SALAZAR




António Oliveira Salazar viveu entre 28/4/1889  e 27/7/1970.

Completam-se hoje, portanto, cinquenta anos sobre a sua morte.

Simpatizante de Hitler e Mussolini, instituiu um regime  ditatorial que durou quarenta e oito anos , sufocando Portugal num manto cruel de perseguições políticas e destruição de todo o tipo de liberdade. Não hesitou sequer perante o assassínio dos opositores : Humberto Delgado, o "General sem Medo", foi uma das suas vítimas. 

Sangrou o país numa guerra colonial anacrónica e  sem sentido, condenando milhares e milhares de jovens a um sofrimento terrível, muitisssimas vezes , à morte.

Uma das armas mais temíveis da ditadura era a polícia política (PIDE) , que prendia , torturava e matava na mais completa impunidade. Além disso , recebera treino da ditadura  militar brasileira  e da Gestapo e colaborava com a de Itália.

As prisões políticas tinham condições péssimas e os campos de concentração , como o do Tarrafal (Cabo Verde), eram verdadeiras antecâmaras para a morte.

As mulheres eram , na sua opinião, propriedade dos homens  e não tinham nem dignidade nem vontade próprias. Por exemplo: se uma mulher fosse assassinada pelo marido e este invocasse que o fizera por ela ter cometido  adultério nem sequer era  incomodado, as enfermeiras e as hospedeiras de bordo não podiam casar e as professoras tinham que pedir autorização ao Estado.

Infelizmente, ainda existem criaturas que o veneram e pretendem instituir o mesmo regime de  horrores. Inclusiva e inexplicavelmente foi considerado num programa televisivo o maior português de todos os tempos!! Vergonhoso !!


Como entidade maligna que foi, é impossível estar num lugar agradável. Então , que tenha muitos remorsos por todos os crimes que praticou e permitiu!!

Comentários

  1. Aquí ocurre lo mismo con nostálgicos de Franco.

    Qué horror.

    Besos.

    ResponderEliminar
  2. Horror mesmo : Espanha tem o VOX , Portugal tem o CHEGA!!

    Não podemos deixar de lutar contra estas criaturas !!

    Te abraço, amigo mio

    ResponderEliminar

  3. Maldito sejas Salazar. Que o túmulo pese toneladas em cima de ti. Maldito assassino.
    .
    Uma boa semana
    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma criatura execrável, hipócrita e cruel !!

      Quem o admira deveria passar meses nas masmorras das suas prisões para opositores políticos !!

      Boa semana , tudo de bom!

      Eliminar
  4. Ele foi a causa indireta, talvez, São, do meu nascimento no Brasil. Foi para escapar do regime, que meu pai deixou Portugal! Muito conversamos sobre ele e o regime de força. Meu abraço, amiga; boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Estado Novo foi um período negro na História portuguesa, infelizmente.

      Quem o defende deveria viver um ano nas masmorras de Peniche , Forte Brasil e Tarrafal exactamente nas mesmas condições em que viveram os presos políticos da ditadura.

      Beijinho, meu bem, boa semana

      Eliminar
  5. "Simpatizante de Hitler e Mussolini, instituiu um regime ditatorial que durou quarenta e oito anos , sufocando Portugal num manto cruel de perseguições políticas e destruição de todo o tipo de liberdade. Não hesitou sequer perante o assassínio dos opositores : Humberto Delgado, o "General sem Medo", foi uma das suas vítimas."
    Graças à sua Amizade, hoje não hablas Castellano porque não foste invadida... Ele veio a Lisboa e foi-se embora e depois Lisboa é que o foi buscar novamente...

    Sangrou o país numa guerra colonial anacrónica e sem sentido, condenando milhares e milhares de jovens a um sofrimento terrível, muitisssimas vezes , à morte.
    Desculpa a Guerra Colonial deu-se com Mário Soares quando os EUA e URSS quiseram as Colónias Tugas... Os Comunistas quiseram dar Portugal ao Bloco de Leste e como não estava no acordo, os Americanos fixaram-se nos Açôres

    Uma das armas mais temíveis da ditadura era a polícia política (PIDE) , que prendia , torturava e matava na mais completa impunidade. Além disso , recebera treino da ditadura militar brasileira e da Gestapo e colaborava com a de Itália.
    "Quantos é morreram mesmo? Quer na Guerra que no período da PIDE?! De facto em Lisboa as pessoas mentiam (amigos e família) para ficar com as heranças... No campo, o posso era tão analfabeto que foi criada a Casa do Povo uma espécie de segurança social...


    As prisões políticas tinham condições péssimas e os campos de concentração , como o do Tarrafal (Cabo Verde), eram verdadeiras antecâmaras para a morte.
    Os Comunistas falam do Tarrafal mas esquecem-se ou nem sabem o que foram os Golag nas URSS

    As mulheres eram , na sua opinião, propriedade dos homens e não tinham nem dignidade nem vontade próprias. Por exemplo: se uma mulher fosse assassinada pelo marido e este invocasse que o fizera por ela ter cometido adultério nem sequer era incomodado, as enfermeiras e as hospedeiras de bordo não podiam casar e as professoras tinham que pedir autorização ao Estado.
    Deixa subir os Comunistas e os Muçulmanos ao Poder (olha para a França e Alemanha). E quanlquer dia nem sais de casa com burka

    Infelizmente, ainda existem criaturas que o veneram e pretendem instituir o mesmo regime de horrores. Inclusiva e inexplicavelmente foi considerado num programa televisivo o maior português de todos os tempos!! Vergonhoso !!
    Eu não o venero, mas foi o Homem mais patriota que Deus Colocou no mundo... Nunca ficou com escudo que não fosse seu e deu os cofres cheios de ouro... Salazar queria que Portugal fosse uma Suiça, mas com tanta gente analfabeta?! Por Deus.. O que fizeram os Comunistas nos anos seguintes?! Mudar nomes e roubar até mais não

    Como entidade maligna que foi, é impossível estar num lugar agradável. Então , que tenha muitos remorsos por todos os crimes que praticou e permitiu!!

    Não vejo o porquê dos Remorsos... Porque o irmão denunciou a irmã para ficar com o dinheiro do pai e da mãe?! Amiga isso é mato aos dias de hoje

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Meu caro, os erros de quem quer que seja não são atenuante nem justificação para os nossos.

      Não sei a sua idade, mas eu tenho idade suficiente para saber o canalha que foi Salazar e o que é viver em ditadura sendo mulher. Como também sei por experiência própria o caos que foi o processo revolucionário em curso.

      A circunstância de ser já velha tem algumas vantagens, embora poucas.

      Lamento, mas está uma pouco confuso nessa sua análise sobre Salazar.

      E para que não restem dúvidas , nunca considerei as colónias território português e sempre defendi a sua independência.

      Se o meu amigo vivesse sob o jugo de Salazar pode ter a absoluta certeza de que teria graves problemas pessoais.

      Tudo de bom :)



      Inclusivamente pessoas

      Eliminar
  6. Morreu no dia em que nasceu o meu amigo Luís.
    Dizemos que foi ele a mandá-lo da cadeira abaixo :)))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. rrsss Só que parece ser essa a versão oficial, porque afinal a queda foi na banheira.

      Eliminar
  7. Vivi ainda no tempo do "Estado Novo" era nova ainda, mas lembro-me bem da PIDE. Pior policia não podia haver ! Diversas atrocidades, foram feitas, impossíveis de aqui relatar, por dar a impressão de irrealidades. É um período da nossa história, muito negro, e para esquecer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi mesmo um período de obscurantismo e pavor todo o período do Estado Novo.

      A polícia política obteve um imenso poder e teve guerras internas ferozes.

      Esquecer não, porque temos de o fazer saber às gerações que vêm depois de nós a fim de estarem alerta e não deixarem repetir nada de semelhante,

      Boa noite

      Eliminar
  8. Pois, amiga!

    Mas há os saudosistas do que são as maiores infâmias!

    Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  9. Para mim, o maior português de todos os tempos, foi Aristides de Sousa Mendes... salvar milhares de pessoas num tão curto espaço de tempo... foi um feito até hoje, muito difícil de igualar!...
    Mas devemos lembrar personagens como Salazar... nem que seja para não esquecer, o que fizeram... e evitar que outras no género... venham a querer um papel na história bem no género... estou-me a lembrar dum certo Andrézinho... que se chegasse a Presidente... deitaria a Constituição pela janela, na hora, se pudesse...
    Beijinhos!
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. POis tem toda a razão : devemos estudar História para que crimes e erros graves se não repitam.

      Essa criatura que até teve o apoio de Passos Coelho e foi comentador oficial televisivo de um dos maiores clubes portugueses é um aspirante a ditador e tem que ser travado!!

      Aristides de Sousa Mendes foi alguém que sacrificou a vida pessoal e profissional por principios e isso é raro e extremamente louvável.

      Na caso dos refugiados fugindo de Hitler , houve mais diplomatas portugueses que fizeram o mesmo (e alguns até pediram demissão para não cumprirem as ordens desumanas de Salazar), só que náo tiveram problamas graves porque o número de pessoas salvas ficou muitissimo aquém do de Mendes.


      Beijinho, Anam tudo de bom

      Eliminar
  10. O homem usou dois séculos, velhíssimo, portanto. Abolereceu e depois conseevado como múmia deu-se à tarefa de servir um quarteirão de gente tenebrosa. Com uma voz de falsete beato enganou incautos e ignorantes formados na instrução elementar da obediência ao chefe (o chefe tem sempre razão", por analogia do "seja feita a Vossa Vontade..." ) e do "seja o que Deus quiser". Convém não esquecer os seus dotes de "grande estadista" - livrou-nos da Guerra -, por "artes" de velho velhaco, cínico, sovina, que roubava o povo para enviar para Hitler comboios com "sobras de Portugal". A sua esperteza deu no que deu: antes orgulhosamente só do que resolver o imbróglio do império.

    Bj.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Subscrevo totalmente as suas lúcidas palavras.

      No entanto, o povo português aprecia muito este tipo de criaturas .Caso contrário Cavaco não teria sido eleito para tudo quanto quis e mais do que uma vez :(

      Abraço de excelente fim de semana

      Eliminar

Enviar um comentário

Grata pela vinda!

Não saia sem comentar: a sua opinião importa
(-me).

E volte, em paz...

Mensagens populares deste blogue

CITAÇÃO - ÉSQUILO

NAUFRÁGIOS