VERGONHA ALHEIA

 Sempre me enfureceu a dualidade de critérios  seja qual for a situação. Quando envolve   a vida de seres humanos inocentes , considero iníquo quem a pratica.


Vem isto a propósito da situação trágica que é sempre uma guerra . 


O Hamas atacou , matou e fez reféns na população  civil em Israel e esse crime tem que ser veementemente condenado.  Em retaliação , Israel pune colectivamente  os civis de Gaza impedindo a entrada de ajuda humanitária , cortando água e electricidade e mata milhares de pessoas bombardeando incessantemente o território desde 7/10/2023 .


E eis  o que me começa a obrigar a ter vergonha do Ocidente: as mesmas pessoas que consideram , com toda a razão, Putin um criminoso de guerra , recusam-se a  considerar Netanyahu igualmente um criminoso de guerra.


Ouvem-se comentários televisivos inqualificáveis . Como , por exemplo, os de Isidro Morais Pereira, major-general , que afirma ser necessário provar os crimes de guerra quando se acusa Israel de os cometer, pois até agora não cometeu nenhum; além disso, não sabemos o verdadeiro número de vítimas em Gaza, pois só vemos o que o Hamas quer; a população do Norte foi generosamente avisada por Israel  para se deslocar para o Sul e antes de atacar um alvo avisa que o vai  fazer.


Ursula von der Leyen decidiu, não percebo o motivo, ir a Israel , mas em nome de quem ? Não do meu! 


 Israel tem  direito à defesa, mas tem igualmente a obrigação de cumprir as decisões da ONU e respeitar as leis de guerra internacionais   -  coisa que nunca fez. Porém, os palestinos têm também o direito a uma vida digna e a defenderem-se.


Não há nenhuma vida humana que  tenha mais valor do que outra!


Além disso, a  democracia parece que deixou também de funcionar : as manifestações a  favor da Palestina foram proibidas em vários países enquanto as de apoio a Israel  continuam a acontecer, Paddy Cosgrave foi demitido por não alinhar nesta duplicidade de critérios, o Facebook está censurando posts em que Israel é criticado pela desmesura da vingança.


A fotografia que ilustra o texto é  parte do muro de uma extensão de muitissimos quilómetros que Israel construiu em território palestino para isolar a Cisjordânia e  onde  continua a construir colonatos ilegais e a assassinar palestinianos. 


Repito novamente : não sou anti-semita, pois tanto judeus como palestinos são semitas , mas  sou tão contra o sionismo como sou contra o nazismo.


O muro que se vê na foto é o que separa a Cisjordânia de Israel.






Comentários

  1. Concordo contigo, São.
    Parece que estamos retrocendo _tanto se falou sobre o nascismo e agora vemos essa destruição e podemos dizer um extermínio sem precedente e a mídia escolhe um lado para desculpar, enquanto continuam exterminando discriminadamente crianças e famílias inteiras. Uma tênue diferença daquele horror de antes. Inacreditável!
    E a vida cá fora continua ... triste, São.
    Um abraço e fica bem, amiga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neste momento já não existe diferença entre os nazis e os sionistas: Gaza passou do actual Gueto de Varsóvia para o campo de morte de Auschwitz_Birkenau , onde as câmaras de gás foram substituidas pelos bombardeamentos.

      Como é possível obrigar as pessoas a deslocarem-se de norte de Gaza para sul e bombardear também o sul?!

      Como é possível cortar a água( que já não era de boa qualidade e racionada assim como a electricidade) ?!

      A fronteira de Rafah foi aberta, mas , entretanto, " acidentalmente" os judeus atacam instalações egípcias...

      As grávidas palestinas, segundo a declaração há anos de uma deputada de extrema direita no parlamento , devem ser os primeiros alvos a abater, porque são " as mães das baratas".

      Não, infelizmente, não existe nenhuma diferença entre o sionismo e o nazismo!

      Abraço grande, minha querida , tudo de bom.

      Eliminar
  2. O pior mesmo é tomar-se partido numa situação tão complexa.
    Em todo o caso quem está encurralado e a ficar sem chão são os civis palestinianos!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tomar partido não é bom, mas torna-se péssimo quando se desculpa crimes de guerra a um assassino e se condena outro pelos mesmos crimes de guerra.

      E como dizes quem está a ser vítima de genocídio quer na Cisjordânia como em Gaza é o povo palestiniano.

      Abraço

      PS - Continuo a não conseguir entrar no teu blog.

      Eliminar
  3. Estas questões de Guerra divide as opiniões. Uns concordam, outros não. Quem sofre é o povo que apenas quer viver em paz.
    .
    Uma semana feliz
    .
    Pensamentos e devaneios poéticos
    .

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A guerra deveria ser sempre a última coisa a acontecer, pois se resolvesse alguma coisa já há milhares de anos que a Terra seria o paraíso.

      Além disso, o que Israel está fazendo , com a conivência vergonhosa dos EUA e o dito Ocidente, é o genocídio dos palestinos.

      Como é possível que um ministro de um povo tão ferozmente perseguido venha declarar que o melhor é anexar de vez Cisjordânia e Gaza e efectuar uma limpeza étnica ?!

      Só falta lançarem um engenho atómico sobre Gaza e talvez até fosse mais caridoso do que este crime inominável de os cercarem e não deixarem entrar ajuda humanitária e cortarem a água e a electricidade...

      Saudações cordiais.

      Eliminar
  4. Tens toda a razão no texto que escreveste, minha Amiga São. Os comentadores deste país e dos outros não conseguem ser objectivos. Já têm ideias feitas e não cessam de nos surpreender com tanta desumanidade. Pelo mundo fora replicam-se as mesmas ideias.
    Tudo de bom.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta posição ocidental de apoio a Netanayahu - criminoso de guerra que , ainda por cima , quer destruir a democracia nos seu próprio país para fugir à Justiça - só me traz à memória a frase de um alto dirigente dos EUA relativamente ao ditador Rafael Trujillo : " Ele é um estupor, mas é o nosso estupor! " ....

      Impossível acabar com a violência e a selvajaria quando não é razão que se defende, mas sim e sómente interesses de vária ordem.

      Minha Amiga, te abraço com estima.

      A ONU faz 78 anos hoje.

      Eliminar
  5. Nunca imaginé que asistiría a un genocidio en directo... cada día... y el mundo silbando...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem eu alguma pensei ver aos 74 anos a versão moderna dos crimes de Auschwitz com a benção de países auto intitulados democratas e defensores dos direitos humanos...

      Petons

      Eliminar
  6. Olá, amiga São,
    Infelizmente é recorrente este panorama dual. Existe uma narrativa pré estabelecida há muito tempo, pelos países ocidentais. Onde, naturalmente, os comentadores estão incluídos.
    Texto oportuno e realista, dos acontecimentos que estamos a viver no médio oriente.
    Votos de uma excelente semana, com muita saúde e paz.
    Beijinhos, com carinho e amizade.

    Mário Margaride

    http://poesiaaquiesta.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A tristeza, a indignação e a raiva que sinto são intraduzíveis em palavras face aos crimes de guerra e ao genocídio feitos por Israel e a cumplicidade vergonhosa dos EUA e aliados!!!

      A ONU completa hoje 78 anos : pena ter tão pouca influência.

      Abraço com amizade e boa semana, meu amigo.

      Eliminar
  7. Respostas
    1. Tens razão e a duplicidade de critérios é repugnante!

      Besos

      Eliminar
  8. O ódio é o pior inimigo do raciocínio.
    E é cego.
    Boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O ódio e a estupidez sectária como se vê relativamente pelas reacções às declarações de Guterres por ter dito a verdade acerca da questão Israel / Palestina!

      Bom resto de semana

      Eliminar
  9. Guerra nenhuma justifica milhões de vidas perdidas, sofrimento gigantesco em nome de coisas. Vê-se que a vida humana tem pouquíssimo valor, depois de tudo ainda temos de ouvir o blablabá inexplicável, cretino, criminoso. Reúnem-se os deuses e nada acontece. Jamais imaginei assistir tal coisa.
    O ser humano não cede. Muito ódio, uma loucura, como podem.
    Enfim, míssil pra lá e pra cá. E já faz tempo.
    E "vamu qui vamu..." Tudo pela televisão para o mundo, os egos explodem...
    Beijinho, querida São, paz e paz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estamos a assistir pela primeira vez na História a um genocídio televisionado em directo , como já alguém disse.

      E para tudo piorar , com a vergonhosa cumplicidade de países arvorados em defensores dos direitos humanos e crinosa benção dos EUA!!

      Abraço, minha querida, e haja paz !

      Eliminar
  10. This conflict is cruel and inhumane.

    Feel free to read my new fashion post: https://www.melodyjacob.com/2023/10/9-fall-mother-of-bride-dress-ideas.html

    Thank you

    ResponderEliminar
  11. Sabes, São? Sou contra a maioria dos "ismos"; na maioria das vezes, levam ao fanatismo! Realmente um absurdo usar critérios políticos, quando vidas humanas são tiradas! Meu abraço, amiga; boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. DE acordo contigo.

      Como é possível os EUA vetarem ajuda humanitária para Gaza?! Inqualificável e imperdoável!!

      Forte abraço, meu Amigo.

      Eliminar
  12. Suscribo todo cuanto dices en tu post. Yo tampoco soy antisemita, en parte por la misma razón, porque los palestinos y árabes también son semitas, y porque no tengo nada contra los judíos, incluso tengo un buen amigo judío chileno, pero sí contra los sionistas. Israel es un estado opresor, expansionista y colonizador, que ha desestabilizado Oriente medio desde su misma creación, y a Israel se debe también, como respuesta, la radicalización de ciertos sectores islámicos. Este problema parece lejos de resolverse, pero es que el resto del mundo tampoco hace mucho en favor de que se resuelva de una manera lo más justa posible para todos. Saludos, ha sido un placer leer tan acertao artículo en tu blog.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bienvenida!

      Subscrevo na íntegra as tuas palavras.


      Não tenho esperança no futuro dos palestinos, porque os EUA , refém do poder económico dos sionistas ( nisso Hitler tinha razão : os judeus sempre tiveram muito dinheiro ) chegaram ao ponto , já neste genocídio a acontecer, de vetarem o auxílio humanitário a Gaza....

      E quanto aos próprios países árabes , pois ... a sorte dos palestinianos nunca lhes interessou muito.

      Apresento desculpas pela demora da resposta e espero ter o gosto de te ver por aqui frequentemente.

      Eliminar
  13. Bombardeamento de hospitais, ainda oferece dúvidas?
    Recém-nascidos, a arfar, todos agarrados ao mesmo tubo, pelo chão, não é um crime?
    Sinto uma revolta indescritível! Espero que as pessoas tão cedo não contribuam para a economia deste Estado aviltante, ao pensar visitá-lo no futuro! Deviam ficar isolados do mundo, como fazem aos seus vizinhos, para sentirem o quanto isso lhes é favorável... este ano, nem para as estrelas de Natal, consigo olhar...
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu afirmei sempre que nunca faria uma viagem exclusivamente a Israel .

      Como se vê pela foto , estive lá recentemente , mas só porque o cruzeiro fez escala , mas não gastei um cêntimo . E fui a Jerusalém porque não há nada que substitua a experiência ao vivo e , nesse sentido, não me arrependo da decisão , embora tudo aquilo me tivesse chocado imensamente.

      Ana, sugiro que leia " Um Dia na Vida de Abed Salama" onde o jornalista estado-unidense Nathan Thrall relata um caso real relativo ao que é viver sob a pata de Israel.

      Enfurece.me a cumplicidade internacional, especialmente a dos países árabes.

      Beijinhos.

      Eliminar

Enviar um comentário

Grata pela vinda!

Não saia sem comentar: a sua opinião importa
(-me).

E volte, em paz...

Mensagens populares deste blogue

CITAÇÃO - ÉSQUILO

NAUFRÁGIOS