CITAÇÃO : PEDRO MARQUES LOPES ( 3/3/2022)
" Putin financiava abertamente partidos e grupos de extrema-direita.
A camarilha que rodeia Putin , e depende dele, era adulada por aí afora. Pudera! Compraram bairros inteiros em cidades como Londres, Telavive, Istambul e por aí adiante; patrocinavam os maiores eventos desportivos; faziam crescer os mercados de arte.
Estes marginais compravam tudo o que a torrente de dinheiro dos recursos russos permitia. E , claro, nada melhor do que o dinheiro para arranjar respeitabilidade.*
A lavagem de dinheiro russo foi patrocinada pelos nossos bancos, políticos, empresários, e abençoada por figuras importantes das democracias ocidentais ( um ex-primeiro-ministro alemão trabalha para a Gazprom). " * *
Notas:
*Sublinhado meu.
* * Em Portugal, foi-se mais longe ainda: a Associação Judaica do Porto , beneficiária das dádivas de Abramovich, certificou a sua ascendência sefardita , permitindo assim que obtivesse a nacionalidade portuguesa.
O dinheiro a gerar "bandidos"
ResponderEliminar.
Um domingo feliz …Saudações cordiais
.
Pensamentos e Devaneios Poéticos
.
Em todo o planeta, desgraçadamente!
EliminarGratas saudações, retribuindo
Olho por olho... é assim que funcionam, a leste, as leis da política ao mais alto grau... onde estão tão misturadas com os mais elevados interesses económicos... para contrabalançar os movimentos de direita que mais se atreveram a aproximar das fronteiras russas, acho eu... Batalhão Azov e outros que tais, certamente...
ResponderEliminarBeijinhos! Feliz semana, com a tranquilidade possível que estes atribulados tempos, vão permitindo!
Ana
Não existem inocentes além das desgraçadas pessoas apanhadas nestas guerras de interesses cruzados...
EliminarAna, que a sua semana seja serena!
Forte abraço
O dinheiro governa o mundo.
ResponderEliminarAbraço, saúde e boa semana
Tem razão, mas então que quem tem as mãos sujas , não se arme em zelador da moral e bons costumes : é esse cinismo que me irrita!!
EliminarBoa semana e abraços
Subscrevo na íntegra este texto.
ResponderEliminarE assim se criou um monstro, com sede de poder e expansionismo.
Votos de uma excelente semana, amiga São!
Beijinhos, com carinho e amizade.
Mário Margaride
http://poesiaaquiesta.blogspot.com
Uy los grandes intereses gobiernan y moldean al mundo. Te mando un beso.
ResponderEliminarTenho, infelizmente , que concordar totalmente contigo.
EliminarTE abraço
Sem dúvida.
ResponderEliminarMas isso não retira nada ao facto de ele ser uma assassino.
Boa semana
Putin é um assassino e um criminoso de guerra desde que arrasou a ferro e fogo a Chechénia em duas guerras brutais - onde fez pior do que está fazendo na Ucrânia. Porém, como eram muçulmanos e não existiam interesses económicos, a comunidade internacional não tugiu nem mugiu.
EliminarOs crimes de guerra e a anexação da Crimeia não impediram o Ocidente de ter o comportamento benevolente aqui denunciado por Pedro Marques Lopes .
Consequentemente, o Ocidente não pode vir agora rasgar as vestes em praça pública proclamando inocência e surpresa quando, afinal, facilitou o caminho de um patife como Putin y sus muchachos.
Espero sinceramente que Putin seja castigado pelo sofrimento que está causando na Ucrânia ( e também na Rússia).
Agradeço e retribuo.
Um homem que a humanidade não precisa.
ResponderEliminarIsabel Sá
Brilhos da Moda
Exactamente!
EliminarEstive na Rússia depois do muro de Berlin ter caído. Na altura, ninguém dizia como é que se passava de um país comunista, onde quase não havia ricos nem proprietários de empresas, para um país capitalista. Na altura, estive com um português que lá trabalhava, e ele explicou-me como é que o país ia funcionando na altura. A máfia russa tinha assumido o controlo da economia e, por exemplo, o português era o "dono" da rua. Dependia do dono do bairro, o qual dependia do dono da cidade e por aí fora. Com este esquema, muita gente rapidamente enriqueceu e começou a adquirir empresas. Passados mais de 30 anos, assistimos surpreendidos ao resultado do que toda a gente sabia que acontecia na Rússia. Que era praticamente inevitável.
ResponderEliminarO que era evitável foi um dos beneficiários da máfia ter chegado ao poder. E o resultado está à vista desde 2014 na Crimeia e agora em toda a Ucrânia.
Boa semana, amiga São.
Beijo.
Estive na Rússia em 2010, mas foi esmo em visita turística e com a agravante de não saber uma palavra em russo.
EliminarInteressante o teu testemunho , que vem na linha do que Anna Arutunyan diz no seu livro "A Mística de Putin " : uma linha de corrupção de cima a baixo.
Sim, Putin ter chegado ao Poder resultou em profunda tragédia : Chechénia, Crimeia e, agora, Ucrânia.
Meu amigo, abraço e tudo de bom
O dinheiro compra tudo e mais alguma coisa.
ResponderEliminarUma boa semana com muita saúde.
Um beijo.
Compra mesmo, mas que os cúmplices não se mostrem agora como virgens ofendidas!!
EliminarBeijinho, Amiga, tudo de bom para ti.
Com certeza, amiga! É de causar revolta e indignação a hipocrisia do mundo, que se cala ao tinido das moedas! :( Belo e triste post, minha amiga! Meu abraço, boa semana.
ResponderEliminarA hipocrisia é um dos piores defeitos da Humanidade e isso irrita-me!!
EliminarVou citar Abraham Lincoln : " Quando se chega a isto, prefiro emigrar para um país onde não façam de conta que amam a liberdade."
Querido Amigo, abraço e tudo de bom .