AMIN MAALOUF : " O LABIRINTO DOS PERDIDOS "



 Amin Maalouf é um jornalista e romancista libanês. membro da Academia francesa e várias vezes premiado. Um dos seus livros, que recomendo vivamente,  intitula-se "As Cruzadas Vistas pelos Árabes ".


Em  " O Labirinto dos Perdidos  - O Ocidente e os seus Adversários " analisa  o confronto que opõe o Ocidente à Rússia e à China , actualmente,  corporizado na guerra da  Ucrânia.


Para  se entender a origem de toda a situação , o autor aprofunda a História e analisa as relações  do Ocidente enquanto potência mundial com o resto do mundo e as sequelas a longo prazo do seu comportamento .


O facto do Ocidente ter dualidade de critérios e ser cínico na avaliação da realidade - como acontece no momento em que escrevo em relação à sancionada Rússia e ao incondicionalmente apoiado Israel  - cria  justificadas reacções negativas e retira-lhe autoridade moral.


O livro vale muito a pena ser lido com atenção, sem dúvida.


EXCERTOS

 - " Quando se olha, como eu faço neste livro, para séculos de história tumultuosa entre o Ocidente e a Ásia, não vale a pena especular sobre o que vai acontecer daqui a um ano, dez anos ou trinta anos. É melhor limitarmo-nos modestamente a aprender, a observar e a reflectir , na esperança de que  a sensatez acabe por prevalecer e que dissuada todos de caminharem para o abismo."


-  " No seu papel de << potência tutelar >> da humanidade, que começaram a assumir durante a Primeira Guerra Mundial , que consolidaram no final da Segunda e que exercem quase sozinhos desde o final da Guerra Fria, os Estados Unidos não têm sido capazes de se elevar à  <<altitude >> adequada , o que corre o risco de ter consequências dramáticas para toda a humanidade, bem como para si próprios."





Comentários

Mensagens populares deste blogue

CITAÇÃO - ÉSQUILO

"SÃO " :DÉCIMO SEXTO ANIVERSÁRIO