CITAÇÃO : ANTÓNIO JOSÉ SEGURO *

 "Quando deixaste de ser obrigado a combater, ir para a guerra - foi Abril.

Quando conduzes um carro e não precisaste de autorização do teu marido ou da família - foi Abril.

Quando és mulher e viajas sem ter de pedir autorização ao teu companheiro - foi Abril.

Quando optas por uma carreira de magistrada ou diplomata e és mulher - foi Abril.

Quando a tua mãe ou o teu pai foram à urgência e não lhes pediram que pagassem antes de serem tratados - foi Abril.

Quando a tua liberdade apela a propor, participar ou assinar uma petição - foi Abril.

Quando leste ou partilhaste uma notícia crítica do poder e ninguém te bateu à porta - foi Abril.

Quando votaste, ou decidiste não votar, sem medo de represálias - foi Abril.

Abril está nos gestos. Faz parte da tua vida, porque tens liberdade. "


* A citação faz parte do primeiro discurso de António José Seguro como Presidente da República na cerimónia do 52º aniversário da Revolução de 25 de Abril de 1974 na Assembleia da República .

Especificamente, dirigia-se á juventude e, para mim, foi a parte mais importante da sua intervenção.

que pagassem

Comentários

  1. Lindo trecho e citação lembrando tanto ocorrido de importante em Abril!
    beijos, lindo fds! chuca

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 25 de Abril de 1974 é uma das datas mais importantes de Portugal e deu-nos o melhor período de toda a sua já longa existência.

      Abraço, Chica, tudo de bom.

      Eliminar
  2. Olá, amiga São.
    Verdades inquestionáveis. Sem Abril, nada disto seria possível.

    Deixo os votos de um bom fim de semana, com tudo de bom.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com
    https://soltaastuaspalavras.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Só quem não aprecia a liberdade e nem respeita o seu semelhante, pode estar contra o 25 de Abril de 1974 e tudo aquilo que nos tem oferecido neste mais de meio século.

      Meu amigo, caloroso abraço, boa semana :)

      Eliminar
  3. Eu gostei de todo o discurso.
    Esteve muito bem!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também gostei de todo o discurso, mas esta parte tocou-me mais por ser dirigida aos jovens.

      Abraço.

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Sem dúvida .Para quem ama a liberdade é inesquecível.

      Besos.

      Eliminar
  5. Sem Abril , a liberdade e democracia seriam uma utopia.
    Beijinho e ótimo sábado, São.
    😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida!

      Temos que continuar lutando, porque a democracia não um dado adquirido e ainda por aí muita gente a quer destruí-la.

      Abraço, Elisa, boa semana.

      Eliminar
  6. FELIZ DIA DAS MÃES! Porque não teríamos nascido sem elas!

    Nova Tirinha Publicada. 😼

    Abraços 🐾 Garfield Tirinhas Oficial.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Viva a Liberdade!

      Como alguém disse, a Mulher é o único meio de chegar à terra.

      Abraço grato.

      Eliminar
  7. Todo un poema ese fragmento del discurso enfilado hacia esa necesidad de la libertad para poder ser. Un abrazo. Carlos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, estupendas palavras estas do Presidente da República.

      Não consigo entrar no teu blog.

      Abraço, boa semana.

      Eliminar
  8. Uma forma inteligente de alertar para a importância da data! 👏😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente, principalmente para os mais jovens.

      Abraço :)

      Eliminar
  9. E é assim que nos sentimos bem representados.
    Sempre gostei da frontalidade e da liberdade de António José Seguro.
    Um homem que soube ser um senhor até quando foi traído dentro do seu próprio partido.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estamos em sintonia.

      António José Seguro é uma pessoa íntegra e em quem se pode confiar.

      Boa semana.

      Eliminar
  10. E viva a Liberdade São ´,~`)
    Bela Semana de chuva em toda a harmonia de bom dia.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que o povo português saiba conservar a liberdade, bem maior !

      Abraço, tudo de bom :)

      Eliminar
  11. É sempre bom relembrar, pois há energúmenos que ainda têm dúvidas.
    Boa semana minha amiga.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Um dia destes houve um abestado que disse que a democracia não trouxe nada a Portugal e que ainda iríamos agradecer a Trump!!

      Gostei muito de ouvir Seguro e esta parte do discurso é excelente.

      Abraço, meu amigo, boa semana.

      Eliminar
  12. Bela citação!

    Boa semana!

    O JOVEM JORNALISTA está no ar cheio de posts novos e novidades! Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E muito necessária para toda a gente, especialmente as gerações mais jovens !

      Abraço, boa semana :)

      Eliminar
  13. Foi um discurso corajoso. Ouvi e gostei.
    Um abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também gostei muito: focou temas importantes.

      Amiga, forte abraço e boa semana :)

      Eliminar
  14. Bela homenagem, magnífica síntese! Nada, amiga, pode ser mais importante do que a liberdade! Meu abraço, boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lamentavelmente existe quem a desvalorize, porque nunca teve que lutar por ela... como eu disse a uma simpatizante do chega, partido da extrema direita portuguesa, que inunda as redes sociais de mentiras e tem militantes que deveriam estar a cumprir longas penas de prisão.

      Amigo, te abraço , boa semana :)

      Eliminar
  15. Não sei se já te falei, São, mas meu pai deixou Portugal fugindo de Salazar... e nunca mais pôde retornar. Quem melhor conhece o valor da liberdade é aquele que dela já se viu privado! Meu abraço, amiga, boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O meu respeito por teu pai, um dos tantos exilados políticos da ditadura .

      Ditadura que muitas criaturas acéfalas querem branquear.

      Abraço Swami, felicidades.

      Eliminar
  16. Que a liberdade nos acompanhe sempre.
    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Grata pela vinda!

Não saia sem comentar: a sua opinião importa
(-me).

E volte, em paz...

Mensagens populares deste blogue

LOUCURA

BRASIL EM EBULIÇÃO