CITAÇÃO : ANTÓNIO GUTERRES

 " Os ataques do Hamas não surgiram do nada.

É necessário lembrar que o povo palestiniano sofre uma ocupação sufocante há décadas."

Comentários

  1. Há décadas essa guerra entre irmãos...Que bom se a PAZ reinasse! Vamos sonhar!!! beijos poraianos, chica

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A paz só pode existir quando a questão de fundo for resolvida e ele começou na Nakba de 1948.

      Abraço grande, amiga.

      Eliminar
  2. Teresa Palmira Hoffbauer26 de outubro de 2023 às 23:18

    O governo federal expressou a sua confiança ao secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, após as suas controversas declarações sobre a guerra no Oriente Médio.
    “O secretário-geral da ONU, é claro, tem a confiança do governo federal", disse o porta-voz do governo Steffen Hebestreit. A situação está muito carregada no momento, mas os pedidos de renúncia não são apropriados no momento, disse ele. Importantes personalidades de Israel e da Alemanha haviam criticado Guterres anteriormente.

    Após o ataque incrivelmente bestial do Hamas é impossível pronunciar a mais pequena crítica a Israel. Um professor alemão disse uma frase absolutamente inofensiva, os estudantes pediram a sua saída da faculdade de filosofia e, o reitor cumpriu o pedido dos estudantes.

    Abraço da amiga que está saturada dos debates actuais.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. António Guterres disse a verdade : " O ataque do Hamas não surgiu do vácuo ". Eu imagino o que ele viu em Gaza para afrontar os EUA e Israel.

      Fez muito bem o governo federal em expressar a sua confiança no secretário geral da ONU. Aqui em Portugal também a expressaram .

      Que exemplo está a dar esse reitor ? Que há uma ditadura de pensamento e ninguém pode pensar por si e , menos ainda, dizer o que pensa!!! A Alemanha tem a consciência pesada , porque para além do holocausto, deixou impunes muitos criminosos.

      Somos duas saturadas , eu refugio-me na leitura e nos canais de música e História e, verdade seja dita, também em canais de desporto.

      Caloroso abraço, bom resto de semana.

      Eliminar
  3. Teresa Palmira Hoffbauer26 de outubro de 2023 às 23:41

    Sobre a tua outra publicação
    Ouço todas as partes.
    Tu escreves: “Se lhe fosse possível, Assor lançaria uma bomba atómica sobre Gaza e exterminaria de vez os palestinianos.”
    Nas demonstrações da população muçulmana na Alemanha, ouço os gritos dos que querem exterminar os judeus e não perdoam ao Hitler de não o ter feito. Há incêndios nas sinagogas e os adolescentes muçulmanos agridem violentamente os colegas judeus. E os professores não se atrevem a intervir. Uma violência extrema por parte da população muçulmana na Alemanha, a maioria turcos. E os turcos, quando eram senhores da Palestina eram tão velhacos como o governo israelita.
    O ódio é de ambos os lados. Embora também encontre gente tolerante e civilizada de ambos os lados.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Minha querida, neste momento , infelizmente, estão de um lado e de outro os piores dos piores: Hamas e Netanyahu e seus parceiros religiosos ultra ortodoxos.

      Há, como bem dizes, gente má e gente boa de ambos os lados. Ontem na " Grande Entrevista " foi entrevistado Martin Wolf, judeu com oitenta anos, e a sua análise sobre o tema foi serena e correcta.

      Lamentável esse comportamentos dos muçulmanos , que devem ser travados .

      Lamentável também a retirada do prémio a Adania Shibli, escritora palestina, pelo livro " Um Detalhe Menor" sobre a Nakba.

      Voltamos aos disparates do quadro que passou de " Bailarinas Russas" para "Bailarinas Ucranianas" e cancelamento de concertos de clássicos russos mortos há dezenas de anos quando a Rússia invadiu a Ucrânia....

      Sinceramente, nunca imaginei ter que assistir a um genocídio e ouvir quem o justifique,

      Que fique claro, mais uma vez, que condeno o ataque do Hamas e que não sou anti semita, mas sim anti sionista e anti nazista.

      Abraço

      Eliminar
  4. Es una terrible verdad. Pero tambien en los ataques hay otros intereses. Te mando un beso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A verdade tem que ser dita doa a quem doer. Mais ainda quando já morreram milhares de pessoas inocentes e a quem os sionistas designam por "baratas" , " animais " e "monstros".

      Besos.

      Eliminar
  5. Senti orgulho em ser Português ao ouvir António Guterres.
    Bfds

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também eu!

      Guterres deve ter ficado estarrecido com a catástrofe que viu em Gaza e resolveu, muito bem, colocar os pontos nos is.

      Agradeço e retribuo.

      Eliminar
  6. Una gran persona António Guterres.
    Bien por él.

    besos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Guterres é , desde sempre, uma pessoa com valores e princípios.

      Não sei se não pagará caro a coragem....

      Beso y gracias.

      Eliminar
  7. Uma situação complicada para António Guterres, embora eu pense que disse grandes verdades. Só que, para uns a verdade é menos verdade e a mentira é menos mentira. É assim o mundo cruel em que vivemos.
    *
    Um dia com Saúde, Paz e Amor.
    */*
    Ilusões e Poesia
    */*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Guterres merece respeito porque disse a verdade enfrentando os EUA e Israel , para quem a verdade e os direitos humanos são sempre muito relativos e segundo os seus próprios interesses de momento.

      Abraço com voto de bom regresso.



      Eliminar
  8. Já dizia a minha sogra:
    - Deus nos livre de maus vizinhos!

    Abraço

    ResponderEliminar
  9. Não podia estar mais de acordo com António Guterres.
    Disse o que tinha que dizer enquanto Secretário-geral da ONU. Simplesmente, Israel, não gostou que dissesse a verdade dos factos. Que os palestinianos estão reféns da sua própria terra, às mãos do Estado de Israel.
    E, de facto assim é. Este ataque do Hamas é sem dúvida terrível e condenável, mas não é por meto acaso. Tem por detrás a ocupação da Palestina por parte de Israel.
    Deixo os meus votos de um bom fim de semana, com muita saúde e paz, amiga São.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho orgulho em que Guterres seja português!

      O sionismo (tal como o nazismo) não respeita o Outro ( que desumaniza) e parte do princípio da sua própria superioridade assim como do direito a um imenso território.

      Lamentável é que os EUA estejam reféns do dinheiro dos sionistas . Ficará tudo ainda pior se Trump for eleito de novo.

      E lembremos que Ytazak Rabin foi assassinado por Yigal Amir (judeu de extrema-direita e opositor aos Acordos de Oslo ) e não por um árabe.

      Meu amigo, carinhoso abraço, boa semana.

      Eliminar
  10. Lo de la ignominia contr Gaza es histórica. Quien puede negar que los judíos sufrieron el horror contra la dignidad humanao de parte de los nazis; pero ello no es excusa para que el sionismo israelí obre desde esta misma postura violatoria de la vida. Es una postura política y ediológicamente desacertada, porque no reconoce al otro, y busca su exterminio. Israel sin Palesina, aún fuera una etnia andariega y transhumante. El acuerdo, la conciliación es la alternativa. Un abrazo. carls

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Totalmente de acordo contigo.

      Ouvi há poucos dias o economista judeu Martin Wolf numa entrevista na televisão e a sua abordagem foi muito correcta , pois diz que não se resolve nada com matanças indiscriminadas.

      Considero o sionismo equivalente ao nazismo.

      Abrazo.

      Eliminar
  11. A difficult circumstance for António Guterres to navigate
    Have a lovely weekend
    Kindly check out my new post

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isso mesmo : uma difícil situação para Guterres gerir e tanto mais complicado quanto os EUA protegem Israel incondicionalmente.

      Nice sunday.

      Eliminar
  12. Querida amiga Sao.

    El sufrimiento de los pueblos parece ser un denominador común hoy en dia.

    Abrazos con inmenso aprecio.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Infelizmente, sim.

      O caso palestino é de uma injustiça tremenda!!

      Meu querido amigo, abraço e tudo de bom :)

      Eliminar
  13. Por supuesto que los ataques de Hamás no surgieron de la nada, que aunque sean crueles surgieron de una situación mucho más cruel e injusta, como es la ocupación sistemática que Israel lleva perpetrando durante décadas sobre los territorios palestinos. Si la población palestina no hubiera sido sojuzgada e incluso masacrada, Hamás ni siquiera existiría, es la ley de la causa-efecto.
    Quizá todo el problema de Oriente Medio no habría tenido lugar si el estado de Israel, en lugar de haber sido creado en la zona de Sion o Jerusalén, se hubiese establecido en territorio alemán, puesto que si Alemania fue quien exterminó a 6 millones de judíos, ceder parte de su tierra habría sido una forma justa de saldar esa deuda con las víctimas. Deberían de haber sido los alemanes quienes hubiesen perdido algo y no los palestinos, que nada tuvieron que ver con el Holocausto y que, además, hasta entonces eran pueblos hermanos de etnia. Un abrazo, Sao.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Totalmente de acordo com o teu comentário.

      A Alemanha é que deveria ter pago a factura do holocausto e não os palestinianos.

      No entanto, ainda existe muita gente - e algumas com altos cargos - a defender esta retaliação desmesurada de Israel contra brutal ataque do Hamas, como s e a História tivesse começado em 7/10/2023!!

      Orgulho-me de António Guterres ser português.

      Besos

      Eliminar
  14. Nada mais certo!!! Até os cursos de água lhes desviaram, há que tempos!
    Portas deve estar tão arrependido de ter dito a Guterres "Vá-se embora, Sr. Primeiro Ministro! Demita-se!!!" :-))
    Enfim! Um orgulho para Portugal, muito além das nossas fronteiras!
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida, Guterres é um orgulho!!

      Portas é um desavergonhado.

      Israel fez de Gaza a versão moderna do gueto de Varsóvia, agravando a situação com bombardeamentos. Agora transformou-a em Auschwitz, substituindo as câmaras de gás por bombas...

      E têm o desplante de se armarem em vítimas !!

      Abraço, Ana.

      Eliminar

Enviar um comentário

Grata pela vinda!

Não saia sem comentar: a sua opinião importa
(-me).

E volte, em paz...

Mensagens populares deste blogue

CITAÇÃO - ÉSQUILO

NAUFRÁGIOS