Portugal terá eleições legislativas antecipadas em 30 de Janeiro de 2022.
A situação é surrealista quando a analisamos ao pormenor.
Finalmente, ao fim de décadas, a Esquerda unira-se e fizera valer a maioria obtida em votação - com resultados práticos muito satisfatórios e após Pedro Passos Coelho (PSD) e Paulo Portas (CDS) terem ido - por preconceitos ideológicos - voluntária e deliberadamente além das exigências da Troika, já de si durissimas.
Na mais recente votação do Orçamento de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa deixou claro que dissolveria a Assembleia da República se este não fosse aprovado.
E que aconteceu? ... O impensável, isto é, Bloco de Esquerda (BE) e Partido Comunista (PC) votaram contra - tal como toda a Direita.
Ouvindo as declarações de todos os partidos, fica-se com a impressão de que estão perdidos num labirinto, pois todos afirmam não quererem eleições.
BE e PC acusam António Costa de não ter cedido às suas exigências por ambicionar ter maioria absoluta e , portanto, provocar as eleições. Que sentido tem, então, saberem qual a intenção do Primeiro - Ministro e apararem-lhe o golpe? Para o frustrar, a abstenção seria suficiente.
Quanto à campanha, enfim ... estamos ao nível de gatos e cães serem vedetas e objecto de perguntas dos jornalistas aos dois principais candidatos: António Costa (PS) e Rui Rio (PSD).
O único partido a tirar vantagens desta triste realidade é o do fascista André Ventura, de quem - para cúmulo - Rui Rio não se demarca claramente .
A abstenção é muitissima e tende a aumentar com as restrições pandémicas.
Estou muito preocupada com os resultados, que prevejo muito pouco clarificadores, pois não creio em maioria absoluta nem do PS nem do PSD.
Voltarei depois das eleições, até lá ... fiquem bem e não deixem de votar ( nem que seja inutilizando o boletim de voto).
Também eu estou muito preocupada.
ResponderEliminarAbraço
Principalmente porque as sondagens estão sendo manipuladas : que valor têm amostras de cento e cinquenta pessoas ?! Nenhum, pois a margem de erro sobe da maneira avassaladora.
EliminarAbraços
Estas eleições vão ser uma verdadeira incerteza.
ResponderEliminarUm abraço e boa semana.
Andarilhar
Dedais de Francisco e Idalisa
O prazer dos livros
Sim , há muito tempo que não se tinha tantas dúvidas sobre quem iria ganhar.
EliminarEmbora considere Rio uma pessoa séria, espero que não seja a Direita a formar Governo.
Beijinho e tudo de bom.
Pergunto: Que sentido faz, esses partidos que inviabilizaram o Orçamento, dizerem agora na campanha eleitoral, que querem conversar com António Costa, caso esse, ganhe as eleições? Hipócritas.
ResponderEliminar.
Boa semana …Saudações cordiais.
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.
Concordo plenamente: hipocrisia agora e, acrescento, irresponsabilidade antes ao lançarem o país em eleições desnecessárias.
EliminarCalorosas saudações e tudo d ebom
Esperar para ver!
ResponderEliminar-
A vida segue pelas veredas do destino
Beijos, e uma excelente semana.
Não há outra hipótese...Veremos é o que vai resultar, isso é que me preocupa!
EliminarBeijinhos, Ci
É como dizes e bem neste teu artigo. Não sabemos qual o desenlace destas eleições, mas corremos o risco de tudo ficar como antes, que é o mais provável.
ResponderEliminarVamos esperar para ver!
Beijinhos e boa semana, amiga São
Mário Margaride
http://poesiaaquiesta.blogspot.com
O pior é que não ficará tudo como antes: o antigo aspirante a padre vai crescer, Mário, e isso é péssimo !
EliminarTe abraço, meu amigo, tudo de bom
Não entendo, porque se indigna tanto a esquerda. Afinal, passaram anos a dizer que não precisavam da direita lololol
ResponderEliminarCoitadinhos do BE e PCP
Fez-me lembrar aquelas mulheres que apanham do marido, arranjam um amante e continuam a apanhar e depois dizem que a culpa é do tempo
Bom descanso e reflexão
Discordei completamente desse afastamento e considero ainda hoje um disparate Costa ter dito que o Governo cairia se necessitasse do apoio do PSD para aprovação do OE.
EliminarEspero que PCP e BE aprendam alguma coisa, pois me parece que sairão muito penalizados no domingo que vem.
Graças.
Uy la política siempre es terrible. Te mando un beso
ResponderEliminarE quando é vista a curto prazo, pior...
EliminarTe abraço
Não haverá maiorias e o CHEGA vai crescer.
ResponderEliminarEssas são certezas.
Depois há MUITAS dúvidas.
Muitas perguntas e muito poucas respostas.
Subscrevo.
EliminarIrrita-me a falta de visão e união da Esquerda!!!
Parece-me que Rui Rio é mais concordante com João Cotrim de Figueiredo do que com André Ventura.
ResponderEliminarAbraço amigo.
Juvenal Nunes
Também me parece, mas não esqueçamos o acordo que fez nos Açores com o "quarto pastorinho de Fátima".
EliminarInfelizmente, João Cotrim de Figueiredo também está a contribuir para a quebra de qualidade nas campanha eleitoral!!
Caloroso abraço
Concordo com o teu ponto de vista.
ResponderEliminarAcrescento apenas dois aspetos:
1) Rui Rio não diz claramente ao que vem e refugia-se nas brincadeiras;
2) As TV´s, principalmente a SIC/SIC Notícias (nos noticiários, reportagens, comentadores e até o Ricardo Araújo Pereira) atacam sistematicamente o PS e António Costa e são complacentes com o PSD e Rui Rio.
Um beijo.
Acrescentaste e fizeste muito bem.
EliminarA SIC é de Balsemão e isso diz tudo...
Quanto a Ricardo Araújo Pereira jamais lhe achei piada e até já há muito tempo as Crónicas dele na "Visão" tinham perdido qualidade.
Te abraço, meu amigo
Só haverá um ponto positivo nestas eleições: os partidos que as desencadearam, BE e PCP, reduzirem em muito a sua representatividade!
ResponderEliminarNão aprenderam a lição... é a segunda vez que me decepcionam e muito... a primeira foi quando ambos abriram a porta para Passos. Nunca mais me convencerão de que andam a defender os interesses do povo... da primeira vez, ainda lhes dei o benefício da dúvida... agora provocarem um crise política, no meio de uma crise de saúde pública mundial, e lançarem o país para a instabilidade maior... ficaram com a ficha queimada, cá para o meu lado... agora andam aflitos... nem se lembraram que com a pandemia, os eleitores que tiverem juízo nem se darão ao trabalho de votar... a minha mãe, não irá votar, com a pandemia em alta, e eu serei das que dará meia volta, se tiver bastante afluência, onde supostamente terei de votar... apanhei a vacina há pouco tempo, e nenhum político, vale arriscar a minha saúde, quando evito shoppings e lugares públicos, sempre que posso...
Já é altura dos políticos se lembrarem do voto electrónico, como alternativa e medida de combate à abstenção... se as declarações para as finanças são entregues pela net, porque não o voto?
Beijinhos, São! Continuação de uma boa semana! Segunda feira, veremos quem irá mandar nisto tudo... será uma lotaria, que ninguém conseguirá adivinhar... tudo dependendo de quem tenha vontade ou não de votar... e eu acredito... que muitos... não a terão... nem se arriscarão! A Catarina e o Gerónimo... fizeram mal as contas... e não sairão a ganhar no processo...
Beijinhos
Ana
Eu irei votar e, como já uso bengala, tenho prioridade.
EliminarQuanto a Jerónimo de Sousa e Catarina Martins assino por baixo as suas considerações sobre o par. Desta vez, ultrapassaram tudo quanto seria razoável!!
Não aprecie maiorias absolutas , mas espero que o PS a consiga _ embora não tenha muita esperança de que o consiga. Até porque a comunicação social está toda ela nas mãos da Direita e fazendo ostensiva campanha contra António Costa.
O Governo teve erros? Claro que sim, mas nem quero imaginar o que sofreríamos se , porventura, esta tragédia tivesse acontecido no tempo de Pedro Passos Coelho, Paulo Portas e Cavaco Silva....
Tenhamos esperança...
Beijinhos
Que sea lo mejor para vosotros.
ResponderEliminarBesos.
Ojalá! Gracias.
EliminarAbrazos
Olá São.
ResponderEliminarQue estas eleições sejam pelo menos mais exclarecedoras para o rumo do país...
Votos de um excelente fim de semana!
Beijinhos.
Mário Margaride
http://poesiaaquiesta.blogspot.com
Oxalá, mas não me parece que os nossos desejos sejam atendidos, meu amigo... e isso será péssimo, pois se perdeu tempo e dinheiro e deu-se à extrema-direita oportunidade para ter mais deputados!
EliminarBeijinho e tudo d ebom
Estou de acordo com tudo o que escreveu amiga São.
ResponderEliminarEstas eleições deviam ter sido evitadas, pois corremos o risco de ter novamente a direita no poder e agora com a agravante do Chega.
Já é a segunda vez que a esquerda dá um tiro nos pés.
A memória dos portugueses é muito curta minha amiga.
No domingo faço a minha parte!
Um beijinho
Minha amiga, a Esquerda não tem inteligência suficiente para colocar em mira o essencial :afastar a Direita do Poder.
EliminarInfelizmente , sempre foi assim e não só em Portugal: em Barcelona, com as tropas de Franco já muito perto, os partidos de Esquerda andavam literalmente aos tiros entre si nas ruas da cidade!!!
BE e PCP repetiram o imenso disparate que nos pôs sob PSD/CDS e mostram que os interesses das pessoas , afinal não são assim tão importantes embora afirmem defendê-los.
No domingo lá estarei também!
Abraço e bom fim de semana
Querida São
ResponderEliminarO seu texto apresenta com clareza os receios da maior parte das pessoas. O facto de não se definirem posições lançará o eleitorado na maior das confusões. A percentagem de abstenções em tempos normais é grande, agora com a pandemia e o medo das infecções não prevejo nada de bom.
Gostei muito da sua abordagem.
Beijinhos
Olinda
Querida amiga, pois eu tenho o coração apertado pelo receio na medida em que , para cúmulo, o jogo não está a ser limpo: como é possível dar crédito a sondagens com apenas cento e cinquenta pessoas como amostra?!
EliminarGrato abraço, Olinda
Estou plenamente de acordo consigo em tudo.
ResponderEliminarComo vou estar ausente no dia 30 eu e o meu marido já fomos votar no domingo passado.
Beijinhos
Eu votarei amanhã e estou altamente preocupada porque a confusão está instalada...
EliminarBeijinho, bom fim de semana
Eleições e confusões são algo que os "nossos" políticos teem por sabedoria e estilo.
ResponderEliminarManuel de Arriaga dar-lhes-ia uma preciosa lição que..."eles" não querem aprender.
Beijo
SOL da Esteva
As criaturas não querem aprender e nós é que ficamos em sujeição aos seus desvarios....
EliminarBom fim de semana e um abraço
Confesso que estas eleições nem as percebo bem. Mas sim, Vou votar!
ResponderEliminar-
O peso das palavras
Beijos, e um excelente fim de semana.
Minha amiga, mas alguém percebe??.... Parece-me bem que não!!
EliminarAbraço e bom fim de semana
Passando, relendo, elogiando, e deixando votos de um Feliz fim-de-semana.
ResponderEliminar.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
..
Faltam poucas horas para se saber o resultado desta aventura bem dispensável....
EliminarGrato abraço e tudo de bom
Lamento ter de comentar contra a corrente. Falo com referência ao PCP, dado que o BE ainda é um partido com um certo infantilismo e indefinido ideológicamente. O PCP é um partido revolucionário, não existe para conquistar apenas melhorias com as migalhas que o partido no poder vai concedendo, existe para mudar a sociedade. Ainda assim, muitas das melhorias só existiram por pressão do PCP, embora o PS agora use isso como mais valia eleitoral. Agora reparem no seguinte, o BE e o PCP estavam a ser sujeitos ao "abraço do urso" ou seja, estavam a ser diluídos na situação política instalada com ganhos políticos do PS.
ResponderEliminarÉ triste ver que há quem ache bem ver o PCP com menos importância eleitoral, julgam essas pessoas que o PS sózinho alguma vez resolverá os problemas dos povo, no SNS, ensino, justiça, trabalho? Agora eu é que digo "não aprenderam nada com as políticas pretensamente de esquerda do PS". Fortalecer a representação do PCP é um imperativo verdadeiramente de esquerda para que o PS seja obrigado a fazer políticas para quem trabalha. Quem é trabalhador deve assumir a sua consciência de classe.
Um abraço.
Um abraço para todos
Bem vindo é e será.
EliminarConcordo quando refere o "abraço de urso", sem dúvida,No entanto, ainda assim poderiam pressionar o PS . Na actual situação da inesperada maioria absoluta socialista perderam completamente capacidade de influenciar o que quer que seja . Com a agravante de terem baixado drasticamente o número de deputados.
Não considero que tenha valido a pena PCP e BE terem votado , pela segunda, vez ao lado da Direita e terem dado oportunidade, em última análise. à entrada de onze deputados racistas, machistas e xenófobos no Parlamento.
Será desejável para os próprios e para "o nosso povo" que pensem bem e reconheçam os seus erros e não culpem o PS e o voto útil (que teve peso, sem dúvida, mas que prejudicou principalmente o PAN).
Esperemos agora que o PS faça um bom trabalho, pois tem todas as condições para tal.
Abraço e bom Fevereiro.
Estou com a sensação que vai ficar tudo "mais o mesmo"! Bj
ResponderEliminarTambém receei isso, felizmente ficou tudo bem clarificado.
EliminarEsperemos que o PS faça agora o que deve, isto é, um bom trabalho!
Abraço, boa semana :)
Também julgo que sim!...
ResponderEliminarPerante as sondagens, agora conhecidas, ocupo-me ma análise semiótica dos discursos.
Beijinho
As sondagens foram descaradamente manipuladas : desde quando é uma amostra de cento e cinquenta pessoas tem o mínimo de validade que seja?!
EliminarBeijinho, minha querida amiga, boa semana
Olá São.
ResponderEliminarOs resultados eleitorais já são conhecidos, e como era previsível ganhou o PS, e com maioria absoluta. E os seus antigos parceiros de geringonça tiveram uma derrota pesada.
E, quem mais beneficiou foi o Chega.
O povo escolheu, está escolhido.
Votos de uma excelente semana, amiga São!
Beijinhos.
Mário Margaride
http://poesiaaquiesta.blogspot.com
Era totalmente previsivel a penalização do BE e do PCP e, diga-se, plenamente justificada!
EliminarPor causa da sua intransigência , deram oportunidade à entrada no Parlamento dos fascistas que dizem combater!!
Te abraço, meu amigo
Dos resultados eleitorais mais fáceis de analisar.
ResponderEliminarBoa semana
Sem dúvida e também dos mais inesperados.
EliminarPara si também , Pedro :)
Eram todos contra António Costa. E todos tiveram uma estratégia errada, principalmente a comunicação social. Esqueceram-se que o povo estava atento.
ResponderEliminarBeijo, querida amiga São.
Concordo totalmente: a manipulação e a parcialidade da comunicação social foi tão descarada que resultou contraproducente e causou a saída do tiro pela culatra!!
EliminarMeu querido amigo, beijinho de bom Fevereiro -
Não se devem fazer campanhas a dizer mal dos outros. O resultado está à vista...
ResponderEliminarUma boa semana com muita saúde.
Um beijo.
Foi uma campanha descaradamente manipulada , sem ideias claras , com acusações descabidas e demasiado complacente com o antigo aspirante a padre...
EliminarEsperemos agora que o PS esteja à altura da responsabilidade que lhe demos.
Beijinho, Amiga, feliz Fevereiro :)
Torcendo por um bom resultado para nosso Portugal, amiga; mas também preocupado com a situação ao redor do mundo. Aqui no Brasil a situação está igualmente difícil, com a polarização! Meu abraço, boa semana.
ResponderEliminarA situação mundial é preocupante, sem dúvida...
EliminarQuanto a Portugal, haja esperança de que o PS utilize bem o Poder que recebeu tão claramente.
Abraço grande, querido Swami, feliz Fevereiro
Como já tem o resultado creio que agora é fazer valer o social, a voz do povo foi clara São.
ResponderEliminarLinda semana.
Beijo amiga.
Esperemos isso, meu amigo, esperemos que o PS não nos faça arrepender de lhe termos dado todo o Poder.
EliminarGrande abraço e bom Fevereiro