agenda e esse facto é indesmentível, basta ver as notícias que saem , quando saem e sobre quem saem.
Leonor Beleza ( que foi negligente e mentiu descaradamente ) foi protegida, tal como toda a Direita ainda é , porque continuaram no activo juízes que prestaram serviço nos infames Tribunais Plenários e , pelos vistos, deixaram descendência.
Abraço , meu amigo, bom resto de semana.
Pergunto contigo: até quando? Não tenho esperança de que este estado de coisas mude. Não prestam contas a ninguém e ninguém lhes pede contas. É muito perigoso o que está a passar-se.
ResponderEliminarUma boa semana.
Um beijo.
Bem vinda, Amiga !
EliminarTal como tu, também não tenho grandes expectativas quanto ao futuro .
Receio que esta ascensão da extrema-direita - a que a Justiça está ajudando descaradamente - descambe em algo semelhante ao que se passa e na Hungria, na Argentina e até em França.
Abraço carinhoso e bom resto de semana.
Belo texto, minha amiga! Situação semelhante vivemos aqui no Brasil, onde a (dita) justiça há muito se escravizou (ou vendeu), aos interesses dos políticos! :( Meu abraço, boa semana.
ResponderEliminarAqui está ao serviço da extrema-direita .
EliminarAssim como a Comunicação social , que transmite tudo quanto André Ventura se lembra de dizer, nem que seja a mais idiota das coisas. Para cúmulo, passa a fazer parte do Conselho de Estado, onde não está uma única mulher!!
Uma perigosa situação , a que se vive em Portugal...
Querido Amigo, beijinho e bom resto de semana :)
Querida São,
ResponderEliminarInfelizmente seja onde for o povo sempre sofre com os desmandos de determinados políticos e também da justiça que pratica violências absurdas. Mas uma coisa que todos que estão no poder temem é a revolta popular, quando o povo se reúne genuinamente não há quem possa conter.
Um abraço!
Bem vindo, meu amigo!
EliminarConcordo com a sua análise.
Porém, como dizia Torga, Portugal tem um povo a quem roubam tudo, a quem fazem tudo de mal , mas que ajoelha quando passa a procissão...
Forte abraço, querido Alécio, bom resto de semana.
Olá São.
ResponderEliminarComo eu concordo com as suas palavras.
É vergonhoso mesmo,
Mas pouco se vai fazer.
Como diz a minha filha : somos um povo de cordeiros mansos.
Resta-nos ao menos a sorte de nos indignarmos de podermos falar...mas vamos ver até quando.
como disse Martim Luther King : “O que mais preocupa não é o grito dos violentos, nem dos corruptos, nem dos desonestos, nem dos sem ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons”
Deixo abraço e agradecimento pela sua presença no Parapeito e o cuidado sobre o estado de saúde do meu maridU.
Brisas doces ****
Bem vinda , minha amiga !
EliminarSua filha e Miguel Torga têm razão : somos um povo moldado por séculos de Inquisição e por uma ditadura de quase meio século....
Subscrevo as palavras de Luther King.
Partilho a sua preocupação de saber até quando ainda poderemos exprimir a nossa indignação.
Desejo as melhoras de seu marido e abraço-a com estima.