ELEIÇÕES ANTECIPADAS

 Portugal terá eleições legislativas antecipadas em 30 de Janeiro de 2022.

A situação é surrealista  quando a analisamos ao pormenor.

Finalmente, ao fim de décadas, a Esquerda unira-se e fizera valer a maioria obtida em votação - com resultados práticos muito satisfatórios e após  Pedro Passos Coelho (PSD) e Paulo Portas (CDS) terem ido - por preconceitos ideológicos - voluntária e deliberadamente  além das exigências da Troika, já de si durissimas.

Na mais recente votação do Orçamento de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa deixou claro que dissolveria a Assembleia da República se este não fosse aprovado.

E que aconteceu? ... O impensável, isto é, Bloco de Esquerda (BE) e Partido Comunista (PC) votaram contra  -  tal como toda a Direita. 

Ouvindo as declarações de todos os partidos, fica-se com a impressão de que estão perdidos num labirinto, pois todos afirmam não quererem eleições.

BE e PC acusam António Costa de não ter cedido às suas exigências por ambicionar ter maioria absoluta e , portanto, provocar as eleições. Que sentido tem, então, saberem qual a intenção do Primeiro - Ministro e apararem-lhe o golpe? Para o frustrar, a abstenção seria suficiente. 

Quanto  à campanha, enfim ... estamos ao nível de gatos e cães serem vedetas e objecto de perguntas dos jornalistas aos dois principais candidatos: António Costa (PS) e Rui Rio (PSD).

O único partido a tirar vantagens desta triste realidade é o do fascista André Ventura, de quem  - para cúmulo - Rui Rio não se demarca claramente .

A abstenção é  muitissima e tende a aumentar com as restrições pandémicas.

Estou muito preocupada com os resultados, que prevejo muito pouco clarificadores, pois não creio em maioria absoluta nem do PS nem do PSD.

Voltarei depois das eleições, até lá ...  fiquem bem e não deixem de votar ( nem que seja inutilizando o boletim de voto).

Comentários

  1. Respostas
    1. Principalmente porque as sondagens estão sendo manipuladas : que valor têm amostras de cento e cinquenta pessoas ?! Nenhum, pois a margem de erro sobe da maneira avassaladora.

      Abraços

      Eliminar
  2. Respostas
    1. Sim , há muito tempo que não se tinha tantas dúvidas sobre quem iria ganhar.

      Embora considere Rio uma pessoa séria, espero que não seja a Direita a formar Governo.

      Beijinho e tudo de bom.

      Eliminar
  3. Pergunto: Que sentido faz, esses partidos que inviabilizaram o Orçamento, dizerem agora na campanha eleitoral, que querem conversar com António Costa, caso esse, ganhe as eleições? Hipócritas.
    .
    Boa semana …Saudações cordiais.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo plenamente: hipocrisia agora e, acrescento, irresponsabilidade antes ao lançarem o país em eleições desnecessárias.

      Calorosas saudações e tudo d ebom

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Não há outra hipótese...Veremos é o que vai resultar, isso é que me preocupa!

      Beijinhos, Ci

      Eliminar
  5. É como dizes e bem neste teu artigo. Não sabemos qual o desenlace destas eleições, mas corremos o risco de tudo ficar como antes, que é o mais provável.
    Vamos esperar para ver!

    Beijinhos e boa semana, amiga São

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O pior é que não ficará tudo como antes: o antigo aspirante a padre vai crescer, Mário, e isso é péssimo !

      Te abraço, meu amigo, tudo de bom

      Eliminar
  6. Não entendo, porque se indigna tanto a esquerda. Afinal, passaram anos a dizer que não precisavam da direita lololol

    Coitadinhos do BE e PCP

    Fez-me lembrar aquelas mulheres que apanham do marido, arranjam um amante e continuam a apanhar e depois dizem que a culpa é do tempo

    Bom descanso e reflexão

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Discordei completamente desse afastamento e considero ainda hoje um disparate Costa ter dito que o Governo cairia se necessitasse do apoio do PSD para aprovação do OE.

      Espero que PCP e BE aprendam alguma coisa, pois me parece que sairão muito penalizados no domingo que vem.

      Graças.

      Eliminar
  7. Uy la política siempre es terrible. Te mando un beso

    ResponderEliminar
  8. Não haverá maiorias e o CHEGA vai crescer.
    Essas são certezas.
    Depois há MUITAS dúvidas.
    Muitas perguntas e muito poucas respostas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Subscrevo.

      Irrita-me a falta de visão e união da Esquerda!!!

      Eliminar
  9. Parece-me que Rui Rio é mais concordante com João Cotrim de Figueiredo do que com André Ventura.
    Abraço amigo.
    Juvenal Nunes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também me parece, mas não esqueçamos o acordo que fez nos Açores com o "quarto pastorinho de Fátima".

      Infelizmente, João Cotrim de Figueiredo também está a contribuir para a quebra de qualidade nas campanha eleitoral!!

      Caloroso abraço

      Eliminar
  10. Concordo com o teu ponto de vista.
    Acrescento apenas dois aspetos:
    1) Rui Rio não diz claramente ao que vem e refugia-se nas brincadeiras;
    2) As TV´s, principalmente a SIC/SIC Notícias (nos noticiários, reportagens, comentadores e até o Ricardo Araújo Pereira) atacam sistematicamente o PS e António Costa e são complacentes com o PSD e Rui Rio.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acrescentaste e fizeste muito bem.

      A SIC é de Balsemão e isso diz tudo...

      Quanto a Ricardo Araújo Pereira jamais lhe achei piada e até já há muito tempo as Crónicas dele na "Visão" tinham perdido qualidade.

      Te abraço, meu amigo

      Eliminar
  11. Só haverá um ponto positivo nestas eleições: os partidos que as desencadearam, BE e PCP, reduzirem em muito a sua representatividade!
    Não aprenderam a lição... é a segunda vez que me decepcionam e muito... a primeira foi quando ambos abriram a porta para Passos. Nunca mais me convencerão de que andam a defender os interesses do povo... da primeira vez, ainda lhes dei o benefício da dúvida... agora provocarem um crise política, no meio de uma crise de saúde pública mundial, e lançarem o país para a instabilidade maior... ficaram com a ficha queimada, cá para o meu lado... agora andam aflitos... nem se lembraram que com a pandemia, os eleitores que tiverem juízo nem se darão ao trabalho de votar... a minha mãe, não irá votar, com a pandemia em alta, e eu serei das que dará meia volta, se tiver bastante afluência, onde supostamente terei de votar... apanhei a vacina há pouco tempo, e nenhum político, vale arriscar a minha saúde, quando evito shoppings e lugares públicos, sempre que posso...
    Já é altura dos políticos se lembrarem do voto electrónico, como alternativa e medida de combate à abstenção... se as declarações para as finanças são entregues pela net, porque não o voto?
    Beijinhos, São! Continuação de uma boa semana! Segunda feira, veremos quem irá mandar nisto tudo... será uma lotaria, que ninguém conseguirá adivinhar... tudo dependendo de quem tenha vontade ou não de votar... e eu acredito... que muitos... não a terão... nem se arriscarão! A Catarina e o Gerónimo... fizeram mal as contas... e não sairão a ganhar no processo...
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu irei votar e, como já uso bengala, tenho prioridade.

      Quanto a Jerónimo de Sousa e Catarina Martins assino por baixo as suas considerações sobre o par. Desta vez, ultrapassaram tudo quanto seria razoável!!

      Não aprecie maiorias absolutas , mas espero que o PS a consiga _ embora não tenha muita esperança de que o consiga. Até porque a comunicação social está toda ela nas mãos da Direita e fazendo ostensiva campanha contra António Costa.

      O Governo teve erros? Claro que sim, mas nem quero imaginar o que sofreríamos se , porventura, esta tragédia tivesse acontecido no tempo de Pedro Passos Coelho, Paulo Portas e Cavaco Silva....

      Tenhamos esperança...


      Beijinhos

      Eliminar
  12. Olá São.
    Que estas eleições sejam pelo menos mais exclarecedoras para o rumo do país...

    Votos de um excelente fim de semana!

    Beijinhos.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Oxalá, mas não me parece que os nossos desejos sejam atendidos, meu amigo... e isso será péssimo, pois se perdeu tempo e dinheiro e deu-se à extrema-direita oportunidade para ter mais deputados!

      Beijinho e tudo d ebom

      Eliminar
  13. Estou de acordo com tudo o que escreveu amiga São.
    Estas eleições deviam ter sido evitadas, pois corremos o risco de ter novamente a direita no poder e agora com a agravante do Chega.
    Já é a segunda vez que a esquerda dá um tiro nos pés.
    A memória dos portugueses é muito curta minha amiga.

    No domingo faço a minha parte!

    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha amiga, a Esquerda não tem inteligência suficiente para colocar em mira o essencial :afastar a Direita do Poder.

      Infelizmente , sempre foi assim e não só em Portugal: em Barcelona, com as tropas de Franco já muito perto, os partidos de Esquerda andavam literalmente aos tiros entre si nas ruas da cidade!!!

      BE e PCP repetiram o imenso disparate que nos pôs sob PSD/CDS e mostram que os interesses das pessoas , afinal não são assim tão importantes embora afirmem defendê-los.

      No domingo lá estarei também!

      Abraço e bom fim de semana

      Eliminar
  14. Querida São

    O seu texto apresenta com clareza os receios da maior parte das pessoas. O facto de não se definirem posições lançará o eleitorado na maior das confusões. A percentagem de abstenções em tempos normais é grande, agora com a pandemia e o medo das infecções não prevejo nada de bom.

    Gostei muito da sua abordagem.
    Beijinhos
    Olinda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida amiga, pois eu tenho o coração apertado pelo receio na medida em que , para cúmulo, o jogo não está a ser limpo: como é possível dar crédito a sondagens com apenas cento e cinquenta pessoas como amostra?!

      Grato abraço, Olinda

      Eliminar
  15. Estou plenamente de acordo consigo em tudo.
    Como vou estar ausente no dia 30 eu e o meu marido já fomos votar no domingo passado.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu votarei amanhã e estou altamente preocupada porque a confusão está instalada...

      Beijinho, bom fim de semana

      Eliminar
  16. Eleições e confusões são algo que os "nossos" políticos teem por sabedoria e estilo.
    Manuel de Arriaga dar-lhes-ia uma preciosa lição que..."eles" não querem aprender.


    Beijo
    SOL da Esteva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As criaturas não querem aprender e nós é que ficamos em sujeição aos seus desvarios....

      Bom fim de semana e um abraço

      Eliminar
  17. Confesso que estas eleições nem as percebo bem. Mas sim, Vou votar!
    -
    O peso das palavras

    Beijos, e um excelente fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha amiga, mas alguém percebe??.... Parece-me bem que não!!

      Abraço e bom fim de semana

      Eliminar
  18. Passando, relendo, elogiando, e deixando votos de um Feliz fim-de-semana.
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    ..

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Faltam poucas horas para se saber o resultado desta aventura bem dispensável....

      Grato abraço e tudo de bom

      Eliminar
  19. Lamento ter de comentar contra a corrente. Falo com referência ao PCP, dado que o BE ainda é um partido com um certo infantilismo e indefinido ideológicamente. O PCP é um partido revolucionário, não existe para conquistar apenas melhorias com as migalhas que o partido no poder vai concedendo, existe para mudar a sociedade. Ainda assim, muitas das melhorias só existiram por pressão do PCP, embora o PS agora use isso como mais valia eleitoral. Agora reparem no seguinte, o BE e o PCP estavam a ser sujeitos ao "abraço do urso" ou seja, estavam a ser diluídos na situação política instalada com ganhos políticos do PS.
    É triste ver que há quem ache bem ver o PCP com menos importância eleitoral, julgam essas pessoas que o PS sózinho alguma vez resolverá os problemas dos povo, no SNS, ensino, justiça, trabalho? Agora eu é que digo "não aprenderam nada com as políticas pretensamente de esquerda do PS". Fortalecer a representação do PCP é um imperativo verdadeiramente de esquerda para que o PS seja obrigado a fazer políticas para quem trabalha. Quem é trabalhador deve assumir a sua consciência de classe.
    Um abraço.
    Um abraço para todos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem vindo é e será.

      Concordo quando refere o "abraço de urso", sem dúvida,No entanto, ainda assim poderiam pressionar o PS . Na actual situação da inesperada maioria absoluta socialista perderam completamente capacidade de influenciar o que quer que seja . Com a agravante de terem baixado drasticamente o número de deputados.

      Não considero que tenha valido a pena PCP e BE terem votado , pela segunda, vez ao lado da Direita e terem dado oportunidade, em última análise. à entrada de onze deputados racistas, machistas e xenófobos no Parlamento.

      Será desejável para os próprios e para "o nosso povo" que pensem bem e reconheçam os seus erros e não culpem o PS e o voto útil (que teve peso, sem dúvida, mas que prejudicou principalmente o PAN).

      Esperemos agora que o PS faça um bom trabalho, pois tem todas as condições para tal.

      Abraço e bom Fevereiro.

      Eliminar
  20. Estou com a sensação que vai ficar tudo "mais o mesmo"! Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também receei isso, felizmente ficou tudo bem clarificado.

      Esperemos que o PS faça agora o que deve, isto é, um bom trabalho!

      Abraço, boa semana :)

      Eliminar
  21. Também julgo que sim!...
    Perante as sondagens, agora conhecidas, ocupo-me ma análise semiótica dos discursos.
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As sondagens foram descaradamente manipuladas : desde quando é uma amostra de cento e cinquenta pessoas tem o mínimo de validade que seja?!

      Beijinho, minha querida amiga, boa semana

      Eliminar
  22. Olá São.
    Os resultados eleitorais já são conhecidos, e como era previsível ganhou o PS, e com maioria absoluta. E os seus antigos parceiros de geringonça tiveram uma derrota pesada.
    E, quem mais beneficiou foi o Chega.
    O povo escolheu, está escolhido.

    Votos de uma excelente semana, amiga São!

    Beijinhos.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Era totalmente previsivel a penalização do BE e do PCP e, diga-se, plenamente justificada!

      Por causa da sua intransigência , deram oportunidade à entrada no Parlamento dos fascistas que dizem combater!!

      Te abraço, meu amigo

      Eliminar
  23. Dos resultados eleitorais mais fáceis de analisar.
    Boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida e também dos mais inesperados.

      Para si também , Pedro :)

      Eliminar
  24. Eram todos contra António Costa. E todos tiveram uma estratégia errada, principalmente a comunicação social. Esqueceram-se que o povo estava atento.
    Beijo, querida amiga São.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo totalmente: a manipulação e a parcialidade da comunicação social foi tão descarada que resultou contraproducente e causou a saída do tiro pela culatra!!

      Meu querido amigo, beijinho de bom Fevereiro -

      Eliminar
  25. Não se devem fazer campanhas a dizer mal dos outros. O resultado está à vista...
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi uma campanha descaradamente manipulada , sem ideias claras , com acusações descabidas e demasiado complacente com o antigo aspirante a padre...

      Esperemos agora que o PS esteja à altura da responsabilidade que lhe demos.

      Beijinho, Amiga, feliz Fevereiro :)

      Eliminar
  26. Torcendo por um bom resultado para nosso Portugal, amiga; mas também preocupado com a situação ao redor do mundo. Aqui no Brasil a situação está igualmente difícil, com a polarização! Meu abraço, boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A situação mundial é preocupante, sem dúvida...

      Quanto a Portugal, haja esperança de que o PS utilize bem o Poder que recebeu tão claramente.

      Abraço grande, querido Swami, feliz Fevereiro

      Eliminar
  27. Como já tem o resultado creio que agora é fazer valer o social, a voz do povo foi clara São.
    Linda semana.
    Beijo amiga.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esperemos isso, meu amigo, esperemos que o PS não nos faça arrepender de lhe termos dado todo o Poder.

      Grande abraço e bom Fevereiro

      Eliminar

Enviar um comentário

Grata pela vinda!

Não saia sem comentar: a sua opinião importa
(-me).

E volte, em paz...

Mensagens populares deste blogue

CITAÇÃO - ÉSQUILO